Eventos
-
Ocupação Oliva: Máquinas a Trabalhar e Artistas XS a Criar em Família XL
- Máquinas a trabalhar: o que move uma fábrica? Cabeça e corpo a criar: o que move um artista? Nestas oficinas para famílias vamos conhecer o processo e a criação artística. A cada terceiro sábado do mês o Centro de Arte Oliva convoca todos a ocupar o pátio da antiga fábrica e as salas de exposição para relembrar e ativar a memória da indústria e os processos criativos sempre diferentes! Em setembro seremos apanhados na rede.
-
Ocupação Oliva: Máquinas a Trabalhar e Artistas XS a Criar em Família XL
- Máquinas a trabalhar: o que move uma fábrica? Cabeça e corpo a criar: o que move um artista? Nestas oficinas para famílias vamos conhecer o processo e a criação artística. A cada terceiro sábado do mês o Centro de Arte Oliva convoca todos a ocupar o pátio da antiga fábrica e as salas de exposição para relembrar e ativar a memória da indústria e os processos criativos sempre diferentes! Em outubro celebramos os 6 anos do Centro de Arte Oliva!
-
Ode Marítima
- Leitura da Ode Marítima de Álvaro de Campos, por Pedro Lamares. Um dos mais desafiantes textos da poesia portuguesa. Uma viagem louca pelo Imaginário coletivo das viagens veleiras, pelo abismo da alma, pela crueldade no delírio. A leitura da Ode será integral, ao longo de cerca de 1 hora, despida de cenário e adereços. O texto, a voz e a luz.
-
Odeio este tempo detergente
-
Odisseia: o Colóquio
- “Odisseia: o Colóquio” é uma iniciativa conjunta do TNSJ, do Centro Cultural Vila Flor, do Theatro Circo e do Teatro de Vila Real, com o envolvimento da UTE, em busca de linhas temáticas a desenvolver num ambicioso projecto que tenderá a envolver a comunidade teatral da região Norte, num processo de interrogação e qualificação das suas experiências, à descoberta dos mecanismos de diálogo entre a criação artística teatral e os processos políticos e sociais que determinam a contemporaneidade.
-
Oferenda a Bach
-
Off the Wall/Fora da Parede
- Esta exposição reúne mais de uma centena de obras, acções performativas de artistas, em trabalhos realizados desde 1946 até ao presente. Muitas dessas obras são provenientes da Colecção do Whitney Museum, um dos maiores arquivos do nosso tempo, representativo da relação entre as artes visuais e a as artes performativas. Serão apresentadas obras relevantes de artistas extremamente conhecidos como Carl Andre, John Baldessari, Joan Jonas, Roy Lichtenstein, Robert Longo, Bruce Nauman, Yoko Ono, Claes Oldenburg, Dennis Oppenheim, Richard Serra, Andy Warhol, entre muitos outros.
-
offdança.pt
- 26 out a 25 nov|Edifício AXA, 5.º piso O offdança.pt tem como propósito apresentar trabalhos de criadores com carreiras estabelecidas, mas que não sejam no âmbito do espetáculo propriamente dito. O formato desta edição do offdança.pt será uma exposição que inaugura no dia 26 de Outubro às 22:00, contando com a colaboração dos coreógrafos, Francisco Camacho, Isabel Barros, Madalena Vitorino e Olga Roriz.
-
Officium Ensemble | Tropário para uma Pastora de Ovelhas Mansas
- No ano do Centenário das Aparições de Fátima o Tropário para uma Pastora de Ovelhas Mansas apresenta o trabalho de seis compositores desafiados a pensar Fátima com um olhar musical. O projecto artístico visou constituir um ciclo de música coral, convidando seis compositores a trabalhar sobre cada um dos seis tropos.
-
Oficina de Construção de Máscaras
- Recorrendo à economia sustentável, da preservação da natureza e da educação ambiental, nada melhor do que a criação de máscaras e adereços com materiais recicláveis.
