Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

terça-feira, 28 Junho 2022
Secções
Ai Weiwei: Entrelaçar
 

i Exposições Temporárias

23 a 09 Jul

Porto

Ai Weiwei: Entrelaçar

  • Vila do Conde
  • |
  • 23 Mar a 25 Jun
  • i Exposições Temporárias

Cursos de água de Vila do Conde

 

Vila do Conde está situada junto à costa, na foz do rio Ave. O concelho é atravessado pelo rio Ave no sentido Este-Oeste, que entra pela freguesia de Fornelo e Ferreiró, passa depois por Macieira da Maia, Bagunte, Tougues, Touguinha e Retorta, e desagua no mar entre as freguesias de Azurara (margem esquerda) e Vila do Conde (margem direita).

  O rio Ave é bastante extenso e ao longo do seu percurso apresenta vários afluentes. No concelho de Vila do Conde os afluentes do rio Ave são o rio Este, que desagua na freguesia da Touguinha, e a ribeira da Varziela/Granja, que desagua junto ao estaleiro naval de Vila do Conde, na freguesia da Azurara. Uma das ribeiras de maior importância no concelho de Vila do Conde é a ribeira de Silvares, que nasce na freguesia de Fajozes e desagua no mar, na praia do Mindelo. Uma outra, de menor importância, é a ribeira de Gândara que nasce e atravessa a freguesia de Vila Chã, desaguando no mar, na praia do Facho. Destaca-se ainda o rio Onda, a sul do concelho, que estabelece fronteira entre Labruge e Lavra e desagua no mar, na praia de Labruge. O forte crescimento demográfico e da indústria têxtil do concelho de Vila do Conde, sobretudo no vale do Ave no início do Século XX, contribuíram para a degradação da qualidade da água e o aumento da poluição do rio afetando com isso todos os ecossistemas ribeirinhos. A requalificação destes cursos de água é atualmente uma prioridade, e através de empresas municipais e privadas, têm-se empreendido diversos projetos de redes de saneamento, Estações Elevatórias e Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR´s) sobre todo o vale do Ave, com o intuito de minimizar os impactos da poluição e revitalizar os ecossistemas ribeirinhos. Esta exposição carateriza os diferentes cursos de água de Vila do Conde, património, fauna e flora a estes associados. Disponibiliza, também, informação relativa à reabilitação de rios e ribeiras (técnicas para a gestão sustentável de linhas de água) e ao projeto do sistema municipal de saneamento de águas residuais do município. Entrada Gratuita Público em geral


Exhibition characterizing Vila do Conde’s varied watercourses and associated heritage, fauna and flora, also displaying information referring to the recovery of rivers and streams (waterlines’ sustainable management techniques) and to the project of the municipal system of water management.
Free admission

Exposición que caracteriza los diferentes cursos de agua de Vila do Conde y el patrimonio, la fauna y la flora asociados, además de proveer información sobre la rehabilitación de ríos y riachuelos (técnicas para la gestión sostenible de líneas de agua) y sobre el proyecto del sistema municipal de saneamiento de agua residual del municipio.
Entrada gratuita

 
 
Cursos de água de Vila do Conde
Acções do Documento
 
Proximidades

i Exposições Temporárias

22 Mar a 02 Set

Vila do Conde

Mangais de Macau: Um Tesouro Costeiro

Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde - CMIA

 
Agenda
Junho
Do
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30
« Junho 2022 »
Newsletter