Eventos
-
Line of Two
- A cumplicidade entre Miguel Flor e Nuno Paiva é já do conhecimento de todos, assim como o gosto desenvolvido, por esta dupla, nas áreas da música e dança e nos saltos em pista. Line Of Two é portanto um projecto a dois mas que pretende afirmar-se como uma festa para todos e principalmente para aqueles que se familiarizam com a pista de dança.
-
Line Rousseau / A propic - Distribution and sales in the cultural ecosystem
- A propic é uma agência criativa responsável pela promoção internacional de coreógrafos/as e pela distribuição do seu trabalho. Nesta oficina, Line Rousseau partilhará a metodologia da agência com destaque para o trabalho de distribuição/circulação e vendas no ecossistema cultural.
-
Lineless
-
Linha Ponto e Vírgula
- Exposição que reúne caricaturas de escritores nacionais , lusófonos e de outros países, da autoria do caricaturista André Carrilho. Na Sala Polivalente da Biblioteca.
-
Linha, Ponto e Vírgula
- Da autoria do caricaturista André Carrilho, cedida pela Casa de Camilo em S. Miguel de Seide. A exposição reúne 80 caricaturas de escritores nacionais e estrangeiros. Entrada gratuita.
-
Linhas cruzadas
- A partir das obras de Nuno da Luz “C´mon”(2011) e de Ricardo Jacinto “Térnios” (2010), exploram-se a propagação de sons e pintura através da construção de um intercomunicador feito com copos de plástico e fio. O emissor diz uma palavra e o recetor desenha o que ouve.
-
Linhas de vento
- A exposição coletiva é composta por um conjunto de obras de artistas internacionais associados ao movimento land art ou earthworks como Richard Long, Hamish Fulton e Ana Mendieta que a partir de finais da década de '60 do século XX tomaram a natureza como ponta de partida para a criação de obras concebidas fora dos ateliers. A mostra estabelece um diálogo entre as obras destes artistas com os trabalhos de alguns dos maiores nomes da arte contemporânea portuguesa, como Alberto Carneiro, Fernando Lanhas, Lourdes Castro e Luísa Cunha.
-
Lion: A longa estrada para casa
- Em "LION – A Longa Estrada para Casa", Saroo, de cinco anos de idade, perde-se num comboio que se afasta de casa e da família. Assustado e desnorteado, acaba a milhares de quilómetros de distância, na caótica Calcutá, na Índia. Por milagre, ele sobrevive a viver pelas ruas, escapa de todos os tipos de terrores e termina num orfanato que, por si só, não é exatamente um refúgio seguro. Uns dias depois, Saroo é adotado por um casal australiano, e reencontra o amor e a segurança necessárias para crescer saudável.
-
Liquid Societies
- Liquid Societies é uma série iniciada em 2016 despoletada pela crise dos refugiados do Médio Oriente e estendendo-se à sociedade contemporânea como um todo: rápida, frágil, alucinada e alucinante, de valores mutáveis e baseada em sistemas facilmente corrompíveis – questões plasticamente trabalhadas, por vezes até à exaustão, resultando num afastamento do contexto e conteúdo e aproximação do do abstrato e da liquicidade da Arte Contemporânea.
-
Lírio Roxo – Música tradicional portuguesa
-
Lisa Bassenge
- A cantora Lisa Bassenge entrou no mundo do jazz no início dos anos 2000 como um cometa, mas deixou inequivocamente claro que o termo jazz era muito restrito para ela. Assim, a artista berlinense assume-se como cantora de Jazz Pop livre de qualquer preconceito. Lisa Bassenge dedica o seu novo concerto 'Mothers’ ás mulheres que marcaram ao longo dos tempos o panorama da musica Pop . Compositores como Joni Mitchell, Carole King, Suzanne Vega e PJ Harvey juntam-se a Billie Eilish na sua Set List.
-
LISA GERMANO + PHILIP SELWAY
-
LISBOA/HELSÍNQUIA - Orquestra Nacional do Porto
- Anu Komsi fez a estreia nacional de Leino Songs, da Compositora em Residência Kaija Saariaho, na Casa da Música. Desta feita é a sua irmã gémea, a soprano finlandesa Piia Komsi, que canta este ciclo de canções sobre poemas épicos do seu país e um ciclo sobre poemas de Fernando Pessoa da autoria de Luís Tinoco. Este é um programa com obras de compositores portugueses e finlandeses e inclui uma obra raramente apresentada de Sibelius marcada por elementos que retratam a paisagem finlandesa.