-
Caixa de Amêndoas
- Esta atividade, de carácter lúdico, consiste na construção de uma caixa para amêndoas. Tem como objetivos desenvolver competências no âmbito da destreza manual e promover a reutilização de materiais nas oficinas manuais. Para a realização da mesma é necessário material reutilizável como latas pequenas; frascos de vidro pequenos; fitas, papel decorativos e outros elementos que se considerem úteis para a decoração da caixa e serão a cargo dos participantes.
-
Oficina ‘Como nasce um livro?’ com Marina Palácio
- Integrada no programa ‘Fazer saber Saber fazer’ e orientada por Marina Palácio, a biblioteca municipal promove a oficina ‘Como nasce um livro?’. Trata-se de uma oficina sobre os diversos processos criativos e técnicos desenvolvidos nos livros, desde a criação (a ideia/conceito) ao livro final, a ilustração e a escrita criativa. Estimular os/as participantes para os processos criativos e técnicos na construção de um livro, nomeadamente o texto e a ilustração.
-
Oficina “A Rainha do Mar” AfroKids, Dança e Música Africana
-
Oficina “Bolachinhas e Guloseimas de Natal”
-
Oficina “Brasões, Escudos e Emblemas”
- Exploração de símbolos heráldicos durante a visita à Casa do Infante – Museu / Arquivo Histórico e zona circundante. Execução de brasões com cartão reutilizado.
-
Oficina "Brasões, escudos e emblemas"
- Exploração de símbolos heráldicos durante a visita à Casa do Infante – Arquivo / Museu. Execução de brasões com cartão reutilizado. Destinatários: Pré-escolar, 1.º ciclo do Ensino Básico e ATL’s.
-
Oficina “Brincar com os Sinais de Trânsito”
-
Cabeças do Mundo
- Inspirados na pequena coleção exposta, os participantes vão criar e decorar um chapéu típico de um país tendo em conta o seu uso, a sua forma e os materiais que o constituem.
-
Oficina “Calendários de Advento”
-
Oficina “Constrói o teu automóvel”
-
Oficina “Construção de comedouros para aves”
-
De Samurais a Cowboys
- Usando a tradicional técnica do origami, os participantes terão pela sua frente o desafio de criar e adornar o chapéu do seu herói favorito.
-
Oficina “Decorar com Jornal”
-
Oficina “Descobre as Zonas húmidas e os seus habitantes”
-
Oficina “Floresta - Fonte de vida”
- No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Floresta vamos dinamizar a Oficina "Floresta - fonte de vida" cujos objetivos principais são: Sensibilizar para a importância da preservação das florestas; Aprender a identificar as nossas espécies autóctones; Aprender a identificar os produtos e recursos associados à floresta. Conteúdos gerais. Palestra sobre o tema e dinamização de vários jogos didáticos.
-
Oficina: “Jogo de Culinária Tradicional Portuguesa"
-
Oficina “Mailart & Artbymail”
- Nesta oficina serão explorados materiais e técnicas de expressão plástica comum à Arte Postal assim como serão transmitidas as informações importantes da regulamentação de envio postal no que respeita à Arte Postal. Teremos ainda tempo para uma breve conversa sobre alguns importantes artistas plásticos desta área com visualização e análise de algumas obras assim como terá lugar uma visita guiada pela exposição. Serão também criados objetos artísticos como propósito de serem remetidos a artistas internacionais.
-
Oficina “Metal com arte”
- Destinatários: maiores de 16 anos. Inscrição prévia gratuita.
-
O meu chapéu conta uma história
- A cartola, o chapéu de coco e o sombrero mexicano são chapéus que todos conhecemos, mas será que conhecemos a sua história? Com esta oficina as crianças vão descobrir os grandes segredos dos chapéus e criarem um chapéu à sua medida.
