Eventos

Public Event O Porto dos 5 sentidos
Esta atividade está dividida em duas sessões na Casa do infante e visa a exploração do Património através dos cinco sentidos.
Public Event O Porto dos Brasileiros
Percurso orientado pela Drª Isabel Andrade Silva que põe em evidência na cidade o enorme contributo dos emigrantes brasileiros ao nível das finanças, da banca, do comércio, arquitetura e obras beneméritas.
Public Event O Porto dos Cafés
Os cafés como espaço público sempre foram local de encontro de livres pensamentos e desempenharam um papel primordial na identidade revolucionária da cidade do Porto. Percurso por Manuel Araújo.
Public Event O Porto dos Cafés
Os cafés como espaço público sempre foram local de encontro de livres pensamentos e desempenharam um papel primordial na identidade revolucionária da cidade do Porto. Percurso conduzido por Manuel Araújo.
Public Event O Porto dos Cafés
Os cafés como espaço público sempre foram local de encontro de livres pensamentos e desempenharam um papel primordial na identidade revolucionária da cidade do Porto. Percurso orientado por Manuel Araújo.
Public Event O Porto dos meus Sentimentos
O porto de abrigo, o porto de partida, o porto de passagem, o porto de chegada, o porto fotográfico. O Porto, os seus (re)cantos e a sua magia. A exposição de fotografia que estará patente na Casa do Infante no início de 2010, entre 15 de Janeiro e 14 de Março, mostrará a cidade do Porto fotografada pela máquina e pelo olhar de Hugo Tinoco.
Public Event O Porto e a inauguração do Palácio de Cristal
Percurso em torno do Jardim e Mata do Palácio de Cristal, orientado pela Drª Maria Helena Pimentel.
Public Event O Porto e as Invasões Francesas – OFÍCINAS PEDAGÓGICAS
CONSTRUÇÃO DE UMA MAQUETA - Modelagem em pasta de papel de várias figuras para a recriação do Desastre da Ponte das Barcas; JOGO DA GLÓRIA - Participação no tradicional “Jogo da Glória”, no qual se colocam à prova os conhecimentos adquiridos - EXPLORAÇÃO DO TEATRO DE FANTOCHES - Oficina de encenação em teatro de fantoches baseada no desastre da Ponte das Barcas ; AS INVASÕES FRANCESAS EM DEBATE - As Invasões Francesas trouxeram benefícios para Portugal? Sim ou Não? Debate de ideias.
Public Event O Porto e as Invasões Francesas - VISITAS ORIENTADAS
Visitas animadas com a realização de várias actividades ao longo do circuito, Necessária marcação prévia; horário a combinar; para grupos até 25 pessoas
Public Event O Porto e o Palácio de Cristal
Percurso em torno do Palácio de Cristal: os seus jardins, a mata e a Quinta da Macieirinha. Apreciação da paisagem e das particularidades do terreno. A Natureza da vegetação e a qualidade da água . História do Lugar. Percurso orientado pela Drª Maria Helena Pimentel.
Public Event O Porto e o Palácio de Cristal
O Museu Romântico da Quinta da Macieirinha volta a integrar as comemorações do Dia Internacional dos Museus com um percurso interpretativo à volta dos Jardins do Palácio de Cristal, a mata e o e a Quinta da Macieirinha.
Public Event O Porto em Expansão: a Rua de Álvares Cabral
Projetada a partir de uma quinta rural, a antiga Quinta de Santo Ovídio deu lugar à Rua de Álvares Cabral, urbanização do início do século XX, hoje classificada como Conjunto de Interesse Público. Percurso orientado por Isabel Andrade Silva.
Public Event O Porto há 518 anos
Nesta conversa, com a presença dos responsáveis pela produção da maqueta e outros convidados, pretende-se revisitar e “corrigir” a maquete do Porto Medieval, de 1994 e atualmente em exposição no museu da Casa do Infante, à luz do conhecimento atual. Orientada por António Manuel Silva.
Public Event O Porto Íntimo de Aurélio Paz dos Reis
Fotógrafo portuense, introdutor do cinema em Portugal e respeitável cavalheiro, Aurélio da Paz dos Reis (1862-1931) era um cidadão da sua cidade e fazia de si um cidadão do mundo. A exposição “O Porto Íntimo de Aurélio da Paz dos Reis” pretende mostrar uma parte significativa de todo um conjunto de imagens que em 1997, Hugo da Paz dos Reis, neto do fotógrafo, doou ao Centro Português de Fotografia juntamente com muitos outros itens que formam espólio incomparável.
