Eventos

Public Event Programas Educativos 2011/2012
Os Programas Educativos do Arouca Geopark já se encontram disponíveis para o ano letivo 2011/2012. Com um conjunto alargado de atividades de diversas áreas do saber, estes programas têm a duração de meio-dia, que complementam os Programas Curriculares do Ensino Básico, Secundário e Superior, contribuindo para a consolidação dos conhecimentos dos alunos e para o despertar de novos saberes. Os Programas Educativos do Arouca Geopark 2011/2012 visam a aproximação da Comunidade Educativa ao Arouca Geopark. Estes são desenvolvidos pelos técnicos da AGA, preparados científica e pedagogicamente.
Public Event PROGRAMAS PARA SÉNIORES - Projeto “Ainda sou do tempo… do Chapéu”
Este projeto pretende proporcionar aos nossos visitantes momentos descontraídos e lúdicos ao mesmo tempo. Desenvolvendo visitas às exposições permanentes de uma forma simples e descontraída onde o utente passa a sentir o museu como sendo dele. Para completar estas visitas o centro de apoio pode ainda escolher uma oficina de trabalho. Marcação prévia
Public Event PROGRAMAS PARA SÉNIORES - Projeto “Chapéus pela rua fora”
Esta atividade tem como objetivo divulgar o museu fora do seu recinto habitual, levando até aos centros de apoio a idosos as nossas atividades ou apenas as nossas histórias. A estes programas acrescentam-se novas oficinas relacionadas com as temáticas das novas exposições temporárias previstas para o ano de 2013. Marcação prévia
Public Event Programas Visados e Publicidade
Public Event Projeção do Documentário - Compositor portuense Fernando Corrêa de Oliveira (1921-2004)
Fernando Corrêa de Oliveira (Porto, 2 Novembro de 1921 – 21 Outubro de 2004) foi um compositor, pianista, pedagogo e teórico musical Português (Porto) cuja vida e obra é praticamente desconhecida da generalidade dos portugueses. O documentário da autoria do seu filho Daniel Oliveira e montado por César Pedro é feito a partir de documentos (fotos, filmes, entrevistas, gravações) do espólio do compositor.
Public Event "Projeções 1983 - 2014"
Public Event "Projeções 2013"
Public Event Projeções 2015 | O Desenho da FBAUP
Public Event A Casa vai a casa
Neste projecto da Casa da Música, irá desenvolver-se, etapa a etapa, um processo de construção de peças musicais, o que implica explorar a voz e/ou outros instrumentos, ensaiar, cantar ou tocar e, depois, gravar momentos ou trechos musicais. No final seleccionam-se os melhores registos para a composição de obras originais. No final do projecto, os participantes poderão ficar com um registo em cd das peças musicais que construíram ao longo das sessões.
Public Event Projecto 0,0º
João Dias e Pedro Pires desenvolvem uma investigação conjunta, onde se influenciam mutuamente através de dialogo, interação e discussão. Esta investigação foca-se na construção de objectos utilizando baixa e alta-tecnologia, na criação de situações, contextos ou personagens. Cada ensaio é uma tentativa de observar e explorar o mundo, propondo e questionando a realidade. A exposição "Rehearsals" apresenta uma seleção de ensaios realizados desde 2012 até à presente data.
Public Event Mestrados do Politécnico do Porto expõem conjuntamente com licenciados em Audiovisual e Multimédia
Exposição dos projectos de licenciatura (dos cursos Tec. da Com. Audiovisual e Tec. da Com. Multimédia) e mestrado (Mestrado em Comunicação Audiovisual com especializações em Cinema e Fotografia Documental. Também estarão patentes ao público em mais dois locais: Galeria Florbela Espanca da Biblioteca Municipal de Matosinhos e Centro Português de Fotografia, com inauguração a 03 e 17 de Julho respectivamente.
Public Event Projecto 11
“Projecto 11” reúne trabalhos de 8 alunos finalistas de fotografia do curso de Tecnologia da Comunicação Audiovisual do DAI/ESMAE/IPP. Cada autor exibe nesta exposição uma selecção de imagens de um projecto fotográfico desenvolvido no último semestre da sua licenciatura. Um olhar pessoal sobre um tema de escolha livre, dentro de diversas áreas de especialização do médium fotográfico, como o retrato, a moda ou o documentário conceptual.
