Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

terça-feira, 29 Novembro 2022
Secções
António Carneiro, O poeta com pincéis
 

i Exposições Temporárias

30 Out a 26 Fev

Matosinhos

António Carneiro, O poeta com pincéis

  • Espinho
  • |
  • 15 Ago a 15 Set
  • i Exposições Temporárias

Autores espinhenses | Álvaro Pereira "Espinho - Monografia"

 

Na rubrica mensal, Autores espinhenses, pretendemos dar a conhecer autores que nasceram, viveram ou ainda vivem em Espinho e que contribuíram para o desenvolvimento literário e cultural do concelho. Este mês destacamos o livro "Espinho - Monografia”, de Álvaro Pereira, publicado em 1970, numa edição do autor. Álvaro Pereira, natural de Espinho (5-11-1907 / 14-01-1989), foi um incondicional amigo da sua terra. Era neto do comerciante Manuel António Pereira, um dos obreiros da criação da freguesia de Espinho.

Algumas considerações sobre a obra "Espinho - Monografia”.  Começamos pelo autor do texto de abertura da Monografia, Roberto Vaz de Oliveira, que refere que Álvaro Pereira "(…) construiu, com paciência beneditina, utilizando materiais que recolheu, persistentes e criteriosamente, peça a peça, para a doar à sua terra natal, (...)”.  Aludiu, ainda que "Ler este livro é ouvir a voz do passado, com as suas ruínas e edificações (…)” sendo necessário "(..) que todos, sem descurar o dia a dia, se lembrem mais do passado tão desconhecido de tantos e dando-lhe melhor agasalho nas suas inteligências e nos corações”.   No artigo publicado no "Jornal Defesa de Espinho”, de 19-09-1970, transcrito do jornal "Correio da Feira”, e intitulado "Espinho - Monografia de Álvaro Pereira”, por João Correia de Sá, pode ler-se a seguinte nota: (…) "É de agradável leitura este minucioso repositório de notícias, datas, nomes e fotografias, tudo do maior interesse para nos recordar tempos passados, desconhecidos para uns e vagamente recordados por outros”.  A síntese que o autor faz neste artigo, acerca dos temas apresentados na Monografia, sedimentam-se desde as origens de Espinho, os avanços do mar e os prejuízos causados por este, o surgimento do caminho de ferro da linha do Norte, inicialmente com um apeadeiro e mais tarde com a ligação da linha do Vale do Vouga até Viseu. A ligação que Espinho teve à Feira, nomeadamente até 1899. Estes e muitos outros assuntos estão plasmados numa obra de referência, para estudiosos e curiosos que querem saber sobre um passado ainda bastante recente, que procurou desenhar o presente e esboçar o futuro.  Em 19 de janeiro de 1989, o periódico "Maré Viva”, após cinco dias da morte de Álvaro Pereira, publicou um artigo de Carlos Morais Gaio, referindo o seguinte: "(…) A Monografia de Espinho, dentro das suas características e dos condicionalismos em que foi produzido, é um repositório privilegiado que impede o desaparecimento dos factos e que traz à luz laços capazes de unirem habitantes de muitas origens, mas com uma só "cidade-pátria (…)”.  O reconhecimento deste autor não ficou somente ligado à monografia, que se apresenta como uma obra de referência, atualmente citada em vários trabalhos académicos. Outra fonte de informação, foi a Imprensa Local, na qual Álvaro Pereira publicou vários artigos divulgando as suas memórias sobre Espinho.       Bibliografia    PEREIRA, Álvaro - Espinho: monografia. Espinho: A.P., 1970 (Santa Maria de Lamas: Rios e Irmão). 349, [2] p.    QUINTA, João - Espinho. [S.l.] : J.Q., 1999 (Espinho: Engrenagem). 264 p. ISBN 972-98134-0-X    - "Espinho - monografia de Álvaro Pereira por João Corrêa de Sá”. Defesa de Espinho. (19 set. 1970)    - "Álvaro Pereira e a memória de Espinho”. Maré Viva. (19 jan. 1989)

Within the monthly event dedicated to authors that were born, lived or still live in Espinho and who contributed to the literary and cultural development of the municipality, this month we highlight the book "Espinho - Monografia”, published in 1970 by the author himself, Álvaro Pereira.

En el evento mensual dedicado a los autores que nacieron, vivieron o viven aún en Espinho y que contribuyeron para el desarrollo literario y cultural del municipio, este mes destacamos el libro "Espinho - Monografia”, de Álvaro Pereira, publicado en 1970 por el propio autor.    

 
 
Autores espinhenses | Álvaro Pereira ...
Acções do Documento
 
Localização no Mapa
Proximidades

i Etc

18 Jan a 20 Dez

Espinho

“Tricotar Histórias”

Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva

i Etc

20 Jan a 15 Dez

Espinho

Onda Poética

Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva

i Serviço Educativo

01 Fev a 30 Dez

Espinho

VISITAS GUIADAS À BIBLIOTECA MUNICIPAL

Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva

 
Agenda
Novembro
Do
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
« Novembro 2022 »
Newsletter