Public Event O Porto lúdico
Jogo de descoberta da zona histórica do Porto: as crianças respondem a várias questões percorrendo o museu em busca das respostas construindo a cidade por quadrantes num mapa gigante. Também pintam, recortam e colam sete monumentos que pela legenda fornecida os vão colocar nos locais corretos.
Public Event O Porto lúdico
Jogo de descoberta da zona histórica do Porto: as crianças respondem a várias questões percorrendo o museu em busca das respostas construindo a cidade por quadrantes num mapa gigante. Também pintam, recortam e colam sete monumentos que pela legenda fornecida os vão colocar nos locais corretos.
Public Event O Porto na coleção “Ephemera”
A coleção foi iniciada em 1986 resultado de diversas ofertas e aquisições ao longo dos anos por parte do Arquivo Histórico. Inclui documentos de diversas tipologias: convites, estampas, cartões, cartões de Boas-Festas, rótulos, cadernetas de papel odorífico, brindes, programas de espetáculos, cartazes etc. Através destes registos perceberemos o contexto sociológico da cidade ao longo dos tempos.
Public Event O Porto na Implantação da República
Actuação do rancho Folclórico do Porto com cantigas, danças e textos poéticos da República Portuguesa com poesia musicada de Guerra Junqueiro.
Public Event O Porto na Literatura
Esta atividade que acontece no Arquivo Histórico todas as terceiras quintas-feiras de cada mês, pretende aproximar a cidade da sua história, trazendo para fora das estantes documentos caracterizadores da nossa memória e do nosso passado cultural. No dia 17 de Janeiro, Rosário Guimarães apresentará "O Porto na Literatura".
Public Event O Porto na segunda metade do séc. XVIII: Erguer o Hospital Novo
Visita orientada ao edifício Monumento Nacional Hospital de Santo António. Sabia que… parte da pedra aplicada na sua edificação proveio da Muralha Fernandina? Reviva o passado…
Public Event O PORTO NAS INVASÕES FRANCESAS
A exposição comemorativa do bicentenário das Guerras Peninsulares, organizada pela Câmara Municipal do Porto. Reunirá um importante acervo documental e museológico sobre o período das invasões francesas. Vai estar aberta ao público até 10 de Setembro, após a realização do Congresso Internacional sobre as Guerras Peninsulares, organizado pela Universidade do Porto, com o apoio da CMP.
Public Event O Porto Oitocentista e a sua Botica Hospitalar
Venha conhecer a botica oitocentista do Hospital de Santo António e aproveite para descobrir as correntes terapêuticas da época.
Public Event O Porto oitocentista nas gravuras da colecção Monteiro de Andrade
Exposição de gravuras sobre o Porto, da colecção Monteiro de Andrade, a partir das quais se realçam acontecimentos históricos, aspectos urbanísticos, económicos e sociais da cidade oitocentista.
Public Event O Porto que conheceu o Rei Carlos Alberto de Sabóia
Abordagem à arquitectura e urbanismo da primeira metade do século XIX, seguindo-se visita orientada ao Museu Romântico da Quinta da Macieirinha.
Public Event O Porto que conheceu o Rei Carlos Alberto de Saboia – Arquitetura e Urbanismo da 1ª metade do séc. XIX
Breve apresentação em multimédia sobre o Porto que o Rei Carlos Alberto viu em 1849 seguindo-se uma visita orientada ao Museu Romântico da Quinta da Macieirinha.
Public Event O Porto que conheceu o Rei Carlos Alberto de Sabóia – Arquitetura e Urbanismo da primeira metade do séc. XIX
Breve apresentação em multimédia sobre o Porto que o Rei Carlos Alberto viu em 1849, seguindo-se uma visita orientada ao Museu Romântico da Quinta da Macieirinha
Public Event O Porto que conheceu o Rei Carlos Alberto de Sabóia
A aproximação ao Porto da primeira metade do século XIX: os aspectos antigos da cidade.
Public Event O Porto que conheceu o Rei Carlos Alberto de Sabóia: Arquitetura e Urbanismo da primeira metade do século XIX
Um olhar sobre o Porto que o Rei Carlos Alberto viu na primeira metade do século XIX , seguindo-se uma visita orientada ao Museu Romântico.
