Eventos

Public Event O Palco e a Cidade: Teatro no Porto 1850-1950
Exposição que, partindo da documentação do Arquivo Municipal do Porto, elege o teatro como expressão do diálogo entre as várias artes, a arquitetura, a música, a dança, a moda, etc.
Public Event O Palhaço Tristoleto
O Palhaço Tristoleto de Lourdes Custódio. Era uma vez um palhaço muito engraçado, o Tristoleto. Mas o Tristoleto tinha um problema… é verdade! Tristoleto era um palhaço triste! A sério, não conseguia rir… até que um dia conhece a palhacita Risoleta e tornam-se amigos para sempre. Vem assistir a esta história e descobrir mais sobre o palhaço Tristoleto e da palhacita Risoleta.
Public Event O Panda do Kung Fu 3
Po, o panda mais conhecido do mundo das artes marciais, volta à tela do cinema, para encontrar o seu pai biológico (Li), que há muito não via. Quem não ficou agradado foi o Sr. Ping, que vê Po partir com Li para um sítio onde vivem apenas pandas, e onde poderá sentir-se mais confortável. Só que Kai, um malvado lutador, começa a derrotar todos os mestres, e Po tem de transformar os seus companheiros em Pandas do Kung Fu.
Public Event O Pão e o Linho nas Tradições da Terra
Exploração das Maletas Pedagógicas sobre o Ciclo do Pão e o Ciclo do Vinho, ligando as tradições da região aos utensílios que ainda hoje são utilizados no dia-a-dia.
Public Event O Papalagui
Através dos olhos de Tuviavii descobrimos a nossa própria imagem, do modo como um indivíduo ainda intimamente ligado à natureza nos vê, a nós e à nossa cultura. E isso com uma simplicidade que já perdemos. Desçamos das alturas do nosso espírito até ao modo simples de ver e de pensar deste insular dos Mares do Sul que, liberto do fardo da instrução e ainda autêntico na sua maneira de sentir e de olhar, nos ajuda a entender como perdemos o sentido sagrado do homem, criando ídolos sem vida.
Public Event O Papel
Este projecto vai expor simultaneamente pintura, escultura, desenho e escrita, pretendendo discutir e evidenciar as relações que há entre o papel e as diversas expressões artísticas, relacionando-as com o papel que os Museus em geral têm a desempenhar no processo de transformação da sociedade e, em particular, com a importância do papel para o Museu do Papel-Moeda e a deste Museu para a comunidade em que se insere.
Public Event O Papel do Mês: o Papel de Algodão
Public Event O papel do restauro na memória da cidade - o traslado de 1286 do foral de D. Hugo
Filme onde se apresentam os desafios e as opções no restauro do documento mais antigo do Arquivo Municipal do Porto.
Public Event O Papel do Restauro na memória da cidade - O Traslado de 1286 no Foral de D. Hugo
Filme onde se apresentam os desafios e as opções no restauro do documento mais antigo do Arquivo Municipal do Porto.
Public Event O papel na memória da cidade: o traslado de 1286 do Foral de D. Hugo
Apresentação sobre os desafios e opções no restauro do documento mais antigo do Arquivo Municipal do Porto.
Public Event O Papel Reciclado
Como se faz papel reciclado? Através de um filme animado, o Forminhas mostra todos os segredos da velha máquina que o produz. Pelas mãos das crianças, este papel ganha uma nova vida ao transformar-se em cadernos, sacos de papel, marcadores de livros ou mesmo papagaios e viraventos.
Public Event O Papel Reciclado
Como se faz papel reciclado? Através de um filme animado, o Forminhas mostra todos os segredos da velha máquina que o produz. Pelas mãos das crianças, este papel ganha uma nova vida ao transformar-se em cadernos, sacos de papel, marcadores de livros ou mesmo papagaios e viraventos.
Public Event O Papel Reciclado
Através de um filme animado, o Forminhas mostra todos os segredos da velha máquina que o produz, ganhando uma nova vida ao transformar-se em cadernos, sacos de papel, marcadores de livros ou mesmo papagaios e vira-ventos. Dirigida aos alunos dos 3º e 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico, a atividade tem o custo de 1,5€ (inscrição prévia obrigatória e limitada).