-
Lisboa String Trio
- Admitindo que “jazz” e “português” podem coexistir sem sobressaltos, o premiado trio formado em 2013 por José Peixoto, Bernardo Couto e Carlos Barreto convida a um encontro improvável e intemporal entre novas formas de expressão poéticas e subjetivas e as lendas e as memórias de um monumento nacional cujas origens antecedem a própria nacionalidade.
-
Lisboa String Trio
- A guitarra de José Peixoto, o contrabaixo de Carlos Barreto e a guitarra portuguesa de Bernardo Couto voltam a reunir-se para propor novas formas de expressão para sentimentos intemporais, num local onde a natureza verdejante se funde de perto com as marcas do património secular e as artes do nosso tempo que extravasam fronteiras e interpretações.
-
Lisboa String Trio
- Numa Casa que acolheu incontáveis vultos e lendas das artes e da cultura do século XX, a música deste trio volta a manifestar-se especial, equidistante das várias tradições em que se inspira, numa derradeira e atrevida procura de uma expressão possível de um jazz português, ou daquilo que se poderá (se se puder) definir como o seu sentir.
-
Lisboa String Trio + Cristina Branco
- Guitarra clássica, guitarra portuguesa e contrabaixo juntam-se à voz feminina para um concerto na Igreja de São Tomé de Bitarães. Como herança do passado, o testemunho caberá ao templo que desde o século XVIII substitui as ruínas de uma igreja erigida pela Infanta D. Mafalda, filha de D. Sancho I, num cenário realçado pelas tílias da alameda envolvente. Já enquanto manifestação de atualidade musical, a tarefa está confiada aos instrumentistas e à cantora que ainda recentemente colaboraram nas gravações do álbum mais recente do Lisboa String Trio.
-
LISÍSTRATA
-
Listen
- O drama vivido por uma família portuguesa emigrada no Reino Unido, a quem os serviços sociais retiram a guarda dos três filhos, que consideram em risco de sofrer danos emocionais, desencadeando os protocolos do sistema de adopção forçada. Desesperados, os pais tentam encontrar uma forma de provar que são capazes de cuidar das crianças, antes que seja demasiado tarde.
-
Listen
- No dia 10 de novembro, terça-feira, às 19h00, o ecrã do Cine-Teatro Garrett, vai exibir o filme "Listen", de Ana Rocha de Sousa.
-
Lita Mora
- ‘Assim, ao longo dos tempos, a humanidade inventou animais fabulosos, seres híbridos, alguns dos quais surgiram do inconsciente, outros serviram para explicar o inexplicável. Com isto criou-se um jogo de símbolos que permitiu o conhecimento de las coisas visíveis e invisíveis.(...) Lita Mora
-
Lita Oliveira, Pintura
-
Literacia para Todos - Como Elaborar Bibliografias
- Todos os trabalhos académicos ou de investigação pressupõem a pesquisa de material bibliográfico e a sua utilização e, por consequência, todas as fontes de informação consultadas devem ser referenciadas de uma forma normalizada. Onde posso recolher a informação que preciso? Para que servem as Bibliografias? De que forma devem ser feitas? - são algumas das questões que pretendemos responder.
-
Literatura em Movimento: os melhores livros para o acompanhar nas férias
- A Biblioteca Municipal da Maia tem o privilégio de selecionar um conjunto de documentos com uma leitura atrativa, para acompanhar os nossos utilizadores nas férias. Leve livros nas suas viagens e prepare-se para mergulhar na realidade e na imaginação.
-
Literatura em Viagem
- O Encontro Internacional: LEV – Literatura em Viagem, reúne em torno da literatura de viagens, cerca de 50 escritores e personalidades provenientes dos quatro cantos do mundo, para falar de livros, suas experiências e viagens, sob a “capa” de temas sugestivos, em várias mesas redondas, num encontro que promove o livro, a leitura e o diálogo intercultural. O LEV abrange ainda uma programação mais vasta, como lançamentos de livros, concertos intimistas, exposições que exploram várias matérias e materiais e encontros de escritores nas escolas.
-
Literatura em Viagem
- O encontro internacional de escritores: LEV – Literatura em Viagem, reúne em torno da literatura de viagens, cerca de 50 escritores e personalidades provenientes dos quatro cantos do mundo, para falar de livros, suas experiências e viagens, sob a “capa” de temas sugestivos, em várias mesas redondas, num encontro que promove o livro, a leitura e o diálogo intercultural. O LEV abrange ainda uma programação mais vasta, como lançamentos de livros, exposições que exploram várias matérias e materiais e encontros de escritores nas escolas. Público em geral
-
Literatura em Viagem – LeV 2017
- Mais de uma dezena de escritores nacionais e estrangeiros vão estar em Matosinhos entre os dias 12 e 14 de maio, para a edição de 2017 do festival literário LeV – Literatura em Viagem. Organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos, o LeV de 2017 voltará a ter como base a Biblioteca Municipal Florbela Espanca e a Europa como tema de discussão. Inspirados pelo mote «Abel e Caim, irmãos europeus», os autores presentes no festival irão tentar sanar querelas abertas no imaginário e vivência dos europeus pelo menos desde que Zeus raptou Europa.