Public Event O Porto que o Rei Carlos Alberto conheceu: Arquitetura e Urbanismo da primeira metade do século XIX
Visita orientada sobre o Porto que o Rei Carlos Alberto encontrou em 1849, com apresentação multimédia e seguida de visita orientada ao Museu Romântico
Public Event O Porto que o Rei Carlos Alberto de Sabóia conheceu; arquitectura e urbanismo na 1.ª metade do Século XIX
Abordagem à arquitectura e urbanismo da primeira metade do século XIX, seguindo-se a visita orientada ao Museu Romântico da Quinta da Macieirinha.
Public Event O Porto que o Rei Carlos Alberto víu na primeira metade do séc. XIX: Arquitectura e Urbanismo
Breve apresentação em multimédia sobre o Porto que o Rei Carlos Alberto viu, em 1849, seguindo-se a visita orientada ao Museu Romântico da Quinta da Macieirinha.
Public Event O Porto: uma Cidade com muitos pergaminhos
Esta oficina visa sensibilizar o público para a História do Porto, através do contacto com documentos existentes no Arquivo Municipal. Deste modo, ensinando as bases da leitura paleográfica aos participantes, estes ficarão habilitados a ler e interpretar alguns dos documentos que marcaram a evolução do Porto ao longo dos séculos.
Public Event O Porto: uma Cidade com muitos pergaminhos
Esta oficina visa sensibilizar o público para a História do Porto, através do contacto com documentos existentes no Arquivo Municipal. Deste modo, ensinando as bases da leitura paleográfica aos participantes, estes ficarão habilitados a ler e interpretar alguns dos documentos que marcaram a evolução do Porto ao longo dos séculos.
Public Event O Porto: uma cidade com muitos pergaminhos
Esta oficina visa sensibilizar o público para a História do Porto, através do contacto com documentos existentes no Arquivo Municipal. Ensinando as bases da leitura paleográfica aos participantes, estes ficarão habilitados a ler e interpretar alguns dos documentos que marcaram a evolução do Porto ao longo dos séculos.
Public Event O Porto: uma cidade com muitos pergaminhos
Esta oficina visa sensibilizar o público para a História do Porto, através do contacto com documentos existentes no Arquivo Municipal. Ensinando as bases da leitura paleográfica aos participantes, estes ficarão habilitados a ler e interpretar alguns dos documentos que marcaram a evolução do Porto ao longo dos séculos.
Public Event O Porto visto à minha maneira
Serafim Marques foi, ao longo da sua vida profissional, fotógrafo do jornal “O Primeiro de Janeiro” e professor. Atualmente, com mais de 90 anos, continua interessado no mundo que o cerca e a fotografar o que vê e o que sente. A cidade onde nasceu merece-lhe um carinho especial.
Public Event O Portugal de Emílio Biel
A Câmara Municipal do Porto assinala este ano os cem anos da morte de Emílio Biel: comerciante, industrial e fotógrafo cuja obra marcou a sociedade portuense no final do século XIX e o início do século XX.
Public Event O Portugal de Emílio Biel
A Câmara Municipal do Porto assinala este ano os cem anos da morte de Emílio Biel: comerciante, industrial e fotógrafo cuja obra marcou a sociedade portuense no final do século XIX e o início do século XX.
Public Event O Pote Vazio de Demi
O Pote Vazio de Demi | Há muito tempo, na China, vivia um menino chamado Ping que adorava flores. Tudo o que ele plantava, florescia. Assim começa esta bela fábula sobre a honestidade recompensada. A arte primorosa e a bela simplicidade do texto de Demi mostram como o fracasso constrangedor de Ping se transformou em triunfo.
Public Event "O Povoado das Areias Altas"
Conferência no âmbito das Jornadas Europeias do Património. Oradora convidada: Dra Sara Luz
Public Event O Pranto de Maria
Public Event O Pré Cinema e o Design
Uma vez por mês, ao fim da tarde, a Casa da Animação convida especialistas, profissionais, amantes do cinema, estudantes, professores e o público em geral a reunir-se no Café-Teatro do Teatro Municipal Campo Alegre para um encontro especial. A partir de um tema e com a apresentação de alguns filmes e conteúdos animados, um moderador e um ou mais convidados dinamizam uma discussão que envolve o público numa conversa sobre animação.
Public Event O PREC já não mora aqui
36 anos volvidos depois da revolução de Abril de 1974, o Alentejo deixou de ser o tubo de ensaio do processo revolucionário em curso (PREC). Como projecto para a bolsa da Estação Imagem 2010, João Pina propôs-se documentar o contraste do ideal revolucionário, a formação de cooperativas, sindicatos, reforma agrária, todas as formas de organização política nascidas da revolução bolchevique e do sonho do comunismo internacional, a actualidade económica da região centrada na agricultura, exploração das minas e indústria corticeira.