Public Event O Papel Reciclado
Como se faz papel reciclado? Através de um filme animado, o Forminhas mostra todos os segredos da velha máquina que o produz. Pelas mãos das crianças, este papel ganha uma nova vida ao transformar-se em cadernos, sacos de papel, marcadores de livros ou mesmo papagaios e vira-ventos. Público-alvo: 1º ciclo (3º e 4º ano). Entrada: 1,5 €. Marcação prévia. Nº mínimo de participantes: 15 Crianças. Nº máximo de participantes: 30 Crianças.
Public Event O Papel Reciclado
Como se faz papel reciclado? Através de um filme animado, o Forminhas mostra todos os segredos da velha máquina que o produz. Pelas mãos das crianças, este papel ganha uma nova vida ao transformar-se em cadernos, sacos de papel, marcadores de livros ou mesmo papagaios e viraventos.
Public Event Oficina Descobrir O Papel Reciclado
Como se faz papel reciclado? Através de um filme animado, o Forminhas mostra todos os segredos da velha máquina que o produz. Pelas mãos das crianças, este papel ganha uma nova vida ao transformar-se em cadernos, sacos de papel, marcadores de livros ou mesmo papagaios e vira-ventos.
Public Event O Papel Reciclado - Oficina Descobrir
Como se faz papel reciclado? Através de um filme animado, o Forminhas mostra todos os segredos da velha máquina que o produz. Pelas mãos das crianças, este papel ganha uma nova vida ao transformar-se em cadernos, sacos de papel, marcadores de livros ou mesmo papagaios e viraventos. Público-alvo: Crianças dos 6 aos 9 anos (Marcação Prévia). Nº máximo de participantes: 25 Crianças. Informações e inscrições: serviços educativos (22 744 29 47 ou educativos@museudopapel.org)
Public Event O paraíso são os outros
O escritor português Valter Hugo Mãe irá apresentar, no dia 18 de dezembro, às 21h30, o conto O paraíso são os outros, a observação sobre o amor e o relacionamento entre casais, do ponto de vista de uma menina. O livro tem edição em Portugal pela Porto Editora, com ilustrações de Esgar Acelerado. Entrada livre até à lotação da sala.
Public Event O Parque e o Passeio Atlântico: o Porto em busca do seu mar
Conferência no âmbito das Jornadas Europeias do Património. Orador convidado: Arquiteto Nuno Grande
Public Event O Parque em Macro
O Parque de Serralves associa-se às comemorações 25/15 com a realização de uma exposição de macrofotografia, revelando a arte oculta existente nos valores naturais do Parque num conjunto de fotografias em grande formato.
Public Event O Parque em Macro II
Esta exposição renova a oportunidade de ver o Parque de Serralves para além do que naturalmente se consegue observar a olho nu. A macrofotografia, que tem o propósito de captar detalhes de pequenos objetos ou de pequenos seres vivos, muitas vezes invisíveis à vista desarmada, é a técnica utilizada para esta mostra de imagens em grande formato. A fauna e a flora do Parque são evidenciadas num universo imenso e pouco explorado, causando a admiração e o deslumbre do público por este outro mundo escondido que também nos rodeia.
Public Event O passado e o presente das Fardas Municipais
Esta atividade que acontece no Arquivo Histórico todas as terceiras quintas-feiras de cada mês, pretende aproximar a cidade da sua história, trazendo para fora das estantes documentos caracterizadores da nossa memória e do nosso passado cultural. No dia 20 de dezembro Marta Brandão guiar-nos-á por "O passado e o presente das Fardas Municipais".
Public Event O pato selvagem
Public Event O Património Azulejar no Porto
Pretende-se apresentar a evolução histórica e iconográfica do azulejo em Portugal, descobrir o património azulejar na cidade do Porto, dando a conhecer o acervo em exposição na Casa do Infante as técnicas para a sua pintura. Orientada por Nisa Félix.
Public Event O pecado somos nós
Public Event O Pedro e o Lobo
"A obra PEDRO E O LOBO foi composta por Sergei Prokofiev, em 1936, com o objetivo pedagógico de apresentar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos. Nesta história cada personagem (Pedro, Lobo, Avô , Pássaro, Pata, Gato e Caçadores) é representada por um instrumento diferente. O exercício criativo é identificar cada personagem ao seu instrumento. É uma história infantil contada através da magia da música.