-
Literatura em Viagem
- Conferências, homenagens, LEVZINHO, lançamento de livros, exposições.
-
Literatura em Viagem
- “Mais importante que o destino é a viagem”. Estas palavras de Eduardo Lourenço servem de mote para o encontro Internacional “Literatura em Viagem”, organizado pela Câmara Municipal e que, durante alguns dias, transforma Matosinhos na capital nacional da literatura de viagem. Uma viagem pelas viagens. Pelas palavras. Pelos mundos do mundo. Pelos trilhos percorridos naquele continente longínquo. Pelos desertos intermináveis da imaginação.
-
Literatura em Viagem
- «O Rapto de Europa, uma viagem» é o mote do LeV 2016.
-
LITERATURA FANTÁSTICA
- Debates, Workshops, Palestras, Conferências, Apresentação de livros, Exibição de filmes temáticos Este programa é feito em colaboração com diversas entidades e personalidades de reconhecida qualidade na valência da literatura fantástica, num cruzamento com o Cinema. O objectivo é fazer um levantamento do meio editorial actual e das tendências da literatura contemporânea na área do fantástico. Todas as iniciativas no âmbito deste evento serão de entrada livre. Iniciativa da Cinema Novo CRL
-
Little Artists Exhibition
- A UNESCO, no atual contexto da pandemia de COVID-19, lança a iniciativa Little Artists Exhibition, com a qual se pretende desafiar crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, para conceberem obras e realizarem desenhos sobre o património mundial da UNESCO. As criações e desenhos poderão basear-se em “memórias de férias em família ou em lugares que se visitaram através de livros, filmes ou num programa de Televisão ou ainda ser fruto da imaginação”. A UNESCO fará a seleção dos desenhos, com base na qualidade artística, originalidade e diversidade, que serão posteriormente apresentados no site da UNESCO.
-
Little B / Visões Úteis
- “Little B”, a nova criação do Visões Úteis, é um espetáculo concebido, escrito e dirigido por Ana Vitorino, Carlos Costa, Mário Moutinho e Sara Barros Leitão, assumindo e ampliando a dinâmica colaborativa que é marca da identidade da companhia. Inspirado pela biografia profissional de Mário Moutinho – Artista Associado do Visões Úteis em 2018/2019 -, o espetáculo recusa, no entanto, uma perspetiva arquivista ou documentarista: não interessa tanto a vida do Mário, mas a pluralidade de vidas que uma vida pode conter; não tanto a sua vida vivida, mas a sua vida por viver.
-
Liturgia
- Liturgia explora o modo como as palavras inventam o momento irreversível de um assassinato, ao antecipá-lo na forma de sonho e fábula. Depois do suicídio rural, a Panmixia foca agora o homicídio nas grandes cidades. O anonimato urbano levará inexoravelmente à indiferença, à impunidade? Quais são as barreiras que impedem o homicídio? Serão só culturais ou religiosas? Ou outras?
-
Live & Max for Live
- Com a introdução do Max4Live, o conhecido software de performance e produção musical Ableton Live ganhou nova dinâmica, permitindo ao utilizador criar os seus próprios dispositivos. Este curso explora os componentes essenciais à criação, englobando não só os dispositivos do Ableton como outras ferramentas
-
Living Art Project
-
Livr’ Artes
- Está patente ao público a exposição coletiva “Livr’Arte” com diversos trabalhos artísticos de docentes de EVT e EV da Escola EB2,3 Bento Carqueja de Oliveira de Azeméis.
-
LIVR’Arte: Apresentação dos livros “Guardiões das florestas” e “O mistério da Rainha Roxa”
- Encontro literário com os escritores Márcia Morgado e Evandro Morgado com a apresentação dos livros “Guardiões das florestas” e “O mistério da Rainha Roxa”. Este encontro integra o programa da exposição “LIVR’Arte”, uma exposição colectiva que reúne os trabalhos artísticos realizados por docentes das disciplinas de Educação Visual e Tecnológica (EVT) e Educação Visual (EV) e está patente ao público até 11 de Junho.
