Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Segunda-feira, 3 Outubro 2022
Secções
I Bienal - Festival de Artes em Madeira de Paredes
 

i Festivais

24 Set a 09 Out

Paredes

I Bienal - Festival de Artes em Madeira de Paredes

  • Porto
  • |
  • 15 a 16 Out
  • i Festivais
©Daniel Montecinos

fimp'22 - Cómo Convertirse en Piedra

Manuela Infante · Chile

 
Direção, dramaturgia e Desenho de Som Manuela Infante, Interpretação Marcela Salinas, Aliocha de la Sotta, Rodrigo Pérez, Música Eliane Radigue, Pauline Oliveros, Kali Malone, Senyawa y Beverly Glenn-Copeland, Investigação teórica e dramaturgia Camila Valladares.

As rochas, como coisas não vivas, podem funcionar como modelos para um tipo diferente de resistência. Elas podem lançar luz sobre a atual retórica hegemónica da vida – e dos vivos – enraizada em conceitos centrais do nosso presente político e económico, tais como crescimento, progresso, desenvolvimento, etc...

Cómo Covertirse en Piedra examina de perto a sintonia de formações geológicas e corpos operários e as suas histórias compartilhadas de extração e exaustão. Nós, também somos feitos de pedra e também podemos ser minerados. Trabalhando com pedaços de narrativas erodidas, comprimidas umas sobre as outras como camadas de materiais sedimentados, Cómo Covertirse en Piedra é uma peça mineral, que nos diz algo sobre o que podemos encontrar escrito nas pedras, e também o que de pedra está escrito em nós. Pedaços de histórias erodidas, tratados como paisagens, a serem empilhados uns sobre os outros por meio de looping e paisagismo sonoro, como camadas geológicas de rocha, formando um tosco... algo.

Design Rocío Hernández
Visuals Julio Escobar
Produção Carmina Infante e Sergio Gilabert
Design visual e programação de luz e som Alex Waghorn
Coreografia Diana Carvajal
Colaboração musical Valentina Villarroel y Marcos Meza
Técnico de som Diego Betancourt e Isabel Zúñiga
Técnico principal Julio Escobar
Apoio à residência artística Kyoto Experiment Festival, Kyoto Arts Center, Parque Cultural de Valparaíso e NAVE, Centro de Creación y Residencia.
Coprodução Centro Cultural Matucana 100, Fundación Teatro a Mil, NAVE e Parque Cultural de Valparaíso
O fimp'22 apresenta este espetáculo em parceria com Festival de Otoño de la Comunidad de Madrid, Festival Iberoamericano de Teatro de Cádiz, Fundación Teatro a Mil e Dirección de Asuntos Culturales del Ministerio de Relaciones Exteriores de Chile

Rocks, as non-living things, may function as models for a different kind of resistance. They may shed critical light on the current hegemonic rhetoric of life -and the living- ingrained in concepts central to our political and economic present, such as growth, progress, development, etc. How to Turn to Stone (Cómo Covertirse en Piedra) looks closely at the attunement of laboring bodies with geological formations and their shared histories of extraction and exhaustion. We are also made of stone, and we can be mined too. Working with pieces of eroded narratives, compressed into each other like layers of sedimented materials, How to Turn to Stone (Cómo Covertirse en Piedra) is a mineral play, that tells us something of what we can find written in stones, and what of stones is written in us. Bits of eroded stories are treated as landscapes, to be piled onto each other by means of looping and sound landscaping, as geological layers of rock, forming a rough... something.
Source: 2022.fimp.pt

Las rocas, como cosas no vivas, pueden funcionar como modelos para un tipo diferente de resistencia. Pueden arrojar luz sobre la actual retórica hegemónica de la vida -y de lo vivo- arraigada en conceptos centrales de nuestro presente político y económico, como crecimiento, progreso, desarrollo, etc. Cómo Covertirse en Piedra examina de cerca la sintonía entre las formaciones geológicas y los cuerpos trabajadores y sus historias compartidas de explotación y agotamiento. Nosotros también somos piedra y también podemos ser minados. Trabajando con trozos de narrativas erosionadas, comprimidas unas sobre otras como capas de materiales sedimentados, Cómo Covertirse en Piedra es una pieza mineral, que nos dice algo sobre lo que podemos encontrar escrito en las piedras, y también lo que de piedra está escrito en nosotros. Piezas de historias erosionadas, tratadas como paisajes, que se apilan unas sobre otras mediante procesos de loopeo y paisajismo sonoro, como capas geológicas de roca, formando un áspero... algo.

 
 
Manuela Infante · Chile
Acções do Documento
 
Localização no Mapa
Proximidades

i Festivais

12 Out

Porto

fimp'22 - Maiakovski

Teatro Carlos Alberto

i Teatro

12 Out

Porto

Maiakovski - O Regresso do Futuro

Teatro Carlos Alberto

i Teatro

15 a 16 Out

Porto

Cómo Convertirse en Piedra

Teatro Carlos Alberto

 
Agenda
Outubro
Do
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31
« Outubro 2022 »
Newsletter