Public Event O Peixe Arco-Íris
Teatro de Sombras baseado na obra de Marcus Pfister | Este conto infantil conta a história de um lindo peixe com escamas coloridas que não quer dividi-las com ninguém e, aos poucos, vai ficando sozinho e triste. Mas um dia, descobre que a verdadeira felicidade reside na capacidade de partilhar. Vem assistir a este conto que pretende sensibilizar todos os participantes para a temática da poluição dos Oceanos e a sua influência no Planeta Terra.
Public Event O Pensador - Eduardo Lourenço
Assinalando os seus 53 anos de existência, a Árvore organiza um ciclo de conferências homenageando personalidades das várias áreas do saber.
Public Event O pequeno David e os sem soninho
Um grupo divertido, com músicas animadas para jovens que gostam de se divertir e para adultos que gostam de se sentir como os jovens!!
Public Event O Pequeno David e os sem soninho
O sucesso do "Pequeno David e os Sem Soninho", vive da sua contagiante energia e alegria de tocar ao vivo, com uma banda repleta de instrumentos e que fazem a delicia de todos os ouvidos! São canções originais e orelhudas que nos levam para um imaginário repleto de histórias e personagens divertidas. Ao vivo, com o intuito de preparar as crianças para um universo musical mais rico, introduzem no meio das suas canções, momentos musicais de bandas de Rock de êxito mundial, estabelecendo assim, uma ligação entre o mundo das musicas infantis e o mundo musical dos adultos.
Public Event O Pequeno Pastor
A partir da obra original “O pastor Florival e o Cogumelo Sabichão” de A. M. Pires Cabral.
Public Event O Pequeno Pastor
Peça apresentada pela Companhia Urze Teatro, com encenação e construção das marionetas do Teatro e Marionetas de Mandrágora.
Public Event O Percurso possível
Public Event O Perdão das Árvores
Inspirado no poema de António Correia de Oliveira – O Perdão das Árvores – Jorge Viana Basto captou algumas árvores do Porto (em 2000), não só como forma de representação artística, mas também procurando estabelecer uma reflexão atenta e urgente relacionada com a preservação do Património Dendrológico da cidade do Porto.
Public Event O Peso Certo
Olhando o seu brilhante passado como actor, Fernando Mendes, posiciona-se quanto ao futuro do teatro de comédia em Portugal com o “PESO CERTO”. Sem pôr em causa a tradição, o comediante procura a ligação com as novas tecnologias conseguindo uma nova linguagem cénica. “PESO CERTO” é o peso do talento de um grande actor, Fernando Mendes, que como ninguém retrata no palco o que lhe vai na alma: a paixão pelo teatro.
Public Event O pharmaceutico Agostinho da Silva Vieira
Venha descobrir as técnicas e os progressos na produção farmacêutica hospitalar implementadas por este farmacêutico.
Public Event O pharmaceutico Agostinho da Silva Vieira
Venha descobrir as técnicas e os progressos na produção farmacêutica hospitalar implementadas por este farmacêutico.
Public Event O pharmaceutico Agostinho da Silva Vieira
Venha descobrir as técnicas e os progressos na produção farmacêutica hospitalar implementadas por este farmacêutico.
Public Event O Pharmaceutico Agostinho da Silva Vieira
Venha descobrir as técnicas e os progressos na produção farmacêutica hospitalar implementadas por este farmacêutico.
Public Event O pharmaceutico Agostinho da Silva Vieira
Venha descobrir as técnicas e os progressos na produção farmacêutica hospitalar implementadas por este farmacêutico.
Public Event O Pimento - Oficina de Fotografia
Vamos criar naturezas mortas e experimentar explorar o volume e textura dos alimentos recorrendo a luz artificial ao foco e muita imaginação. A nossa referência Edward Weston e o seu “Pimento nº 30”. Oferta de fotografia impressa.
Public Event O Pimento - Workshop de Fotografia
Vamos criar naturezas mortas e experimentar explorar o volume e textura dos alimentos recorrendo a luz artificial ao foco e muita imaginação. A nossa referência Edward Weston e o seu “Pimento nº 30”. Oferta de fotografia impressa
Public Event O Pinguim Pingalim e o Leão Tião
Public Event O Pintor - Jorge Pinheiro
Assinalando os seus 53 anos de existência, a Árvore organiza um ciclo de conferências homenageando personalidades das várias áreas do saber.