-
Livres como Livros
- A Universidade do Porto(UP) e a Câmara Municipal do Porto (CMP), unidas no projeto Livres como Livros, totalmente dedicado à promoção da leitura, dinamizarão, em paralelo, dois programas, a decorrer entre Abril de 2012 e Dezembro de 2013, na Biblioteca Almeida Garrett. O 1º, A Arte de Sermos Livros, inclui 14 sessões dinamizadas por elementos de vários quadrantes da sociedade; o 2º, Livros da Minha Vida, terá 18 sessões a cargo de 2 personalidades ligadas à UP e à CMP, em dinâmica de comunidade de leitores.
-
Livres como livros
- Pretende-se despertar o interesse do cidadão para a Leitura, convidando-o assistir a Workshops sobre livros. Foram convidadas escritores que falarão sobre as suas experiêcias de como o livro é concebido, pensado , vivenciado e escrito.
-
Livres na Casa com Memória | Livres. Na Casa com Memória | Livres na Casa. Com Memória
- Visita guiada pela história do Palacete de Visconde Trovões, contada pelo historiador Joel Cleto.
-
Livro de Despezas - D Manuel I – Caminhos de Santiago
- Cidade aberta ao mundo, o Porto tornou-se abrigo e ponto de passagem para Santiago, como regista o “Livro de Despezas com Festejos”, memória das taxas cobradas por ocasião da peregrinação de D. Manuel. Serão estas despesas e fé diferentes das que hoje levam os peregrinos até ao túmulo do apóstolo? Explicam-no o presidente da Fundação Caminhos de Santiago e o Conde de Calheiros. www.umobjetoeseusdiscursos.com
-
Livro de Horas / Manuel Tur
- “Todo o mundo é um palco”, diz Jacques em “Como vos Aprouver”, reproduzindo a mais universal das ideias, a de que a vida é uma sucessão interminável de palcos: camas, quartos, salas, corredores, casas, ruas, bairros, cafés, escritórios, jardins, hospitais, lugares desconhecidos e outros que nos são familiares. O que revelamos e o que ocultamos quando subimos ou descemos o pano; que truques, gestos e artifícios usamos no palco, nas longas e também nas breves cenas da vida social? E mais importante ainda: que personagens e papéis representamos para nós mesmos, no interior da nossa cabeça?
-
Livro de Maria Clara Vide
- Maria Clara Vide apresenta o seu livro na Feira do Livro de Natal.
-
Livro Memórias de um mundo de sonho – (Dia do livro e dos direitos de autor)
- No âmbito das comemorações do "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor", pretende-se chamar a atenção para a importância da leitura e para a beleza e encanto de um livro.
-
Livros
-
Livros – Hora do Conto
- «Naquela montanha, o sol e a chuva iam e vinham todos os dias. De manhã, brilhava o sol e as lagartixas corriam animadamente. À tarde, chovia e os caracóis saíam para passear. À noite, brilhava a lua e os grilos cantavam. Uma tarde começou a chover e, enquanto corria para casa, a Lagartixa cruzou-se com o Caracol, que nesse preciso momento punha a cabeça de fora. Este encontro casual provoca um autêntico amor à primeira vista à Lagartixa, que decide ir procurar o Caracol todos os dias.»
-
Livros – Hora do Conto
- «A Tina não é como as outras vacas. Adora explorar e descobrir coisas novas e sonhar. Será que ela consegue provar às irmãs que há mais na vida do que ruminar relva? Profundo e divertido, o livro perfeito para quem gosta de experimentar coisas novas (…)»
-
Livros – Hora do Conto
- Um dia Grisela sentiu-se muito triste, tão triste como a sua pele cinzenta. «Tenho de fazer alguma coisa», pensou. Agarrou num balde de tinta vermelha e disse: - Se me pintar com uma cor alegre, de certeza que vou ficar contente.... Experimentou todas as cores, mas Grisela não se sentia melhor pintada com nenhuma delas ou com o que quer que fosse: nem de vermelho, nem de verde, nem de amarelo, nem às riscas, nem com flores, porque os outros animais acabavam sempre por se rir dela. Então atirou-se à água... Uma história simples sobre a importância de sermos nós próprios.
-
Livros – Hora do Conto
- O Lobo das Meias é uma versão de um conto da tradição oral portuguesa. Esta narrativa opõe um lobo e uma raposa, que, como tantas vezes acontece na tradição oral, se mostra astuta. Mas aqui há uma diferença em relação ao que é a regra nos contos tradicionais: a raposa parte de uma situação de desvantagem e injustiça, uma vez que o lobo a quis prejudicar junto do Rei dos Bichos, mas acaba por levar a melhor no final, expondo o Lobo a uma situação ridícula perante os outros animais. Trata-se de um conto cuja moralidade, exposta de modo cómico, é intemporal.