Public Event O primado da voz
O concerto de apresentação do Coro Casa da Música percorre os grandes momentos da música vocal desde o Renascimento aos nossos dias. Com a música do polifonista Pedro do Porto, que Paul Hillier já dirigiu na Porto 2001, o maestro titular do Coro Casa da Música percorre um programa fascinante no qual podemos acompanhar a evolução da história da música e das próprias possibilidades expressivas da voz ao longo de vários séculos.
Public Event O primeiro encontro
Com o apoio do município da Póvoa de Varzim, o Cineclube Octopus apresenta uma programação regular no Cine-Teatro Garrett com alguns dos melhores e mais recentes filmes. As sessões realizam-se às quintas-feiras, às 21h45, com entrada gratuita para sócios do Cineclube Octopus e 4€ para não sócios.
Public Event O Primeiro Homem na Lua
Depois do sucesso em “La La Land” (vencedor de seis Óscares®), o realizador Damien Chazelle e a estrela Ryan Gosling voltam a juntar-se em “O Primeiro Homem na Lua”, da Universal Pictures, que retrata a história da primeira missão tripulada à lua, focando-se em Neil Armstrong e na década que antecedeu ao histórico voo espacial Apollo 11. Um relato visceral e intimo contado através da perspetiva de Armstrong, baseado no livro de James R. Hansen, que explora os triunfos e os sacrifícios – de Armstrong, da sua família, companheiros e da própria nação – numa das missões mais perigosas da história da humanidade.
Public Event O Príncipe com cabeça de cavalo
Teatro de Marionetas baseado na obra de António Mota | Era uma vez um rei e uma rainha que estavam casados há muitos anos e não tinham filhos. O rei tinha muita pena e a rainha andava muito triste porque gostava muito de crianças. Um dia, a rainha foi dar um passeio pelos jardins do seu castelo e encontrou uma velha. O que terá dito a velha à rainha?
Public Event O Príncipe de Homburgo
A escritora Luísa Costa Gomes leu a totalidade da obra do alemão Heinrich von Kleist. Quando chegou a O Príncipe de Homburgo, peça que o dramaturgo concluiu escassos meses antes da sua morte, percebeu de imediato que não poderia ficar pela leitura. Devolve agora ao público as “imagens muito fortes, muito nítidas, quase tangíveis” que emanam do texto, numa encenação que assina com António Pires. No centro do drama, está um jovem que evolui na contradição, que oscila entre o fracasso e o heroísmo.
Public Event O Príncipe Nabo
A princesa Beatriz é mimada e insolente, humilha todos os príncipes pretendentes. De tal forma, que o pai, o Rei do Castelo da Abundância, jura entregá-la ao primeiro que passar, fosse príncipe, músico ou pobre de pedir.
Public Event O Príncipe Nabo
A peça infantil "O Príncipe Nabo" merece especial destaque neste encontro de Teatro amador que dedica este dia ao público infantil e juvenil. A peça é do grupo SOL d'Alma, de Válega, concelho de Ovar.
Public Event O Príncipe Nabo
"O Príncipe Nabo" conta a história de uma criada atarefada. De uma princesa vaidosa e arrogante que, depois de viver as dificuldades da vida dos pobres, se modificou. De um Rei prepotente, de uma Mademoiselle vaidosa, trocista e convencida que esquece os verdadeiros valores da educação e conduz a sua educanda, a princesa Beatriz, a um comportamento desastroso. Fala de bobos que, a brincar a brincar, vão alertando para os defeitos e qualidades de cada um. Fala de um Príncipe sensato que dá uma lição de vida a quem a merece.
Public Event O Príncipe Nabo
"O Príncipe Nabo" conta-nos a história da princesa Beatriz, mimada e insolente, que humilha todos os príncipes pretendentes. Irrita de tal forma o pai, o Rei do Castelo da Abundância, que este jura entregá-la ao primeiro que passar, seja príncipe, músico ou pobre de pedir. E assim sucede logo em seguida: o músico António, que cantava de corte em corte, aparece no Castelo da Abundância e o monarca cumpre o prometido: entrega-lhe a mão da sua filha, fazendo orelhas moucas aos protestos e à revolta da princesa!