-
Oficina “O subtexto do texto e o texto sem contexto”
- No âmbito da inauguração da exposição coletiva internacional “Livros de Artista, Poesia Visual, Escrita Assémica e Respetivos Derivados” “Numa breve aventura pelo hermético universo da literatura nas artes plásticas vamos explorar a desconstrução e decomposição da palavra escrita como representação abstrata de conceitos, através de exercícios dirigidos a famílias para fruição de crianças e adultos.”
-
Taracenas e calafates
- Oficina de leitura de documentos do acervo do Arquivo Histórico e transcrição de excertos de textos medievais.
-
Oficina “Trabalhar a Bijuteria”
-
Oficina “Trabalhar a Lata”
-
Oficina “Trabalhar a Pele”
-
Oficina “Trabalhar a Sarapilheira”
-
Oficina “Trabalhar o Jornal”
-
Oficina “Uma biblioteca Lusófona” por Carla Moura e João Rosas
- A partir da obra “Contos tradicionais dos países lusófonos” de Fernando Vale, as crianças são convidadas a ilustrar a capa de mini livros e construir uma mini estante.
-
Oficina “Vamos reciclar no Carnaval”
- Atividade gratuita / Inscrição prévia. Destinatários: Crianças dos 4 aos 10 anos, acompanhadas ou não, pelos pais ou familiares.
-
Oficina “Verbo contar” por Carla Moura e João Rosas
- Leitura e criação de um teatro de sombras a partir da obra “Contos tradicionais dos países lusófonos”, de Fernando Vale.
-
Oficina A Carta de Natal ─ Criação de um conto de Natal e a sua dramatização.
- Esta atividade pretende construir um conto de Natal dando às crianças objetos tais como fotografias, frases e palavras avulsas, jornais, entre outros, sendo orientadas pela contadora de modo a potenciar uma busca interior e sensorial das memórias de cada criança. Deste modo pretende-se que as crianças criem uma história em grupo partindo de um imaginário pessoal.
-
A Rota das Especiarias
- O impacto da descoberta de plantas vindas de novos continentes é vasto para a alimentação, medicina e comércio. Os alunos vão traçar percursos com cor num mundo com novo sabor, após a visita ao centro interpretativo “O Infante D. Henrique e os Novos Mundos”.
-
Oficina "A rota das especiarias"
- O impacto da descoberta de plantas vindas de novos continentes é vasto para a alimentação, a medicina e o comércio. Os alunos vão traçar percursos com cor num mundo com novo sabor e odor.
-
À volta da estátua do Infante
- Durante a visita à Casa do Infante, as crianças visualizam projetos que deram origem à estátua. A atividade que se segue é realizada no jardim da Praça do Infante D. Henrique em que cada criança procura uma peça de puzzle. Depois irão construir em conjunto um puzzle da imagem da estátua do Infante.
-
Oficina: À Volta dos Sapos e Lagartos
- Será o sapo um réptil? E terá o lagarto sangue frio? "À volta dos sapos e lagartos” convida-te a vestir a bata de cientista e, de desafio em desafio, a compreender melhor o mundo da herpetofauna. De lupas, luvas, caixas e pinças, vamos conhecer os anfíbios e os répteis que habitam no Parque de Serralves.
-
Oficina "Adereços de Halloween"
-
Oficina Alfabetos Sensoriais
-
Oficina Alfabetos Sensoriais
-
Oficina Artística
- Inscrição prévia gratuita
-
Oficina Artística
-
Oficina Artística
- Inscrição prévia gratuita
-
Oficina Artística “Cores de Schengen”
-
Oficina Artística “Desenhando Eiffel…”
-
Oficina Artística “Gárgulas de Notre Dame”
-
Oficina Artística “Gira, gira o moinho”
-
Oficina Artística “Imagens e Paisagens”
-
Oficina Artística “Luxemburgo em Castelos”
-
Oficina Artística “Navegando na Holanda”
-
Oficina Artística “Paisagem almofada”
-
Oficina Artística “Pirografia Vitivinícula”
-
Oficina Artística “Vamos, de bicicleta”
-
Oficina Artística “Van Gogh, vamos pintar?”