-
Livros – Hora do Conto
- «O galo Pinto queria engaiolar a menina Juliana e a vaca Ruiva fez de casamenteira. No estábulo, assim que se soube da notícia, andavam todos a correr: as galinhas punham ovos para fazer um bolo, a vaca preparou as natas, as cabras apanharam amoras das silvas, os porcos colheram flores, e um coro de ovelhas ensaiava músicas para o casamento.»
-
Livros – Hora do Conto
- «O lobo decide que tem de encontrar uma namorada para pôr fim à sua solidão. Mas como sabe ele que encontrou o verdadeiro amor da sua vida? O seu coração vai dar-lhe resposta nas páginas deste divertido livro!»
-
Livros – Hora do Conto
- É impossível fazer os trabalhos de casa quando um avião de macacos aterra à nossa porta. Além disso, os elfos esconderam todos os lápis. E houve também um problema com plantas carnívoras! As desculpas absurdas seguem-se umas às outras, num crescendo hilariante, mas a professora não se deixa enganar...
-
Livros – Hora do Conto
- Martim-Sem-Dentros é um nome que faz rir ou sorrir crianças e adultos. Mas começou por ser o nome de um dos muitos medos da Carolina; da pequena e corajosa Carolina, que, com a ajuda da mãe, e com o engenho e a arte da imaginação e do riso, soube vencer todos os medos que viviam no seu quarto.
-
É tudo Verdade: ou Mentiras do Pequeno Corvo para todas as Ocasiões
- É verdade, nunca se deve mentir - e o Pequeno Corvo deveria saber isso muito bem. O Pequeno Corvo, o Javali, o Texugo e o Urso vão passar umas férias à quinta da Avó Javali. O que ela não sabe é que os quatro decidiram trazer em segredo TODOS os seus amigos! E agora estão metidos num grande sarilho e são obrigados a contar «pequenas» mentiras... Como conseguirão escondê-los, alimentá-los e encontrar um sítio para todos dormirem? Quando se mente quase nada corre de acordo com o planeado…
-
O meu Gato é o mais tolo do Mundo
- O gato de Gilles Bachelet comporta-se como qualquer gato normal: dorme, come, mete-se entre as pernas, cria confusão em casa. Sucede apenas que, neste livro, ele é um enorme, enorme… elefante!
-
Pêra Perinha
- «Nesta história há um pachorrento rinoceronte que, tendo acordado com fome, pede ao filho que lhe vá buscar uma pêra para comer. O pequenito lá parte em busca da pêra. Várias peripécias o esperam…».
-
Yac! Não é um Monstro!
- «Quando os ovos da Senhora Monstra e do Senhor monstro eclodem, eles ficam deliciados por saber que os dois primeiros monstrinhos são ASSUSTADORES e HORROROSOS! Mas depois estala o terceiro – e deste sai um monstrinho fofinho, bonito e COR-DE-ROSA! Oh, não…».
-
Livros a Mexer - Workshop Dança
- O ponto de partida é um livro infantil, que se desenvolve como pesquisa a partir do conceito de dança criativa. É a comunicação através dos sentidos recorrendo ao corpo em movimento, à criatividade e à sensibilização para a literatura. São momentos de interação familiar e de aprendizagem para a criança. Assim, juntos descobrem a história dentro da história já lida e relida. E juntos encontram um movimento partilhado. E juntos saem mais felizes.
-
LIVROS À SOLTA
- Esta exposição apresenta trabalhos concebidos nas escolas por grupos do pré-escolar ao ensino secundário. Os trabalhos expostos são o resultado de diferentes percursos, das interpretações dos seus autores, e da orientação dada pelos respectivos professores e educadores.
-
Livros ao Alto!
- Neste programa, as crianças terão um envolvimento mais efetivo na recriação dos contos, através de sessões que serão dinamizadas em grupo, e, partindo da leitura do(s) livro(s), irão recontar os mesmos, apresentando finais alternativos, ilustrando ou dramatizando cenas, trabalhando em pesquisas relacionadas com personagens, ambientes ou factos sugeridos pelos livros.
-
Livros ao alto!
- Sessão de conto destinada aos/às alunos/as das Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste programa, as crianças têm um envolvimento efetivo na recriação dos contos, partindo da leitura do livro têm de recontar os mesmos e apresentar finais alternativos através de ilustrações ou dramatizações de cenas. Enquanto vigorar o estado de emergência, esta iniciativa será realizada através de videoconferência.
-
Livros com bebés e em família
- Espaço destinado aos bebés e às suas famílias, onde se promove, a partir da exploração de livros infantis, o desenvolvimento de competências precoces de literacia e numeracia, com o envolvimento dos pais. São cinco sessões, repartidas numa semana, que formam um conjunto interligado e coeso, abrangendo diversas áreas do desenvolvimento infantil.
