Conceção e organização: Serviço Educativo da Fundação de Serralves
Como se constrói uma casa? Como se constrói uma escola? Como se constrói uma cidade? Como se constrói uma comunidade? O que temos à mão para construir tudo isto? Que histórias e que imagens poderemos criar para construir os pilares destes edifícios sem pedra, sem muros? Foram estas as questões que lançámos à comunidade escolar e que formaram o ponto de partida do Projeto Anual com Escolas do ano letivo 2014/2015, sob o tema Construções em Trânsito.
O Projeto Anual com Escolas envolve todos os anos dezenas de escolas dos vários níveis de ensino, do pré-escolar ao secundário, numa relação contínua com a Fundação de Serralves. O seu objetivo é promover a cooperação entre escola e museu, fomentar a criação de um espaço educativo transdisciplinar no qual a experiência artística e ambiental tem um lugar efetivo no contexto da educação formal.
Inscreveram-se neste projeto 61 escolas dos distritos do Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viana do Castelo e Braga. Os trabalhos agora expostos foram desenvolvidos ao longo do ano letivo 2014/2015. São portanto o testemunho de uma conversa prolongada que aconteceu nas Escolas, e entre estas e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, através de um programa de atividades no Museu e no Parque destinado a professores e alunos que incluiu visitas, oficinas, percursos, debates sobre o processo de trabalho e um seminário destinado a professores.