• Póvoa de Varzim
  • |
  • 09 a 24 Set
  • i Festivais

42º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim

 

O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV) regressa para a 42ª edição, entre os dias 9 e 24 de setembro. O programa do evento foi apresentado na Sala de Atos do Cine-Teatro Garrett, pelo seu Diretor Artístico, Raúl da Costa, e pelo Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, Luís Diamantino.

Devidamente adaptado às necessidades das normas indicativas da Direção-Geral da Saúde, que determinam naturais limitações no número de espectadores, o “Festival que tanto nos orgulha” irá manter a qualidade e os pergaminhos a que nos habituou ao longo de quatro décadas de história, conforme ressalvou o Vice-Presidente, que sublinhou a tenacidade de Raúl da Costa, ao “nunca desistir da intenção de levar a bom porto o evento” neste tempo estranho em que vivemos. Apesar do número mais reduzido de espectadores, o autarca não tem dúvidas em considerar de vital importância a realização do Festival, reativando assim a cultura depois de “muito tempo parada”, frisando que “um País que não tem cultura é um País órfão”. A tristeza das salas mais vazias será combatida com uma parceria com a RTP, que irá transmitir online, em regime de streaming na  RTP Palco , todos os concertos do FIMPV. Paralelamente, a televisão pública nacional irá gravar o Concerto de Abertura (dia 10), a final do 13º Concurso Internacional de Composição (dia 20) e o concerto final (dia 24), para posteriormente transmitir na RTP2. Desta forma, Luís Diamantino considera que “a RTP traz uma oportunidade” e permite que o FIMPV “seja transportado para além das portas e dos limites de espaço em que está inserido”. O Vice-Presidente não esqueceu a importância do “apoio do Ministério da Cultura e do Turismo de Portugal, a exemplo dos anos anteriores” e de reunir uma “equipa muito forte”, que conta com o “acompanhamento muito importante de uma comissão de professores da nossa Escola de Música da Póvoa de Varzim” e que trabalha “afincadamente para que este Festival tenho o êxito que tem, todos os anos”. Raúl da Costa agradeceu o “apoio incansável da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim à cultura”, relembrando que a cultura “necessita que as pessoas não se esqueçam dela”. Relativamente à 42ª edição do FIMPV, o Diretor Artístico do evento explicou que esta edição, apesar de mais reduzida, exigiu “muita paciência, calma e estudo, um plano A, B, C e D”. Mais centrado nos artistas portugueses, o evento irá permitir, através da parceria com a RTP, que os seus concertos fiquem guardados para sempre, “como um documento nestes tempos tão estanhos em que vivemos”. “Não devemos nunca esquecer a cultura. Devemos lutar pelos artistas e pelo público. A população tem necessidade de estar em contacto com a cultura”, concluiu. O FIMPV terá inicio no dia 9 de setembro, quarta-feira, às 21h00, com uma conferência de homenagem a Amália Rodrigues por Rui Vieira Nery. Os bilhetes para os concertos, com o preço único de 5 euros, estarão à venda exclusivamente através da  bilheteira online BOL , a partir do dia 1 de agosto. Aceda ao  programa completo .

The 42nd edition of the Póvoa de Varzim International Music Festival will be providing a reduced number of seats, following the indications of the Portuguese Board for Health. However, all concerts will be live-streamed at RTP Palco, and the Festival’s opening and final concerts (10/09, 24/09) and the final of the 13th International Composition Contest (20/09) will be recorded by RTP to be broadcast later at RTP2.
The Festival begins on 09/09, at 21:00, in the Cine-Teatro Garrett, presenting a conference by Rui Vieira Nery paying homage to Amália Rodrigues.
Concerts take place at 21:45 but in three different venues: the theatre Cine-Teatro Garrett (CTG), the main church (IM) and the Romanesque Church of S. Pedro de Rates (IRSPR).
Tickets cost 5 €, and are sold exclusively online at bol.pt, from 01/08/2020

La 42. ª edición del Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim va a tener un número más reducido de plazas, conforme a las indicaciones de la Dirección General de Salud de Portugal. Todavía, todos los conciertos serán transmitidos en live-streaming en RTP Palco, y los conciertos de apertura y cierre del Festival (10 y 24/09), además de la final del 13. º Concurso Internacional de Composición (20/09) serán grabados por RTP para posterior trasmisión en RTP2.
El Festival empieza el 09/09, por las 21:00, en el Cine-Teatro Garrett, con una conferencia de homenaje a Amália Rodrigues, por Rui Vieira Nery.
Los conciertos son siempre a las 21:45, pero en tres sitios distintos: el Cine-Teatro Garrett (CTG), la Iglesia Matriz (IM) y la Iglesia Románica de S. Pedro de Rates (IRSPR).
Los billetes cuestan 5 €, y se pueden comprar exclusivamente online en bol.pt, a partir del 01/08/2020

Programme / Programa:
09/09  21:00 - Rui Vieira Nery - Conference | Conferencia “Amália Rodrigues: o Fado no Mundo e o Mundo no Fado” (CTG)

Concerts | Conciertos (21:45)
10/09 - Divino Sospiro | Raquel Camarinha | Andreas Scholl | Massimo Mazzeo (IM)
12/09 - Kirill Gerstein (CTG)
15/09 - Ex-Hilliard Ensemble | Christoph Poppen (IM)
16/09 - Anja Lechner | Pablo Márquez (IRSPR)
17/09 - Artemis Quartet (IRSPR)
18/09 - Quarteto Verazin | António Saiote (IM)
20/09 - Drumming Grupo de Percussão (CTG)
22/09 - Telmo Costa | Rafael Kyrychenko (CTG)
24/09 - Kölner Akademie | Michael Willens | Albrecht Mayer (IM)

Check the complete programme at | Vea el programa completo en
https://www.cm-pvarzim.pt/content/uploads/2020/07/programa-fimpv.pdf

 
 
42º Festival Internacional de Música da ...
Acções do Documento
 
 
Agenda
Setembro
Do
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
« Setembro 2020 »
Newsletter