-
Livros com sabor a poesia
- A celebração do Dia Mundial da Poesia decorrerá durante todo o mês de Março na Biblioteca Municipal com várias actividades.
-
Livros com sabor a poesia
- A celebração do Dia Mundial da Poesia decorrerá durante todo o mês de Março na Biblioteca Municipal com várias actividades.
-
Livros da Minha Vida
- Este programa estruturou-se a partir das sugestões de leitura de pessoas que fazem ou fizeram parte da Universidade do Porto e da Câmara Municipal do Porto e pretende ser também mote para a formação de uma Comunidade de Leitores: uma experiência de cumplicidades tecidas a partir de livros antecipadamente divulgados. É um ciclo de 18 sessões que permitem partilhar impressões de leituras marcantes. É esse o desafio que se pretende nesta viagem pelos livros da nossa vida.
-
Livros da Minha Vida
- Integrado no programa “Livres como Livros”, “Livros da minha vida” são conferências em que individualidades convidadas pela Universidade do Porto e pela Câmara Municipal do Porto nos falarão dos livros das suas vidas. Encontro de saberes, de experiências e de personalidades que se destacam em diferentes áreas da sociedade.
-
Livros da Minha Vida
- Integrado no programa “Livres como Livros”, “Livros da minha vida” são conferências em que individualidades convidadas pela Universidade do Porto e pela Câmara Municipal do Porto nos falarão dos livros das suas vidas. Encontro de saberes, de experiências e de personalidades que se destacam em diferentes áreas da sociedade. Nesta edição Bento Amaral e Tiago Guimarães.
-
Livros da Minha Vida
- Pretende-se despertar o interesse do cidadão para a Leitura, convidando-o assistir a conversas sobre livros. Foram convidadas personalidades de vários quadrantes da sociedade, que trarão consigo vivências diferenciadas sobre múltiplos temas. 26 de março:Carlos Pimenta - Álvaro Domingues - Iria Teixeira; 30 de abril: Jorge Alexandre Costa - Mário Bismarck - Paulo Ferreira da Cunha.
-
Livros da Minha Vida
- Pretende-se despertar o interesse do cidadão para a Leitura, convidando-o assistir a conversas sobre livros. Foram convidadas personalidades de vários quadrantes da sociedade, que trarão consigo vivências diferenciadas sobre múltiplos temas. Intervenientes Luiza Cortesão - João Carvalho Moderação Isabel Morujão/Isabel Pereira Leite.
-
Livros da Minha Vida
- Integrado no programa Livres como Livros, "livros da minha vida" são conferências em que individialidades convidadas pela Universidade do Porto e pela Câmara Municipal do Porto nos falam dos livros das suas vidas. Encontro de saberes, de experiências e de personalidades que se destacam em diferentes áreas da sociedade. Em Junho: José Ferreira Gomes e Rui Moreira.
-
Livros da Minha Vida
- Integrado no programa Livres como Livros, Livros da minha vida pretende despertar o interesse do cidadão para a Leitura, convidando-o assistir a conversas sobre livros. Foram convidadas personalidades de vários quadrantes da sociedade, que trarão consigo vivências diferenciadas sobre múltiplos temas.
-
Livros da Minha Vida
- Livros da Minha Vida,pretende ser também mote para a formação de uma Comunidade de Leitores: uma experiência de cumplicidades tecidas a partir de livros antecipadamente divulgados. Encontro de saberes, de experiências e de personalidades que se destacam em diferentes áreas da sociedade que dão os seus testemunhos enquanto leitores. 3 de dezembro: João Sarmento, Júlio Machado Vaz, Maria de S. José Alexandre; 17 de dezembro:José Rodrigues, Alexandra Quintanilha e Francisco José Viegas.
-
"Livros de Elsa Fernandes "
-
LIVROS DE GÉMEO LUÍS
-
Livros e Leituras
- Na semana em que Vale de Cambra consagra-se totalmente aos livros e ás leituras, há actividades de leitura para assinalar o Dia do Livro Infantil e o Dia dos Direitos de Autor.
-
Livros Gordinhos são como...Folhas aos pedacinhos
- Os livros pop-up são criados para serem manipulados e podem assumir diferentes formas, surpreendendo o leitor com imagens que “pulam” do seu interior. Esta oficina é uma excelente atividade para estimular a criatividade dos participantes que são desafiados a criar e a construir o seu próprio livro pop-up!
-
Livros Mágicos
- Nesta oficina, as crianças constroem um livro que, como num passe de mágica, muda de tamanho. Ora grande ora pequeno, pode ser exibido ao mundo ou escondido num bolso como um segredo bem guardado.