Public Event O Príncipe Nabo de Ilse Losa
No Reino da Abundância, um rei vive atormentado em arranjar um marido para a sua filha, a Princesa Beatriz. Três pretendentes vão desfilar pelo palco, a tentar a sua sorte: o Príncipe Partuk, o Príncipe Aligato, e o Príncipe Austero. Todos eles são rejeitados pela Princesa, que em todos vê defeitos. Mas o Rei já está farto de tanta arrogância por parte da filha e toma uma decisão: se ela não quer nenhum daqueles três pretendentes, entregá-la-á ao primeiro homem que bater na porta do castelo.
Public Event O Principezinho
Oficina de teatro infantil baseada na obra-prima universal O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry. As crianças terão a oportunidade de explorar o imaginário com jogos e exercícios teatrais, expressão dramática e adereços cénicos, utilizando matérias recicláveis, tendo por finalidade a apresentação de uma peça final aos seus convidados.
Public Event O Principezinho, de Saint-Exupery
Antoine de Saint-Exupéry publicou pela primeira vez «O Principezinho» em 1943, quando recuperava de ferimentos de guerra em Nova Iorque. Mais de meio século depois, a sua fábula sobre o amor e a solidão não perdeu nenhuma da sua força, muito pelo contrário: este livro que se transformou numa das obras mais amadas e admiradas do nosso tempo, é na verdade de alcance intemporal, podendo ser inspirador para leitores de todas as idades e de todas as culturas.
Public Event O princípio de todas as coisas
Public Event O PROBLEMA DO CORVO
Public Event O problema do corvo
Um espectáculo divertido, intimista e ternurento que tem como ponto de partida, velhas caixas de madeira, que pouco a pouco foram sendo habitadas por personagens peculiares... O Rato, a Doninha, a Toupeira, o Senhor Ouriço, que é o Presidente da Assembleia dos Bichos, e entre muitos outros, a Gralha Julieta e o Corvo Cardoso. Ora o Corvo é mentiroso e em Assembleia deliberou-se que todos deveriam ajudá-lo a resolver o seu problema... Com um trabalho cenográfico sóbrio, interessante e que apela à imaginação, "O problema do Corvo" é sem dúvida um espectáculo a que vale a pena assistir!
Public Event O Processo SAAL: Arquitetura e Participação, 1974-1976
Esta será a primeira grande exposição dedicada ao SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local), um projeto arquitetónico e político criado poucos meses depois do 25 de Abril de 1974. Esta fusão entre arquitetura e participação direta, numa tentativa de atender às necessidades de populações desfavorecidas, foi um dos projetos mais pioneiros na Europa do seu tempo.
Public Event O professor de Darwin
Em 2009 celebram-se os 200 anos do nascimento de DARWIN e 150 anos da publicação da sua Teoria da Evolução da Espécies. Este “Ano de Darwin” está a ser comemorado em toda a parte do mundo com espectáculos, conferencias, concursos Académicos, etc. A BARRACA também participa nestas comemorações. “O Professor de Darwin” de Hélder Costa apresenta ao público o professor John Henslow de importantíssima influência na formação do jovem Charles Darwin.
Public Event O Professor de Darwin
Nos 200 anos do nascimento de Darwin, e 150 anos depois da publicação da «Teoria da Evolução das Espécies», «A Barraca» junta-se a um mundo inteiro que comemora estas efemérides. «O Professor de Darwin», de Hélder Costa, apresenta-nos o professor John Henslow, uma decisiva influência na formação do jovem Charles Darwin, bem como a tertúlia que ele organizou na Universidade de Cambridge, berço de brilhantes cientistas e filósofos Ingleses e Irlandeses do século XIX.
Public Event O Professor e o Louco
Baseado no best-seller de Simon Winchester, O PROFESSOR E O LOUCO é uma extraordinária história verídica de génio, obsessão e loucura, centrada em dois homens extraordinários, que em 1857 conceberam o Dicionário de Inglês de Oxford - um dos projetos mais ambiciosos e revolucionários da época O Professor James Murray (Mel Gibson) aceita o desafio de criar o dicionário mais abrangente de sempre, mas sabia que necessitaria de um século para recolher todas as definições necessárias. Contudo, através do uso de ajudas fornecidas por pessoas de todo o mundo, a obra poderia ser acabada em meras décadas.
Public Event O Professor - Óscar Lopes
Assinalando os seus 53 anos de existência, a Árvore organiza um ciclo de conferências homenageando personalidades das várias áreas do saber.
Public Event O Progridor - O Palácio de Cristal em 1865
Breve apresentação em multimédia sobre a inauguração do Palácio de Cristal em 1865, seguindo-se uma visita orientada ao Museu Romântico da Quinta da Macieirinha.