Public Event O pior cego é o que não quer ler
O escritor Afonso Cruz estreia-se nas “Quintas de Leituras”. Conversará sobre tudo o que lhe apetecer com Aurélio Gomes, o apresentador de “Baseado Numa História Verídica” no canal Q. As leituras estarão a cargo da multifacetada Marta Bernardes, do radialista Rui Portulez e ainda do próprio Afonso Cruz. Belo momento de Pole Dance por Joana Silva, antes do esperado concerto dos The Soaked Lamb, a banda do escritor convidado. Prometemos: - não mais irá esquecer esta noite.
Public Event Exposição Anual dos alunos do Centro de Arte
Public Event O Poço
O Poço é um espectáculo que tem como pano de fundo o suicídio no meio rural. Entre 1998 e 2008, no Baixo Alentejo, a média anual de suicídios foi de 53 casos. Na realidade, não se sabe muito bem quais serão as verdadeiras causas. Fala-se da solidão. Do desencanto. Do deixar de sentir-se útil socialmente. Da pobreza. (...)
Public Event O Poço / Jonathan Uliel Saldanha - Festival Dias da Dança
Máquina vertical de exumação acústica. Uma caixa negra que opera um ensaio sobre gravidade, gesto e opacidade, onde os vestígios de presenças, linguagem e ações sustentam uma paisagem intangível. O ímpeto pré-linguístico da voz e a cristalização da ação alimentam um sistema feito da ruína de nexos, a vertigem surge como única mediadora desta mecanismo de ressonância em permanente movimento. Motores iridescentes, queda livre, cintilância e vapor numa câmara de eco.
Public Event O poder da Marioneta com Neville Tranter
SINOPSE / SYNOPSIS O tema da oficina é ajudar a explorar e ensinar aos participantes as possibilidades da marioneta como um forte meio teatral. Além disso, haverá uma forte ênfase no papel do marionetista como um ator que interpreta.
Public Event O poder social das Misericórdias: uma abordagem transversal
Projecto História e Memória Local. Seminário temático: Estado Religião e Comunidade
Public Event O Poeta Acorrentado à Mesa
O Poeta Acorrentado à Mesa retoma a interioridade da forma monologada para mais bem percorrer, iluminar e dialogar com os “rastos e restos” de Céline. No solo do ator Cláudio da Silva, de novo desafiado por João Samões a habitar a vertigem do universo do escritor, condensa-se a energia e poder transformadores das suas palavras, capazes de “fazer tremer toda a vida inteira”.
Public Event O Poeta - Albano Martins
Assinalando os seus 53 anos de existência, a Árvore organiza um ciclo de conferências homenageando personalidades das várias áreas do saber.
Public Event O Poeta perdido
Public Event O polvo coceguinhas
O Polvo Coceguinhas tem oito longos e ondulantes tentáculos, e adora usá-los para fazer cócegas aos outros peixes. Mas um dia, ao acordar a Ostra com umas pequenas coceguinhas, faz tal estrago que só por grande sorte o pudera consertar! Sorte? Um livro divertido sobre acreditarmos em nós próprios e sobre a descoberta das nossas capacidades. Depois de ouvirem a história há que criar seres marinhos e criar-lhes um habitat que os acolha.
Public Event O Ponto Crítico - Beatriz Pacheco Pereira
Public Event O porco muda de casa
O porco muda de casa de Cláudia Fries. Quando um porco se muda para um apartamento vago, os outros animais ficam aborrecidos. “Os porcos são sujos e desleixados”, dizem a Galinha Henriqueta, o Doutor Raposo e a Lebre Nicoleta e, daí a pouco, começam a culpar o novo vizinho por tudo o que de mal acontece no prédio. Contudo, quando o vão visitar para se queixaram, verifica que estavam completamente enganados!
Public Event O Porco Muda de casa
O Porco Muda de Casa, texto e ilustrações de Claudia Fries | Quando o Porco vai viver para o prédio onde moram o Sr. Raposo, a Galinha Henriqueta e a Lebre Nicoleta vai haver uma verdadeira revolução.