-
Livros Miniatura
- Os Livros Miniatura – que não excedem 10 centímetros em nenhuma das dimensões — são os mais excêntricos membros do universo dos livros coleccionáveis. Mas o mundo dos Livros Miniatura nada tem de diminuto: é tão antigo como a própria História da Escrita, e encerra 4000 anos de histórias surpreendentes! Com o auxílio de diversos Catálogos Miniatura, os visitantes percorrem os trajectos marcados e conhecem as mais fascinantes histórias.
-
Livros para ler, sonhar e brincar
- Mostra de livros-objecto do universo infantil pertencentes à colecção da Biblioteca Pública Municipal do Porto.
-
Imagens que saltam à vista
- A partir de uma simples folha de papel e de alguns cortes mágicos, os participantes criam fantásticas personagens animadas que dão vida às suas histórias.
-
Livros Proibidos na Ditadura
- Pretende mostrar ao público em geral, a máquina destruidora do pensamento e da literatura que vigorou em Portugal durante a “ditadura de Salazar e Marcelo Caetano”. Mais do que documentar os anos em que vigorou a Censura, esta exposição visa chamar a atenção de todos para a importância da liberdade, reconquistada no 25 de Abril de 1974. Visitas orientadas (marcação prévia) – 229 783 320
-
Livros são árvores, bibliotecas são florestas
- A realidade supera, hoje, largamente a ficção, obrigando-nos a questionar os formatos tradicionais e a reinventar os seus usos e os seus fins. Como articular o pensamento e a linguagem perante as imagens dos incêndios que destroem as florestas australianas ou a Amazónia? Como aprender com a devastação e com a extinção? A exposição Livros são árvores, bibliotecas são florestas, inaugura um novo ciclo de programação na sala de exposições temporárias da Biblioteca Pública, agora rebatizada Gabinete do Som e pensada como uma extensão da Biblioteca Sonora, o verdadeiro coração pulsante do Museu da Cidade.
-
Livros Solidários
-
Livros Soltos
- Vamos construir livros para ler com as mãos: livros-brinquedo com recortes que se transformam em construções fantásticas; livros-cartaz que se dobram e desdobram; livros-acordeão que encolhem e esticam. Esta oficina introduz técnicas de impressão com monotipia (para os mais novos e monotipia e linogravura (para os mais crescidos).
-
Livros Usados: Procuram-se!
- A Biblioteca Municipal realiza uma recolha de livros usados que estão lá por casa e que mais ninguém quer ler! Já pensou que lhe podem ser úteis? Pense nisso e contribua para o incentivo à Leitura. Os livros usados serão vendido na Feira do Livro Usado, no próximo mês de outubro.
-
LIXO MUSICAL
- Mãos à obra, ou melhor, ao lixo. A intenção é descobrir o potencial musical de objectos vulgares já sem préstimo aparente. Para o efeito, de coisas e loisas fizeram-se instrumentos musicais que aqui são dados a explorar. Assim decorre uma sessão... sem desperdício de boas ideias.
-
LIXO pela OFICINA DE TEATRO DE ESPINHO
- A pobreza, a fome e a miséria são temas tão presentes na nossa sociedade que chega a ser normal aos nossos olhos ver pessoas a dormir na rua. Habituados a tratá-los como lixo esquecemo-nos de que são pessoas e que muitos deles já tiveram as nossas vidas... já foram como nós... De uma forma cómica mas eficaz esta peça trata um tema real apelando à consciência e reflexão do espectador. “Nenhum de nós é o que é…nem somos o que quisemos ser… Se não fingíssemos ser alguma coisa, não éramos nada”
-
Lixólândia
- Nesta terra não há desperdícios. Porque há lixo que é um luxo, e tudo merece uma segunda vida, três vizinhos de hábitos e gostos musicais dis- tintos juntam-se para mostrarem que reciclar é preciso. Dos cenários aos instrumentos, aqui tudo é aproveitado... e bem asseado.
-
Lloyd Cole
- Lloyd Cole tem um caso raro de empatia com o público português. O músico que se estreou na companhia dos Commotions no arranque dos anos 80, tendo editado o clássico Rattlesnakesem 1984, visita-nos desde essa altura, tendo ao longo dos anos actuado inúmeras vezes no nosso país, sempre com grande sucesso. O segredo, claro está, reside na força das canções que foi escrevendo ao longo dos anos.