Public Event O Projecto
A Companhina de Teatro Vintena Vadia através da peça intitulada ''O Projecto'' apresenta-nos o percurso pessoal e profissional de 3 atrizes de teatro. Este grupo de teatro amador, intitulado Vintena Vadia, surge de um conjunto de alunos da turma do Curso de Teatro Livre da ESMAE. Os espetáculos decorrerão na Fundação Escultor José Rodrigues todas as quintas, sextas e sábados entre os dias 9 a 25 de novembro, sendo apresentado a partir das 21h30.
Public Event O Projeto de John Carr
Visita orientada ao edifício Monumento Nacional Hospital de Santo António. Sabia que há túneis sob o Santo António? Reviva o passado…
Public Event O Projeto de John Carr
Visita orientada ao edifício Monumento Nacional Hospital de Santo António. Sabia que há túneis sob o Santo António? Reviva o passado…
Public Event O Projeto de John Carr
Visita orientada ao edifício Monumento Nacional Hospital de Santo António. Sabia que há túneis sob o Santo António? Reviva o passado…
Public Event O Projeto de John Carr
Visita orientada ao edifício Monumento Nacional Hospital de Santo António.
Public Event O PÚBLICO
Public Event O Público e o Privado: Objeto de Pintura
Public Event O Público Vai ao Teatro
É um duplo retrato em movimento, o verso e o reverso de uma mesma realidade, que o colóquio “O Público Vai ao Teatro” coloca no centro das suas operações, a partir de um trabalho realizado com um grupo de habitantes da freguesia da Sé do Porto: como se relacionam eles com a oferta teatral da cidade, e como olham para esses públicos os seus agentes teatrais? Um documentário, comunicações e uma conversa-debate geram reflexão sobre estas questões e, pelo caminho, acrescentam-lhe novas interrogações.
Public Event O Quadro Negro / Samira Makhmalbaf
Public Event O Quarto de Dormir
Reconhecer o quarto de dormir como elemento essencial em qualquer habitação.
Public Event O Quarto de Dormir
Breve apresentação multimédia sobre “O Quarto de Dormir”, elemento essencial numa casa, seguindo-se uma visita orientada ao Museu Romântico da Quinta da Macieirinha.
Public Event O que a aprendi com a Arquitectura - Álvaro Siza
A OASRN escolheu, assinalando a assinatura do protocolo de parceria com a Casa da Música, a oportunidade de dar ao público do Porto a possibilidade de assistir à dupla conferência dos Mestres da arquitectura portuguesa, em versão individual, iniciando Eduardo Souto Moura a 22 de Janeiro de 2009 e Álvaro Siza a 23 de Abril de 2009, dedicada ao tema “O que a aprendi com a Arquitectura”.
Public Event O que as nossas mãos fizeram
“O que as nossas mãos fizeram” fala dos milhares e milhares de chapéus que foram produzidos pelas hábeis mãos dos chapeleiros de S. João da Madeira. Verdadeiros artistas no fabrico de chapéus de feltro, estes operários vestiram as cabeças dos portugueses e de muitos povos do mundo. Aristocrata, Cantoneiro, Capeline, D’Aviz, Dallas, Derby, Garbo, Hollywood, Lord e até Vacas Malhadas são apenas alguns dos modelos que estarão à sua espera no Museu da Chapelaria.
Public Event O Que é Gamelão?
Dois gamelões podem parecer-se, mas nunca são iguais. É assim há muitos anos, cerca de dois mil: cada gamelão é uma criação singular para um resultado plural. Afinal, trata-se de um extraordinário colectivo de instrumentos de percussão, concebido para ser tocado em simultâneo por várias pessoas. Posto isto, O que é Gamelão? É a explicação em concerto de um mundo admirável de sons vibrantes nascido no Sudeste Asiático.
Public Event O QUE É ISSO QUE A MÚSICA TEM DENTRO
O que é isso que a música tem dentro? Foi uma pergunta feita, deliciosa e inocentemente, por uma voz muito jovem nos corredores da escola de música do Instituto Orff do Porto. Daí - e depois de um longo silêncio - resultou o direito a resposta, perpetrado e ensaiado num semestre, por alunos, professores e por especialistas convidados. Para pergunta tão valente era necessária resposta a condizer... De mangas arregaçadas, inventaram-se palavras, sons, silêncios, ruídos, gestos, imagens e dramatizações capazes de dar resposta cabal. De toda a azáfama resultou um work in progress, uma COISA MUSICAL...
