Casa da Prelada - D. Francisco de Noronha e Menezes
Situada na freguesia de Ramalde, a Casa da Prelada e o jardim envolvente, onde se encontra um dos maiores labirintos de buxo da Península Ibérica, são parte integrante do maior conjunto paisagístico delineado pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni – a Quinta da Prelada. Reaberta em 2013, após uma profunda reabilitação, a Casa acolhe uma Biblioteca temática, o Arquivo Histórico da Misericórdia do Porto, o Serviço Educativo e várias salas destinadas a receber exposições temporárias e encontros.
Casa
Situada na freguesia de Ramalde, a Casa da Prelada e o jardim envolvente, onde se encontra um dos maiores labirintos de buxo da Península Ibérica, são parte integrante do maior conjunto paisagístico delineado pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni – a Quinta da Prelada. Reaberta em 2013, após uma profunda reabilitação, a Casa acolhe uma Biblioteca temática, o Arquivo Histórico da Misericórdia do Porto, o Serviço Educativo e várias salas destinadas a receber exposições temporárias e encontros. Nos espaços do andar nobre, destinados à Provedoria, os visitantes poderão apreciar algumas peças de mobiliário, retratos e esculturas dos Provedores da Misericórdia do Porto. No cimo do torreão, é possível contemplarem o conjunto e a envolvente paisagística da quinta que integra os jardins, o pomar, o Castelo e o Parque da Prelada.
Jardim
Projetado por Nicolau Nasoni, o jardim que envolve a Casa da Prelada, também concebida pelo arquiteto, apresenta duas áreas distintas: uma a sul, respeitante ao terreiro, cujo acesso se faz através de um monumental portal armoriado, construído no século XVII; outra a norte, maior, a uma cota mais baixa, onde se encontra o labirinto, o lago e o pomar. O labirinto de buxo é considerado um dos maiores da Península Ibérica e, seguramente, o único exemplar do século XVIII existente na cidade. No centro do labirinto, implanta-se uma Araucária com cerca de 30 metros de altura! Do inventário arbóreo e arbustivo jardim, salientam-se as tílias, os buxos, a araucária, os rododendros e as camélias japónicas.
De segunda a sexta das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.
Entrada gratuita.
Arquivo Histórico da Misericórdia do Porto
O acervo documental da Santa Casa da Misericórdia do Porto é constituído por toda a documentação reunida pela Misericórdia no exercício da sua atividade, independentemente do suporte, do formato ou da data, ou por instituições extintas que também lhe pertenceram. Em maio de 2013, o Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia do Porto foi reaberto ao público na Casa da Prelada. No sentido de proporcionar um melhor e mais completo apoio aos utilizadores, o Arquivo Histórico integra uma biblioteca de acesso livre, em permanente crescimento, especializada sobretudo nos seguintes temas: Misericórdias; História da Cidade do Porto; História da Arte.
De segunda a sexta das 09h15 às 12h15 e das 14h15 às 17h15 | arquivohistorico@scmp.pt | Wi-fi gratuita.
Entrada gratuita.