-
Lloyd Cole and Small Ensemble
- Lloyd Cole é um gigante das canções, um compositor desarmantemente honesto com uma longa carreira. À frente dos Commotions, nos anos 80, experimentou o sucesso pop em toda a força. Nos anos 90, Cole deu início a uma carreira a solo ainda perto da pop e em 2000 aventurou-se com os nova-iorquinos The Negatives antes de passar o resto da década em modo mais solitário, a gravar discos sozinho de um tom mais folk. Agora, 2010 apresenta o novo álbum, Broken Record, que será editado a 13 de Setembro.
-
LMFAO
- Após a fantástica recepção e o sucesso colossal da Cherrytree Pop Alternative Tour no Canadá, A Cherrytree Records traz a digressão à Europa, com os party rockers LMFAO como cabeças de cartaz e com Far East Movement e Colette Carr como convidados especiais. Em Portugal, a digressão passa pelo Coliseu do Porto dia 17 de Janeiro.
-
Lo Cerebro
- Está nas nossas cabeças um dispositivo mais extraordinário e eficiente do que qualquer processador da última geração: o Cérebro. Sabia que o cérebro de um homem e de uma mulher não pesam o mesmo? Ou que contém 30 gramas de colesterol (como uma salsicha de frango)? Ou que somente usamos 10% da nossa sua capacidade? Com um humor absurdo e surrealista, Pez en Raya dá uma conferência sobre como recreamos o mundo exterior e como o cérebro decompõe os fenómenos mentais da vida e os muda, ou não!
-
Lobo Grande e Lobo Pequeno
- "O Lobo Grande vivia desde sempre no cimo da colina, sozinho, debaixo de uma árvore. Um dia chegou o Lobo Pequeno. Agora, debaixo da árvore, são dois. Mas, para o solitário Lobo Grande aceitar outro lobo, mesmo que pequenino, não é assim tão fácil…" Uma hora do conto para crianças dos 3 aos 5 anos, baseada no livro poético e comovente de Olivier Taller sobre a Amizade e a Partilha, agendada para os dias 1 e 3 de março.
-
Lobo grande e lobo pequeno
- O Lobo Grande vivia desde sempre no cimo da colina, sozinho, debaixo de uma árvore. Um dia chegou o Lobo Pequeno. Agora, debaixo da árvore, são dois. Mas, para o solitário Lobo Grande aceitar outro lobo, mesmo que pequenino, não é assim tão fácil… Com ilustrações brilhantes de Olivier Tallec, um livro absolutamente extraordinário, poético e comovente sobre a Amizade e a Partilha. Atividade orientada pelo Núcleo Pedagógico da Biblioteca Municipal, a realizar nos dias 5, 6, 7, 12, 14, 19 e 28 de abril. Destinatários: Dos 3 aos 5 anos. INFO.: 256377030 ou nucleopedagogico@cm-feira.pt
-
Lobo Mau
- Cada Ovelha tem um Lobo. Cada Lobo tem 1002 Ovelhas… E se uma Ovelha tiver 1002 Lobos? E se cada Lobo tiver uma Ovelha? É a mesma coisa? Quantos Lobos tem um Homem? Imagens que às vezes flutuam, voam, ficam a pairar, e caem com todo o peso da gravidade, com a força de um carimbo, entre o absurdo e o surreal espelhando o insólito de lupa na mão. Um espectáculo que cruza teatro, teatro de marionetas, desenho animado e música.
-
Locker Room Talk
- A mala voadora, projeto artístico que vive no Porto desde 2013, estreia-se na programação do TNSJ com esta “conversa de balneário”, uma tradução possível de Locker Room Talk (2017). O dramaturgo escocês Gary McNair construiu esta peça a partir de centenas de entrevistas, onde pediu a homens que falassem desassombradamente sobre mulheres, ou melhor, sobre o que dizem eles sobre elas quando elas não estão presentes.
-
Locus Solus.Impressões de Raymond Roussel
- O Museu de Serralves, em parceria com o Museu Reina Sofia (Madrid), apresenta a primeira grande exposição sobre a figura do poeta, dramaturgo e romancista francês Raymond Roussel (Paris, 1877 – Palermo, 1933). A mostra, intitulada Locus Solus. Impressões de Raymond Roussel, sublinha a enorme influência que Roussel exerceu em criadores contemporâneos, oriundos tanto do campo da literatura quanto das artes visuais.
-
Loja da Comédia
-
Lojas do Porto – História e Identidade
- A exposição pretende realçar o papel do comércio na cidade, ao longo do tempo, sublinhando a importância da mentalidade mercantil na formação da identidade e do caráter portuenses. Relembram-se lojas tradicionais – algumas já desaparecidas, outras ainda existentes -, partindo de documentos, imagens e objetos da CMP, aos quais se juntam ainda objetos de alguns estabelecimentos.