Public Event (O) Porto
“A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos, não é o que vemos, senão o que somos” (Fernando Pessoa) O Porto é um lugar de memórias. Tenho aqui algumas raízes. É um lugar de que gosto, um lugar onde acabo sempre por voltar. Tenho vindo a fotografar a cidade, a família, amigos e conhecidos. Fotografo-os à medida que os encontro. De uma ou outra forma, todos habitam o Porto. Cruzo-me com lugares que me fazem sentir. Fotografo-os.
Public Event O Porto à janela
“O Porto à janela” é um trabalho constituído por um conjunto de fotografias, a preto e branco, captadas de dentro para fora e, na maioria das vezes, através de vidros. A minha ideia foi guardar o Porto conforme o vi a partir de diferentes janelas. Nuns casos, há um vidro que está mais sujo do que noutros, tem estilhaços, está picotado ou, simplesmente, escorrido pelo tempo. Do outro lado da janela, para lá das impurezas, estão o Porto e as suas vistas, que também lhe pertencem. ...." Pedro Mesquita
Public Event O Porto à volta dos Livros
Conferências sobre o Porto e livros sobre a cidade, para “re”conhecer a história, as tradições, a geografia e as comunidades do Porto a partir de autores e dos livros que nos deixaram: Almeida Garrett, Júlio Dinis, Ruben A., Ilse Losa, Raul Brandão, João Grave e António Nobre.
Public Event O Porto da Filigrana
Esta atividade pretende aproximar a cidade da sua história, trazendo para fora das estantes documentos caracterizadores da nossa memória. Apresentação por Alexandra Aires.
Public Event O Porto, de Charles Napier Hemy, 1881
Justapondo as imagens da Ribeira, a de hoje e a de Charles Napier Hemy, de 1881, só os barcos atraiçoam o tempo. Barcos que o pintor inglês registou com minúcia nesta pintura, encomenda dos Sandeman. Marcas de diferentes comunidades que espelham diversos valores e sensibilidades, aqui debatidos por um historiador de arte e um investigador da história do Vinho do Porto. www.umobjetoeseusdiscursos.com
Public Event O Porto de Emílio Biel
Percurso cultural no qual se pretende dar a conhecer o Porto oitocentista, onde Emílio Biel foi protagonista em diversas áreas das artes e tecnologia.
Public Event O Porto de Emílio Biel
No âmbito das Jornadas Europeias do Património a Casa do Infante realizará um percurso cultural no qual se pretende dar a conhecer o Porto Oitocentista, onde Emílio Biel foi protagonista em diversas áreas das artes e tecnologia.
Public Event O Porto de Júlio Dinis
Percurso a partir da obra UMA FAMÍLIA INGLESA com destaque na Rua Infante D. Henrique.
Public Event O Porto de Júlio Dinis
Percurso a partir da obra UMA FAMÍLIA INGLESA de Júlio Dinis com destaque na Rua Infante D. Henrique, antiga Rua dos Ingleses.
Public Event O Porto de Júlio Dinis
Conhecer em seis etapas narrativas e ambientes do Porto Oitocentista a partir de UMA FAMÍLIA INGLESA, obra de Júlio Dinis, escritor portuense, com destaque na Rua dos Ingleses.
Public Event O Porto de Júlio Dinis
Comemora-se o 175º aniversário do nascimento de Júlio Dinis com um percurso a partir da obra Uma Família Inglesa de Júlio Dinis com destaque na rua Infante D. Henrique a pé.
Public Event O Porto de Júlio Dinis
Conhecer narrativas e ambientes do Porto Oitocentista a partir de UMA FAMÍLIA INGLESA, obra de Júlio Dinis, escritor portuense, no âmbito do Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor.
Public Event O Porto de Júlio Dinis - Percurso cultural
O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor comemora-se no Arquivo Histórico com o percurso cultural a partir da obra Uma Família Inglesa de Júlio Dinis a destacar o capítulo da rua Infante D. Henrique a pé.
Public Event O Porto de Júlio Dinis - Percurso pedonal
Percurso a partir da obra UMA FAMÍLIA INGLESA de Júlio DINIS com destaque na Rua Infante D. Henrique e em homenagem ao escritor portuense na data do seu falecimento.
Public Event O Porto de Júlio Dinis - Percurso pedonal
Percurso em homenagem ao escritor portuense que nasceu na antiga Rua do Reguinho, a 14 de novembro de 1839. A partir da obra UMA FAMÍLIA INGLESA destaca-se a Rua Infante D. Henrique.
