Terça-feira a domingo das 10:00h às 13:00h e das 15:00h às 18:00h
Leques da coleção de arte contemporânea Boti Llanes
“Brinquedos para Ícaro – Leques da colecção de arte contemporânea Boti Llanes” reúne também trabalhos de artistas cubanos de várias gerações, estilos e poéticas, entre os quais se contam nomes como os de Alfredo Sosabravo, Manuel Mendive, Roberto Fabelo, Rene Francisco Rodríguez, Eduardo Ponjuán, Jose M. Fors y Pedro de Oraa, todos vencedores do Prémio Nacional de Artes Plásticas de Cuba. Outros, como os argentinos León Ferrari e Alejandro Puente, juntaram-se também a este processo de reinvenção dos abanicos enquanto suporte artístico.
Transformando os ‘velhos’ leques em obras de arte, a coleção de Llilian Llanes passou já por países como a Espanha, o Uruguai, a Argentina ou a República Dominicana. Em Matosinhos, a exposição é complementada por um conjunto de leques centenários que pertenceram à antiga proprietária da Quinta de Santiago, Maria Carolina Magalhães, hoje à guarda do Museu Alberto Sampaio, de Guimarães. Esta mostra, inédita em Portugal, e apresenta pela primeira vez na sua totalidade - 206 peças artísticas - desde o inicio da sua conceção, em 1998, conta já com 211 leques de artista, sendo os últimos 5 exemplares, contributo do artista italiano Francesco Zavattari, adicionados recentemente. Mais um motivo para nos visitar!
Tendo em conta a forte adesão do público à exposição “Brinquedos para Ícaro” no Museu da Quinta de Santiago, informamos que o final da mesma foi prolongado até 28 de outubro.
Horário do Museu: Terça a Domingo das 10h às 13h e das 15h às 18h Rua de Vila Franca, 134, 4450-802 Leça da Palmeira 229392410 | museuqsantiago@cm-matosinhos.pt