No ano em que o Jazz no Parque chega à sua 25ª edição, a data comemora-se com uma dedicação especial à "prata da casa”. O programa cruza duas linhas de força. Um é a inclusão de nomes que vêm apostando na inovação e na liberdade formal da música que tocam, o outro é a apresentação de projetos que dão ao jazz uma dimensão cinematográfica.
No ano em que o Jazz no Parque chega à sua 25ª edição, a data comemora-se com uma dedicação especial à "prata da casa”. São dois, não apenas um, os concertos no fecho deste ciclo em 2016. O primeiro revela uma nova formação de jovens músicos portugueses que muito tem surpreendido, Slow is Possible, com um projeto especialmente concebido para Serralves ("Hunting Weather”, inspirado num poema de Charles
Bukowski) e o segundo apresenta o consagrado e internacionalmente aplaudido Red Trio numa versão pouco ouvida, a elétrica. Este estreia a sua parceria com o finlandês Raoul Bjorkenheim, guitarrista bem conhecido dos apreciadores das edições da ECM e da Rune Grammofon, bem como dos cruzamentos do jazz com o rock.
O programa cruza duas linhas de força. Um é a inclusão de nomes que vêm apostando na inovação e na liberdade formal da música que tocam, caso do grupo formado por Ivo Perelman, Márcio Mattos e António "Panda” Gianfratti, que terá a sua estreia absoluta no Porto. O outro é a apresentação de projetos que dão ao jazz uma dimensão cinematográfica, como o Nani García Cinematojazzia, com o trio do pianista a completar-se com um quarteto de cordas e a interpretar composições que García destinou ao grande ecrã. Portugal surge entre participantes originários da Galiza e do Brasil, num enquadramento cultural que reflete a sua história (a origem galaico-portuguesa e a descoberta de outras geografias) e simbolicamente a transporta para a atualidade.
3 JUL (DOM), 18H00: IVO PERELMAN/MÁRCIO MATTOS/ANTÓNIO “PANDA” GIANFRATTI (BRASIL)
10 JUL (DOM), 18H00: NANI GARCÍA CINEMATOJAZZIA (ESPANHA)
17 JUL (DOM), 18H00: SLOW IS POSSIBLE "HUNTING WEATHER” (PORTUGAL) + RED TRIO & RAOUL BJORKENHEIM (PORTUGAL/FINLÂNDIA)