Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

terça-feira, 18 Janeiro 2022
Secções
Ai Weiwei: Entrelaçar
 

i Exposições Temporárias

23 a 09 Jul

Porto

Ai Weiwei: Entrelaçar

  • Oliveira de Azeméis
  • |
  • 30 Nov a 08 Jan
  • i Exposições Temporárias
Manuel Pinho

Exposição de Presépios do colecionador Manuel Pinho

 
Destinatários/as: público em geral

A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro tem patente ao público, entre os dias 30 de novembro e 08 de janeiro de 2022, uma exposição de presépios do colecionador Manuel Pinho. Esta mostra, que inclui parte da coleção particular de Manuel Pinho, um artesão natural da Vila de Cucujães, conta com cerca de 60 presépios originais, na sua grande maioria, criados a partir de barro e do reaproveitando materiais usados.

Biografia do Artesão: Manuel de Oliveira Pinho tem 72 anos e é natural de Escapães. Reside atualmente em Cucujães. Durante uma grande parte da sua vida esteve ligado profissionalmente ao ramo do calçado, no qual se especializou como desenhador/modelador, tendo sido inclusive industrial nessa mesma área. Por motivos de saúde, em 2004 teve que deixar a sua vida profissional e em 2005 ingressou na Universidade Sénior de S. João da Madeira, onde começou a desenvolver a paixão pelas artes, com especial destaque para as artes plásticas. Desde então dedica-se exclusivamente à criação de obras suas, que envolvem várias vertentes, estilos e materiais, tendo já feito 5 exposições com trabalhos de sua autoria, que vão desde a história do calçado (Obra integralmente adquirida pela Câmara Municipal de S. João da Madeira) aos seus famosos presépios.   Sobre a exposição: Após alguns anos a aperfeiçoar um estilo próprio, numa vertente artesanal, Manuel de Oliveira Pinho focou-se na criação de uma coleção de presépios que vem aumentando com os anos. Esta escolha temática deveu-se ao enorme carinho e devoção que tem para com a Sagrada Família, que retrata em diversos tamanhos, feitios, cores e materiais, tais como o barro/ pasta de modelar, a cerâmica, a madeira, os tecidos e alguns elementos naturais. Tendo já uma considerável soma destes originais presépios, os seus familiares e amigos aconselharam-no a partilhar o seu talento com a comunidade, e assim surgiu a oportunidade de uma nova exposição com o tema “O Natal, uma paixão especial”, que espera de coração poder agradar a todos aqueles que a visitem.

This exhibition that includes part of the private collection of Manuel Pinho, a handcrafter from the town of Cucujães, gathers around 60 original cribs, mostly made of clay and recycled waste.

Esta muestra, que incluye parte de la colección particular de Manuel Pinho, un artesano del pueblo de Cucujães, cuenta con alrededor de 60 belenes originales, hechos sobre todo de barro y con materiales reciclados.

 
 
Exposição de Presépios do colecionador ...
Acções do Documento
 
Proximidades

i Exposições Temporárias

03 a 31 Jan

Oliveira de Azeméis

Exposição Biblio.Juv – Viagens: À descoberta de Portugal

Biblioteca Municipal Ferreira de Castro

i Exposições Temporárias

03 a 31 Jan

Oliveira de Azeméis

Exposição Biblioteca do Anis Estrelado – As Cidades: É melhor viver no campo ou na Cidade?

Biblioteca Municipal Ferreira de Castro

i Exposições Temporárias

03 a 31 Jan

Oliveira de Azeméis

Leituras sobre…Vinho do Porto: Quanto mais velho melhor!

Biblioteca Municipal Ferreira de Castro

 
Agenda
Janeiro
Do
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31
« Janeiro 2022 »
Newsletter