Public Event "O Porto de Nasoni"
Apresentação do guia "O Porto de Nasoni" na Casa do Infante com a presença dos autores Joel Cleto e Sérgio Jacques.
Public Event O Porto de Sophia
Palestra: O Porto de Sophia - por César Santos Silva Da Quinta Andresen ao jardim Botânico. A influência da Quinta do Campo Alegra na obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Public Event O Porto Desconhecido - Histórias ao Vivo
Apresentação de histórias de vida contadas ao vivo pela população afeta a centros sociais e coletividades da zona histórica do Porto, no âmbito do projeto "Porto Desconhecido".
Public Event O Porto do nosso tempo…
Espaço de diálogo onde os utentes idosos do Centro de Dia irão partilhar histórias do seu tempo de juventude. Vamos ouvir e aprender histórias reais do Porto antigo.
Public Event O Porto dos 5 Sentidos
O projeto “O Porto dos 5 sentidos” é promovido pela Casa do Infante – Monumento Nacional integrado na zona classificada pela UNESCO em 1996 como Património Mundial. Está integrada na gestão da Casa do Infante: o museu, o arquivo histórico, a sala de exposições temporárias e o auditório.
Public Event O Porto dos 5 sentidos
Esta atividade está dividida em duas sessões na Casa do infante e visa a exploração do Património através dos cinco sentidos.
Public Event O Porto dos Brasileiros
Percurso orientado pela Drª Isabel Andrade Silva que põe em evidência na cidade o enorme contributo dos emigrantes brasileiros ao nível das finanças, da banca, do comércio, arquitetura e obras beneméritas.
Public Event O Porto dos Cafés
Os cafés como espaço público sempre foram local de encontro de livres pensamentos e desempenharam um papel primordial na identidade revolucionária da cidade do Porto. Percurso por Manuel Araújo.
Public Event O Porto dos Cafés
Os cafés como espaço público sempre foram local de encontro de livres pensamentos e desempenharam um papel primordial na identidade revolucionária da cidade do Porto. Percurso conduzido por Manuel Araújo.
Public Event O Porto dos Cafés
Os cafés como espaço público sempre foram local de encontro de livres pensamentos e desempenharam um papel primordial na identidade revolucionária da cidade do Porto. Percurso orientado por Manuel Araújo.
Public Event O Porto dos meus Sentimentos
O porto de abrigo, o porto de partida, o porto de passagem, o porto de chegada, o porto fotográfico. O Porto, os seus (re)cantos e a sua magia. A exposição de fotografia que estará patente na Casa do Infante no início de 2010, entre 15 de Janeiro e 14 de Março, mostrará a cidade do Porto fotografada pela máquina e pelo olhar de Hugo Tinoco.
Public Event O Porto e a inauguração do Palácio de Cristal
Percurso em torno do Jardim e Mata do Palácio de Cristal, orientado pela Drª Maria Helena Pimentel.
Public Event O Porto e as Invasões Francesas – OFÍCINAS PEDAGÓGICAS
CONSTRUÇÃO DE UMA MAQUETA - Modelagem em pasta de papel de várias figuras para a recriação do Desastre da Ponte das Barcas; JOGO DA GLÓRIA - Participação no tradicional “Jogo da Glória”, no qual se colocam à prova os conhecimentos adquiridos - EXPLORAÇÃO DO TEATRO DE FANTOCHES - Oficina de encenação em teatro de fantoches baseada no desastre da Ponte das Barcas ; AS INVASÕES FRANCESAS EM DEBATE - As Invasões Francesas trouxeram benefícios para Portugal? Sim ou Não? Debate de ideias.
Public Event O Porto e as Invasões Francesas - VISITAS ORIENTADAS
Visitas animadas com a realização de várias actividades ao longo do circuito, Necessária marcação prévia; horário a combinar; para grupos até 25 pessoas
Public Event O Porto e o Palácio de Cristal
Percurso em torno do Palácio de Cristal: os seus jardins, a mata e a Quinta da Macieirinha. Apreciação da paisagem e das particularidades do terreno. A Natureza da vegetação e a qualidade da água . História do Lugar. Percurso orientado pela Drª Maria Helena Pimentel.
Public Event O Porto e o Palácio de Cristal
O Museu Romântico da Quinta da Macieirinha volta a integrar as comemorações do Dia Internacional dos Museus com um percurso interpretativo à volta dos Jardins do Palácio de Cristal, a mata e o e a Quinta da Macieirinha.
