Segundas e Sábados: 15h - 19h
Terças, Quartas, Quintas e Sextas: 10h - 12h30 e 15h - 19h
Na série de quarenta e cinco pinturas que Pedro Quintas apresenta em Round and round my head, na Galeria Fernando Santos, no Porto, pressente-se uma estrutura de cláusulas prévias, repetidas em todas as obras, que parecem ter persistentemente ocupado a mente do artista. Este processo suscita a aproximação à exposição segundo as noções de repetição e diferença e, neste sentido, uma reflexão sobre a noção de mimesis que se opõe às suas interpretações enquanto cópia ou imitação de um modelo.
O gesto repetitivo de Pedro Quintas desfaz a repetição no seu próprio fazer. Produz uma diferença, algo novo que se distribui na singularidade. Neste sentido, o que Round and round my head insinua é uma ideia ou pensamento sobre a pintura que antecede, ou está por trás, das próprias pinturas. Um movimento que se lança repetidamente, operado pelo excesso da imaginação, do instinto, da memória. Mais do que planos, dobras, linhas, cores em Round and round my head, o que Pedro Quintas nos mostra é a compulsão, o desejo da forma por vir, da forma em formação. O aparecer que não se conclui, que não se deixa captar enquanto completude.
Pode-se imaginar que o que ocupa a mente de Pedro Quintas é o desejo que, em cada pintura, deixa um resto seu que o reenvia para si, que o renova, para ser lançado repetidamente.
(Ricardo Escarduça, 2023)
+Info: https://galeriafernandosantos.com/
"In the series of forty-five paintings that Pedro Quintas presents in ‘Round and round my head’ one senses a structure of previous clauses, repeated in all the works, which seem to have persistently occupied the artist's mind.“
"En la serie de cuarenta y cinco pinturas que Pedro Quintas presenta en ‘Round and round my head’ se intuye una estructura de cláusulas previas, repetidas en todas las obras, que parecen haber ocupado persistentemente la mente del artista."