-
Oficina Artística "Árvore de Natal – a Lenda"
-
Oficina Artística "Calendários de Advento"
- Inscrição prévia gratuita. Organização: Câmara Municipal de Gondomar
-
Oficina Artística "Cucu? Cucu!"
-
Oficina Artística "Descobrindo Paul Klee"
-
Oficina Artística "Imprimindo com Gutenberg"
-
Oficina "ATCsATCsATCs"
- Nesta oficina iremos explorar algumas das variantes dos ATC's e suas peculiaridades. Para finalizar e no verdadeiro espírito dos ATC's, iremos trocar obras entre os participantes e com os artistas nacionais e internacionais que cederam obras para a exposição.
-
Oficina Auto da Feira
- Em Auto da Feira, o génio de Gil Vicente encena o mercado livre da existência humana, trazendo para a cena toda a sorte de personagens: anjos e diabos, homens e mulheres, criaturas de hábeis manhas e pastores cândidos – todos, incluindo a cúria romana em pessoa, que vem comprar paz em troca de indulgências. O diretor artístico do TNSJ, Nuno Carinhas, dirige uma oficina de representação que toma por objeto esta alegoria ferozmente satírica, uma parábola sobre o desencontro de dois mundos.
-
Oficina "Bijuteria em cortiça"
-
Oficina "Brasões, escudos e emblemas"
- Exploração de símbolos heráldicos durante a visita à Casa do Infante e / ou no exterior. Execução de brasões com cartão reutilizado.
-
Oficina Coelhos da Páscoa em Chocolate
- Coelhos de Chocolate é oficina que preparamos para celebrar o mês de Abril contigo. E viva a Páscoa e o Chocolate! Cada participante leva consigo as suas Coelhos da Páscoa em chocolate (se resistir...). Inclui visita livre e opcional ao Museu, após cada sessão.
-
Oficina: Conforto ou Desconforto”
-
Oficina Construção de Marionetas "Guardiões da Água”
- Este atelier propõe uma reflexão sobre a temática abordada no espetáculo. Num contexto que incentiva o desenvolvimento da criatividade, cada participante constrói o seu próprio "Guardião da Água". Esta será o ponto de partida para um projeto mais alargado em torno da educação ambiental para a preservação da água, sendo sugeridos num ambiente informal, alguns comportamentos que podem ser adotados no quotidiano e a importância de cada gota de água do oceano.
-
Oficina Cornucópias de Chocolate
- A fortuna e a abundância são alguns dos significados atribuídos às Cornucópias. Mas sabem do porquê? Venham visitar-nos no mês de Março, para descobrir mais sobre a sua origem e aprender a fazer Cornucópias de chocolate.
-
Oficina criativa “As dobras de uma sandália”
- A sandália foi um dos primeiros modelos e variou de uma simples tira sobre o pé até modelos mais complexos. Partindo da técnica de dobras e colagens os visitantes vão criar uma sandália à escala real.
-
Oficina criativa “Cabelos ao vento”
- Certos penteados parecem autênticos chapéus! E se viesses ao Museu fazer um chapéu-peruca? Atelier para crianças entre os 5 e os 14 anos e respetivos pais, avós, tios e tias… Atividade gratuita, mediante marcação prévia. Por favor, contacte o Serviço Educativo do Museu através do 256 201 680.
-
Dá-me a Honra desta Dança?
- A história da evolução do calçado está intimamente ligada à história da dança. Nesta oficina, os participantes vão ter oportunidade de experimentar diversos passos de dança característicos de diferentes períodos históricos, como a valsa ou o can-can do século XIX, o charleston dos anos 1920, o rock’n roll dos anos 1950 ou o disco da década de 1980.
-
Oficina criativa “Eu no Museu!”
