Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sábado, 28 Janeiro 2023
Secções
Oleanna
 

i Teatro

17 a 18 Fev

Vila Nova de Gaia

Oleanna

  • Porto
  • |
  • 25 a 29 Nov
  • i Teatro
Susana Neves

Yuck Factor

 
texto e direção Ana Vitorino, Carlos Costa interpretação Ainhoa Hevia Uria, Ana Vitorino, Carlos Costa, Cristóvão Carvalheiro coproduçãoVisões Úteis, Centro de Arte de Ovar acolhimento TNSJ

Yuck Factor é a segunda das criações originais do Visões Úteis para o ano de 2015, ambas partilhando o tema da identidade como eixo de reflexão. trans/missão falou-nos das marcas da identidade lusa; Yuck Factor amplia o foco geopolítico do conceito, apontando-o a todo o continente europeu.

Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;} Ana Vitorino e Carlos Costa partem do modo como as representações da identidade europeia veiculadas pelos média parecem ter sido tomadas pelo designado Fator Yuck, definido como a crença no instinto de repugnância, ou seja, a convicção de que se uma coisa nos enoja é porque ela é efetivamente má ou perigosa. Uma retórica do preconceito e da aversão realçada por circunstâncias desintegradoras, como a crise financeira ou a crise dos refugiados, e que se projeta em clichés identitários associados aos costumes, ao sexo e à... comida. Em Yuck Factor será precisamente a comida – a sua distribuição, o modo de servir e de consumir, as regras implícitas ou definidas por protocolo para estar à mesa com os outros – o mote para falar dos impasses na construção de uma identidade plural e da intolerância entre culturas. Uma viagem – com alguns desvios, e nem sempre de bom gosto – pela rota dos alimentos: das sementes à cozinha, da cozinha para a mesa, e desta para a sanita!

 
 
Yuck Factor
Acções do Documento
 
Localização no Mapa
 
Agenda
Janeiro
Do
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
« Janeiro 2023 »
Newsletter