Public Event O que é Nacional…
Esta visita concentra-se fundamentalmente na história do calçado e do design em Portugal. Fique a conhecer as técnicas tradicionais de fabrico, as regiões de produção, o calçado dos trajes regionais, a realidade da produção nacional, bem como, os designers portugueses mais consagrados. Aprofunde o seu conhecimento sobre a evolução deste sector que se destaca no panorama nacional.
Public Event Visita Temática
Esta visita concentra-se fundamentalmente na história do calçado e do design em Portugal. Fique a conhecer as técnicas tradicionais de fabrico, as regiões de produção, o calçado dos trajes regionais, a realidade da produção nacional, bem como, os designers portugueses mais consagrados. Aprofunde o seu conhecimento sobre a evolução deste sector que se destaca no panorama nacional.
Public Event O que é o Natal? - exposição|pergunta
Esta iniciativa dá a conhecer várias obras de arte e documentos do espólio museológico municipal que evocam o Natal. Além da oportunidade de conhecer o monumental Átrio da Câmara Municipal e de algumas das mais valiosas peças que fazem parte das coleções municipais, o público é convidado a participar ativamente na mostra. À entrada receberá um catálogo de todas as obras de arte e documentos em exposição onde estas... não estão identificados. Percebeu bem: não estão! Será o público a tentar identificar as peças e será premiado o visitante que maior número de peças conseguir identificar.
Public Event O QUE É RITMO? Drumming
Num diálogo musical entre músicos, instrumentos e público, desenvolve-se um mosaico de muitos ritmos e sons — miúdos, gigantes, suaves, estridentes, insinuantes, abruptos, todos se conjugam em registos musicais que exigem movimento ao corpo: pedir ao público para ficar quieto, mais do que um disparate, é uma impossibilidade. Entregue em boas mãos (o grupo de percussão Drumming é uma referência na vida musical da actualidade), este concerto permite apresentar como nasce o ritmo.
Public Event O que é um gaiense? O Património Humano de Gaia
Public Event O Que é uma Big Band?
O que acontece quando 17 músicos e alguns convidados encetam um diálogo animado com o público, apresentando um repertório diversificado que inclui temas conhecidos? Acontece a festa, naturalmente… A Big Band surge, revelando a sua identidade jazzística e uma família numerosa de instrumentos. À formação instrumental de base deste colectivo vão juntar-se outros instrumentos num concerto em que se pretende desmistificar a ideia de que o jazz é uma linguagem musical elitista e difícil.
Public Event O que é uma Orquestra?
O modelo de espectáculos O que é …? permite explicar distintas questões musicais e no primeiro da temporada explica-se o que é uma Orquestra. Como se estrutura este colectivo, que repertórios abarca, quais as famílias de instrumentos que incorpora ou qual o papel do maestro na condução do conjunto de intérpretes são algumas das questões a que a Orquestra Nacional do Porto vai responder.
Public Event O que fazer daqui para trás
Em “O que fazer daqui para trás” João Fiadeiro explora o tempo – duracional, suspenso, intervalar – ao “mesmo tempo” que foca a sua atenção naquilo que fica, no que foi esquecido, no resto. O “resto” cria “vazio”. E é a prova da ausência de uma presença. Ou melhor, é a presença de uma ausência. É no “resto” que vamos encontrar os traços e os rastos para darmos início à impossível tarefa de reconstruir o mundo, uma e outra vez.
Public Event O que guardam as reservas do Museu de Santa Maria de Lamas?!” - Maquetes emblemáticas
Nos próximos meses, o Museu de Lamas dará a conhecer ao público parte do seu espólio, através de um ciclo de exposições temporárias com a designação: “O que guardam as reservas do Museu?!”. A primeira exposição temporária apresenta “Maquetes emblemáticas”. Entrada: adulto: 3 €, Seniores, estudantes, portadores de cartão-jovem: 2 €, gratuito para crianças com menos de 5 anos. Contacto para informações: Marcação prévia para visita orientada - 91 664 76 85, 22 744 74 68 ou geral@museudelamas.pt
Public Event O que nos Contam as Histórias
Public Event O que o Pequeno Coelho Ouviu
Hora do Conto baseada na obra de Sheryl Webster | Este livro conta a história de um coelhinho que ouve de forma errada tudo o que a sua mãe lhe diz, fazendo algumas trapalhadas pelo meio! O Bibliocarro recomenda este conto para ouvir nestas férias da Páscoa.
Public Event O que o pequeno Coelho ouviu
Leitura em voz alta baseado na obra de Sheryl Webster | O que o pequeno coelho ouviu... A história de um coelhinho que ouve de forma errada tudo o que a sua mãe lhe diz, fazendo algumas trapalhadas pelo meio.