- Neste Museu temos muitos chapéus! E os chapéus usam-se na cabeça! Costumas usar chapéu? Vem ao Museu da Chapelaria e experimenta… experimenta… experimenta! Tiramos umas fotografias e embrulhamos num cubo… e em casa decides qual o chapéu que te fica melhor. Curioso? Atelier para crianças entre os 5 e os 14 anos e respetivos pais, avós, tios e tias… Atividade gratuita, mediante marcação prévia. Por favor, contacte o Serviço Educativo do Museu através do 256 201 680.
-
Oficina criativa “Grande pala, meu! “
- PROGRAMA FAMÍLIAS O primeiro sábado de cada mês é inteiramente dedicado às Famílias e o museu propõe-lhe que traga a sua para realizar divertidas visitas temáticas, oficinas e muitos jogos! Reúna toda a sua família e venha ao Museu da Chapelaria descobrir segredos, desvendar mistérios e divertir-se com as diversas atividades que temos para si. Que calor está hoje, preciso de um chapéu! Nesta oficina vamos construir um chapéu ventilado e muito prático de utilizar. Atelier para crianças entre os 8 e os 14 anos e respetivos familiares
-
Oficina criativa “Jogo do Galo”
- Para tornar os momentos em família ainda mais divertidos, o Serviço Educativo convida-te a vires ao Museu fazeres um “jogo do galo” criativo e original! Atelier para crianças entre os 5 e os 14 anos e respetivos pais, avós, tios e tias… Atividade gratuita, mediante marcação prévia. Por favor, contacte o Serviço Educativo do Museu através do 256 201 680.
-
Oficina criativa “Livros de artista”
- Entre cenários coloridos e dados mágicos encontra os teus personagens e constrói a tua história. Serás autor por um dia. Põe à prova a tua imaginação e estimula a tua criatividade! Atividades gratuitas, sujeitas a marcação prévia. 229390950
-
O chapéu do século XX… e II
- O que seremos daqui a cem anos? Num mundo que se encontra em constante evolução, o que irá mudar? E como serão os nossos chapéus? Qual poderá ser o seu formato? Com que materiais será fabricado? Quais as suas cores e padrões? Estas são apenas algumas das questões com que os visitantes serão confrontados quando forem desafiados a idealizar, de forma crítica e criativa, como serão os chapéus do futuro.
-
Oficina Criativa “O João, a Mãe e a Bruxa”
- A oficina tem como objetivo que os participantes entrem no universo do espetáculo e das formas animadas, fomentando a criatividade. Cada participante constrói uma figura animada simples de uma das personagens da história à escolha. As crianças são então desafiadas a criar as suas próprias histórias a partir da interação entre os personagens uns dos outros, através de dinâmicas de grupo focadas na exploração da voz, do movimento das marionetas e na música.
-
Oficina criativa “O meu avô nunca saia à rua de cabeça descoberta. E o teu?”
- A 26 de julho comemora-se o Dia dos Avós, familiares que cada vez mais têm um papel preponderante nas famílias. Convida os teus avós a visitarem contigo o Museu da Chapelaria. Vem descobrir as histórias de antigamente e fazer uma lembrança para os teus avós… de se lhe tirar o chapéu!
-
Oficina criativa “O meu diário de aventuras”
- Com o início do novo ano escolar, adivinham-se fantásticas aventuras com os teus amigos. Para mais tarde poderes recordar todos os pormenores das tuas histórias, vem ao Museu da Chapelaria com a tua famílias fazer um diário. Atelier para crianças entre os 6 e os 14 anos e respetivos pais, avós, tios e tias…
-
Oficina Criativa: Ordem para orquestrar
- Conjugando narração oral, exploração sonora e jogos dramáticos, esta oficina tem por objetivo trabalhar as competências artísticas dos participantes, explorar a sua criatividade plástica e desenvolver as suas aptidões sensoriais, motivando-os para a musicalidade e para o universo das histórias e da leitura.