Public Event Projecto “Grândolas” de Mário Laginha e Bernardo Sassetti
O projecto “Grândolas” é baseado no diálogo entre dois dos mais importantes pianistas e compositores de jazz do nosso país, através da interpretação de composições originais dos dois músicos, já editadas em disco, e algumas canções de Zeca Afonso. Uma música intimista, feita de emoção, imaginação e prazer.
Public Event Projecto “Quem conta! – Ateliers de memória”
Este projecto tem como objectivo final a criação e dinamização de espaços culturais e literários, intervindo junto de grupos de idosos, no sentido de os mobilizar para a interacção, convívio e partilha cultural, numa perspectiva terapêutica através do livro.
Public Event Projecto “Quem conta! – Ateliers de memória”
O projecto “Quem conta! – Ateliers de memória”, tem intervido junto da população idosa, na tentativa de esta participar activamente nas actividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal de Espinho.
Public Event Projecto “Sementes de Mandrágora”
Dando continuidade ao projecto cultural com a comunidade escolar do Concelho de Gondomar, a companhia Mandrágora terá disponível para digressão ao espaço escolar os espectáculos «Benilde Bzzzoira», «O Jardim - A Primavera», «Bzzzoira Moira» e «Mãos de Sal». Dando assim continuidade ao projecto de resgatar elementos da nossa identidade cultural, desenvolvendo uma dramaturgia inspirada e assente na nossa história, lendas e tradições.
Public Event PROJECTO ContarART@BIBLIO
No contexto do projecto art@biblio, as bibliotecas de S. João da Madeira, Matosinhos, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, e Viana do Castelo, vão promover, no mês de Outubro, através dos seus serviços educativos, o projecto ContarArt@biblio, com inúmeras atctividades: Feira do livro infantil / juvenil Inscrição, pelos leitores, em livro gigante, de lendas do concelho Sessão de cinema: Central do Brasil Oficina de livros de artista - oficina a realizar após a visita à exposição Word Press Cartoon Encontro com os autores Eva Cruz e Adão Cruz e Hora do Conto - o livro negro das cores
Public Event Projecto coreográfico dirigido por Bruno Listopad
Public Event Projecto coreográfico dirigido por Elisabete Magalhães com o 2º ano de dança da BTEP
Projecto coreográfico dirigido por Elisabete Magalhães com o 2º ano de dança do balleteatro escola profissional
Public Event Projecto coreográfico dirigido por Matthieu Hocquemiller
Projecto coreográfico dirigido por Matthieu Hocquemiller com os alunos do 2º ano de dança do balleteatro escola profissional.
Public Event Projecto de Animação Comum
Exposição de trabalhos de escolas que integram a Rede de Bibliotecas Escolares do Porto. É uma iniciativa organizada pelo SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares da BMAG, em colaboração com dezenas de professores bibliotecárioss. Livros gigantes, cartazes, animais em 3 dimensões, maquetes, histórias ilustradas, quadro, demonstrações em powerpoint, áudio-livros, de tudo um pouco é possível ver. Este ano, sempre Em Torno de Alves Redol.
Public Event Projecto de interpretação dirigido por João Paulo Seara Cardoso
Projecto de interpretação dirigido por João Paulo Seara Cardoso com os alunos do 3º ano de Teatro do balleteatro escola profissional.
Public Event Projecto de interpretação dirigido por João Paulo Seara Cardoso com o 3º ano de Teatro da BTEP
Projecto de interpretação dirigido por João Paulo Seara Cardoso com os alunos do 3º ano de Teatro do balleteatro escola profissional
Public Event Projecto de interpretação dirigido por Luís Mestre com o 2º ano de Teatro da BTEP
Projecto de interpretação a partir de “The Laramie Project” de Moisés Kaufman e Tectonic Theatre Project” dirigido por Luís Mestre com o 2º ano de Teatro do balleteatro escola profissional
Public Event Projecto de interpretação dirigido por Luís Mestre
Public Event Projecto de interpretação dirigido por Marcos Barbosa
Public Event Projecto de Interpretação dirigido por Pedro Penim com os alunos do 3º ano de teatro do balleteatro escola profissional
Public Event Projecto dirigido por Luís Mestre com os alunos.
Projecto de Luís Mestre com os alunos do 2º ano de teatro do Balleteatro Escola Profissional.