Public Event O que podemos dizer do Pierre, de Vera Mantero
"Em 2006 e no âmbito do Dia Mundial da Dança, apresentei no Porto, no Balleteatro, uma pequena improvisação ao som da voz de Gilles Deleuze dando uma aula sobre Espinoza e o seu conceito dos 3 tipos de conhecimento possíveis ao ser humano. Esta proposta apresenta-se na linha de vários outros trabalhos que tenho feito, em que são propostas multiplicidades que põem em interacção filosofia e intuição, verbal e não-verbal, racional e irracional." Vera Mantero
Public Event O que resta de Deus
Paralelamente à apresentação de Breve Sumário da História de Deus - um auto de Gil Vicente que encena uma visão teológica da História -, o TNSJ promove um ciclo de conferências em cujo centro está a ideia (ou o enigma, ou a evidência...) de Deus. Mas para além das questões religiosas, O que resta de Deus convoca também abordagens literárias e das artes plásticas, da história e da ciência. A encerrar, uma conversa sobre a peça e a sua transfiguração cénica, com a participação do Bispo do Porto.
Public Event O que vai na cabeça do menino Manuel
Uma recolha de textos - poemas soltos do escritor Manuel António Pina (Prémio Camões 2011)- num recital de poesia divertido e mágico.
Public Event O QUE VAI NA CABEÇA DO MENINO MANUEL
Um espetáculo musical que nos surpreende com brincadeiras e devaneios. Um ator e um músico têm a missão de apresentar um recital de poesia, mas inventam códigos, personagens imaginárias e jogos, enquanto os poemas se libertam da cabeça do menino Manuel.
Public Event O que vejo desta Torre?
A história da Terra da Maia celebra 500 com o seu Foral: este determinava as regras mediante as quais a sociedade da época estaria organizada. A partir dos conteúdos da exposição “500 Anos do Foral da Maia”, vamos conquistar um território desconhecido, procurando a Torre de Menagem do Monte do Castelo, criando as nossas próprias moedas, e simulando um Foral com regras adequadas ao nosso modo de vida.
Public Event O Quebra-Nozes
Este Natal, a Classic Stage apresenta o espetáculo que vai marcar a temporada, o bailado O QUEBRA-NOZES; um conto tradicional de natal, que vai encher de magia esta quadra festiva. Este magnífico bailado clássico irá encantar o grande público, com uma interpretação excecional da aclamada e prestigiada companhia de ballet Russian Classical Ballet, de Moscovo, liderada por Evgeniya Bespalova e composta por um elenco de estrelas do ballet russo. Assista, em família, a esta obra-prima de ballet clássico. Rigorosamente a não perder!
Public Event O Quebra-Nozes
O magnífico bailado O Quebra-Nozes irá encantar o grande público com uma interpretação excecional pela Companhia Jovem de Dança do Porto acompanhada pela Orquestra da Costa Atlântica liderada pelo maestro Luis Miguel Clemente. O Quebra-Nozes é um bailado duplamente clássico, quer na sua conceção e estética, quer pela sua habitual apresentação na quadra natalícia em diversas capitais europeias. Estreado em 17 de Dezembro de 1892 no Teatro Marinsky de São Petersburgo, é uma criação conjunta de Marius Petipa e Tchaikovsky tendo como ponto de partida a história de Hoffman O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos.
Public Event O Quebra-Nozes - Ballet do Teatro Nacional Russo
O Quebra-nozes é uma fábula que fala da saudade perpétua pela infância perdida e do contraste entre a realidade do mundo dos adultos e o mundo dos sonhos das crianças. Graças ao seu colorido, a extraordinária imaginação que representam os personagens e as aventuras, e a inesquecível música de Tchaikovsky, O Quebra-Nozes converteu-se num dos Ballets mais representados do mundo.
Public Event O QUEBRA NOZES - Ballet Estatal Russo de Rostov
O Quebra-Nozes, convertido numa tradição natalicia em todo o mundo, é também, junto com A Bela Adormecida e O lago dos Cisnes, o ballet mais célebre de Tchaikovsky. Estreou em Dezembro de 1892 no legendário teatro Mariinskii de São Petersburgo, sob a coreografia original de Lev Ivanov e o livreto de Marius Petipa. A história inspira-se no célebre conto de E.T.A. Hoffmann “O quebra-nozes e o rei dos ratos”.
Agenda
Outubro
Do
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31
« Outubro 2019 »
Newsletter