Public Event O Porto em Expansão: a Rua de Álvares Cabral
Projetada a partir de uma quinta rural, a antiga Quinta de Santo Ovídio deu lugar à Rua de Álvares Cabral, urbanização do início do século XX, hoje classificada como Conjunto de Interesse Público. Percurso orientado por Isabel Andrade Silva.
Public Event O Porto há 518 anos
Nesta conversa, com a presença dos responsáveis pela produção da maqueta e outros convidados, pretende-se revisitar e “corrigir” a maquete do Porto Medieval, de 1994 e atualmente em exposição no museu da Casa do Infante, à luz do conhecimento atual. Orientada por António Manuel Silva.
Public Event O Porto Íntimo de Aurélio Paz dos Reis
Fotógrafo portuense, introdutor do cinema em Portugal e respeitável cavalheiro, Aurélio da Paz dos Reis (1862-1931) era um cidadão da sua cidade e fazia de si um cidadão do mundo. A exposição “O Porto Íntimo de Aurélio da Paz dos Reis” pretende mostrar uma parte significativa de todo um conjunto de imagens que em 1997, Hugo da Paz dos Reis, neto do fotógrafo, doou ao Centro Português de Fotografia juntamente com muitos outros itens que formam espólio incomparável.
Public Event O Porto lúdico
Jogo de descoberta da zona histórica do Porto: as crianças respondem a várias questões percorrendo o museu em busca das respostas construindo a cidade por quadrantes num mapa gigante. Também pintam, recortam e colam sete monumentos que pela legenda fornecida os vão colocar nos locais corretos.
Public Event O Porto lúdico
Jogo de descoberta da zona histórica do Porto: as crianças respondem a várias questões percorrendo o museu em busca das respostas construindo a cidade por quadrantes num mapa gigante. Também pintam, recortam e colam sete monumentos que pela legenda fornecida os vão colocar nos locais corretos.
Public Event O Porto na coleção “Ephemera”
A coleção foi iniciada em 1986 resultado de diversas ofertas e aquisições ao longo dos anos por parte do Arquivo Histórico. Inclui documentos de diversas tipologias: convites, estampas, cartões, cartões de Boas-Festas, rótulos, cadernetas de papel odorífico, brindes, programas de espetáculos, cartazes etc. Através destes registos perceberemos o contexto sociológico da cidade ao longo dos tempos.
Public Event O Porto na Implantação da República
Actuação do rancho Folclórico do Porto com cantigas, danças e textos poéticos da República Portuguesa com poesia musicada de Guerra Junqueiro.
Public Event O Porto na Literatura
Esta atividade que acontece no Arquivo Histórico todas as terceiras quintas-feiras de cada mês, pretende aproximar a cidade da sua história, trazendo para fora das estantes documentos caracterizadores da nossa memória e do nosso passado cultural. No dia 17 de Janeiro, Rosário Guimarães apresentará "O Porto na Literatura".
Public Event O Porto na segunda metade do séc. XVIII: Erguer o Hospital Novo
Visita orientada ao edifício Monumento Nacional Hospital de Santo António. Sabia que… parte da pedra aplicada na sua edificação proveio da Muralha Fernandina? Reviva o passado…
Public Event O PORTO NAS INVASÕES FRANCESAS
A exposição comemorativa do bicentenário das Guerras Peninsulares, organizada pela Câmara Municipal do Porto. Reunirá um importante acervo documental e museológico sobre o período das invasões francesas. Vai estar aberta ao público até 10 de Setembro, após a realização do Congresso Internacional sobre as Guerras Peninsulares, organizado pela Universidade do Porto, com o apoio da CMP.
Public Event O Porto Oitocentista e a sua Botica Hospitalar
Venha conhecer a botica oitocentista do Hospital de Santo António e aproveite para descobrir as correntes terapêuticas da época.
Public Event O Porto oitocentista nas gravuras da colecção Monteiro de Andrade
Exposição de gravuras sobre o Porto, da colecção Monteiro de Andrade, a partir das quais se realçam acontecimentos históricos, aspectos urbanísticos, económicos e sociais da cidade oitocentista.
Agenda
Outubro
Do
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31
« Outubro 2019 »
Newsletter