Public Event PROJECTO ID
O Ensemble I&D é um Ensemble criado no âmbito do curso de composição, que tem como objectivo central a execução e promoção de obras de alunos e de obras de referência, objecto de estudo no âmbito do curso de Composição. Pretende-se ainda promover o contacto estreito entre os estudantes de composição e os intérpretes, assim como o aparecimento de instrumentistas interessados em desenvolver uma carreira como executante de música actual.
Public Event Projecto "O Cantinho dos Avós"
Desde Janeiro a Biblioteca Municipal de Espinho deu inicio a um projecto intitulado “O cantinho dos avós” em cooperação com os vários lares e centros de dia do concelho de Espinho. Pretende-se promover a participação da população sénior em várias actividades criativas e inovadoras, no seio da biblioteca, destinadas às crianças e jovens, criando um encontro entre várias gerações.
Public Event Projecto Percussão da Escola de Música da ACAR
A percussão, como elemento constituinte de qualquer música e/ou coreografia, tem que ser bem praticada e com instrumentos adequados que muitas vezes são construídos pelos executantes. É uma formação útil e necessária a quem pretende ingressar na área musical.
Public Event Projecto Tempo (título provisório)
Projecto Tempo consiste na criação de um espectáculo com uma temática e uma linguagem dramatúrgica aproximada à realidade e ao pensamento contemporâneo, abordando as inquietações de uma sociedade actual na relação com o Tempo. Em torno deste conceito, o Primeiro Andar e os seus colaboradores encontram material para reflectir aqui e agora, tendo sido desenvolvido um trabalho de pesquisa em torno desta temática.
Public Event Projecto 12
A exposição "Projecto 12” reúne o trabalho de alunos finalistas de fotografia dos cursos do Departamento de Artes da Imagem da ESMAE/IPP em que cada autor exibe uma seleção de imagens de um projeto fotográfico desenvolvido no último semestre da sua licenciatura. A reunião destes trabalhos numa exposição coletiva evidencia uma diversidade de assuntos e abordagens técnicas e estéticas que confronta a sensibilidade, experiência e visão de cada autor, a partir de um mesmo universo de formação.
Public Event Projeto 17
Se as fotografias podem testemunhar os excessos da existência humana, também é verdade que participam deles, como revela a crescente euforia tecnológica com os smartphones. Mesmo que não pareça evidente, a democratização do acesso à fotografia não a tornou mais fácil, pelo contrário, torna-se urgente não só aprender a fazer, como a pensar as imagens. Por isso encaramos a hibridização dos equipamentos fotográficos e a sua facilidade de utilização, como uma simplificação que os aproxima do lápis e de outras ferramentas essenciais da expressão intelectual e artística.
Public Event Projeto 20
“Projeto 20” é uma mostra coletiva com fotografias de doze estudantes da Escola Superior de Media, Artes e Design do Politécnico do Porto e de uma estudante convidada, finalista da Karel de Grote Hogeschool, em Antuérpia. A exposição está patente ao público na Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, sede do CPF, e pode ser visitada até ao dia 8 de novembro de 2020.
Public Event Projeto “Ainda sou do tempo… do Chapéu”
Este projeto pretende proporcionar aos visitantes seniores momentos descontraídos e lúdicos. Durante o projeto desenvolvem-se visitas às exposições permanentes que visam estimular a apropriação afetiva do espaço pelos participantes. Estas visitas são complementadas por oficinas que visam, sobretudo, estimular o exercício mental, o convívio e a relação humana entre os participantes.
Public Event Projeto “Ainda sou do tempo… do Chapéu”
Este projeto pretende proporcionar aos visitantes seniores momentos descontraídos e lúdicos. Durante o projeto desenvolvem-se visitas às exposições permanentes que visam estimular a apropriação afetiva do espaço pelos participantes. Estas visitas são complementadas por oficinas que visam, sobretudo, estimular o exercício mental, o convívio e a relação humana entre os participantes.
Public Event Projeto “Chapéus pela rua fora”
Este projeto tem como objetivo divulgar o museu fora do seu recinto habitual, levando até aos centros de apoio a idosos as nossas atividades ou apenas as nossas histórias. A estes programas acrescentam-se novas oficinas relacionados com as temáticas das exposições temporárias previstas para o ano de 2017.