-
Oficina Criativa - S. João: Contos, Quadras e Sons
- A partir de histórias partilhadas, os participantes são convidados a criar as suas próprias quadras sanjoaninas e a dar corpo a um verdadeiro festim de palavras, canções e sons. S. João: Contos, Quadras e Sons irá culminar com uma apresentação final, onde as quadras e as músicas prometem percorrer o espaço da Biblioteca Municipal do Porto, envolvendo todos os presentes.
-
Oficina Criativa | Sugestão de Agosto | O meu primeiro Sapato
- Recorrendo a técnicas de modelação de calçado utilizadas na indústria, cada visitante é convidado a criar o seu primeiro sapato, tendo em conta as especificidades técnicas das matérias-primas e os diferentes modos de produção.
-
As SANJO andam aí…
- A Sanjo é uma marca de sapatilhas de S. João da Madeira que ficou célebre por todo o país. Por isso, no Museu do Calçado há uma vitrine cheia de belas sapatilhas Sanjo. Depois de verem os diferentes modelos os visitantes irão criar a sua própria sanjo.
-
Isto é um Sapato?
- O núcleo expositivo “Sapatos de Arte” expõe obras de arte cujo tema principal é o calçado. Esta atividade propõe exatamente trabalhar sobre a frágil fronteira que distingue o sapato enquanto objeto do quotidiano e objeto artístico. Tendo por base uma forma de calçado, os visitantes criam o seu próprio “sapato de arte” e decidem onde colocar essa fronteira.
-
Oficina Criativa
-
Oficina Criativa
- O núcleo expositivo “Sapatos de Arte” expõe obras de arte cujo tema principal é o calçado. Esta atividade propõe exatamente trabalhar sobre a frágil fronteira que distingue o sapato enquanto objeto do quotidiano e objeto artístico. Tendo por base uma forma de calçado, os visitantes criam o seu próprio “sapato de arte” e decidem onde colocar essa fronteira.
-
Oficina das Emoções
- A biblioteca acolhe a psicóloga Alexandra Gomes que vai realizar uma oficina de emoções. Na oficina, cada criança é convidada a conhecer as próprias emoções, a utilizá-las, a compreendê-las e a geri-las em benefício próprio e dos outros. Sendo as crianças a inspiração de cada um de nós, permitamos-lhes aprenderem a viver com as emoções e a construir uma visão do mundo com luz, esperança e com a certeza que o dia de hoje será um dia melhor.
-
Oficina das Personagens
- Workshop de escrita criativa ministrado por Tiago Moita.
-
Oficina de “Quadros de Lã: Carrinhos”
-
Oficina de Arqueologia
- Nesta oficina de arqueologia as crianças terão a possibilidade de realizar todas estas atividades.
-
Oficina de Arqueologia. Modelar a História
- A olaria surgiu há muito tempo atrás, onde a necessidade de criar utensílios do dia-a-dia aguçou o engenho das populações ancestrais. Nesta oficina, os participantes podem dar asas à imaginação, criando o seu próprio vaso em cerâmica inspirado em qualquer dos períodos da história da humanidade criando e expressando a identidade da sua própria cultura e a acumulação de saberes desde a Pré-história aos dias de hoje.
-
Oficina de arte postal e arte por correio para crianças e famílias
- Nesta oficina serão explorados materiais e técnicas de expressão plástica comuns à Arte Postal assim como serão transmitidas as informações importantes da regulamentação de envio postal no que respeita à Arte Postal. Teremos ainda tempo para uma breve conversa sobre alguns importantes artistas plásticos desta área com visualização e análise de algumas obras.
-
Oficina de Artes Criativas
- O Mercado de Verão continua a proporcionar aos que visitam, semanalmente o Mercado Municipal várias atividades. No dia 10 de agosto, às 10h30 realiza-se uma oficina de Artes Criativas, com parceria da Lipor.
-
OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS
- Juntos vamos construir originais porta-lápis para dar as boas vindas ao novo ano letivo!