Public Event Projeto “Chapéus pela rua fora”
Este projeto tem como objetivo divulgar o museu fora do seu recinto habitual, levando até aos centros de apoio a idosos as nossas atividades ou apenas as nossas histórias. A estes programas acrescentam-se novas oficinas relacionados com as temáticas das exposições temporária previstas para o ano de 2017.
Public Event Projeto - A Leitura Não Tem Idade
Projeto - A Leitura Não Tem Idade - propõe o prazer e magia da leitura aos mais idosos, estimulando a sua imaginação e ocupação dos tempos livres. Esta atividade consiste na realização de sessões de animação de leitura, efetuadas pelas técnicas da biblioteca, todas as segundas-feiras de cada mês, da parte da manhã a partir das 10h00 ou da parte da tarde a partir das 15h00, para os utentes de terceira idade, dos Lares e Centros de Dia do Concelho de Paredes, contribuindo para realçar o papel social da leitura como instrumento de solidariedade...
Public Event Projeto - A Leitura Não Tem Idade
A Biblioteca Municipal de Paredes está a promover a magia da leitura aos mais idosos, estimulando a sua imaginação e ocupação dos tempos livres. Esta atividade consiste na realização de sessões de animação de leitura, efetuadas pelas técnicas da biblioteca, que visitam as instituições, todas as segundas-feiras de cada mês, da parte da manhã a partir das 10h00 ou da parte da tarde a partir das 15h00, para os utentes de terceira idade, dos Lares e Centros de Dia do Concelho de Paredes, contribuindo para realçar o papel social da leitura como instrumento de solidariedade...
Public Event Projeto - A Leitura Não Tem Idade
Public Event Projeto "AQUIHÁDANÇA"
É um novo projecto que visa oferecer às pessoas em geral e às do escalão sénior, em particular, uma melhor actividade física através da alegria, do movimento e do convívio, num ambiente musical diversificado, com temas que atravessam os mais variados géneros e origens. A entrada é livre. A atividade decorrerá na Estalagem S. Miguel em Oliveira de Azeméis
Public Event Projeto Cividade: Ação Poli
Public Event Projeto Diver.Cidade I
Projeto fotográfico desenvolvido com a comunidade Ucraniana instalada no Porto com imagens a preto e branco do Centro Histórico captadas com câmaras pinhole e imagens a cores retratando aspetos da cultura, usos e costumes, ucranianos.
Public Event Projeto Diver.Cidade II
Projeto fotográfico desenvolvido com a comunidade Turca instalada no Porto com imagens a preto e branco do Centro Histórico captadas com câmaras pinhole e imagens a cores retratando aspetos da cultura, usos e costumes, turcos.
Public Event Projeto Escola da Minha Vida 2020/2021: Inscrições e datas
O Projeto Escola da Minha Vida está de volta já em janeiro de 2021. Com este projeto, os Pelouros da Juventude e do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em parceria com toda a comunidade escolar, pretendem acentuar a importância da Escola na formação geral das novas gerações, na preparação para o mundo profissional e na formação pessoal e social. A Educação, o Desporto e a Juventude são fatores indispensáveis na dinâmica das ações que orientam este Projeto.
Public Event Projeto Espiões / Filipa Francisco - Festival Dias da Dança
“Projecto Espiões” aborda a relação entre as artes performativas e a construção e transmissão da memória cultural, desde um universo pessoal. A partir das memórias individuais e coletivas de alguns dos artistas da sua vida — os coreógrafos-intérpretes Francisco Camacho, Miguel Pereira e Sílvia Real —, Filipa Francisco identifica um património ímpar na memória destes coreógrafos e desenha um gesto criativo e afirmativo face à escassez de arquivos e documentação sobre a dança no panorama nacional português.
Public Event PROJETO GOBY EM ESPINHO #3
Projeto mundial que impulsiona a replicação local e alerta para as problemáticas do lixo marinho.
Public Event Festival Holograma
Holograma é um projeto comunitário da Casa da Música que envolve os 17 Municípios da Área Metropolitana do Porto. A biblioteca, enquanto entidade parceira, apresentou o desafio ao CAF Pinto de Carvalho para constituir um grupo que, em conjunto com músicos Casa da Música, criasse um espetáculo comunitário para integrar o cartaz do Festival Holograma. Este cartaz é constituído por 12 eventos, que vão decorrer entre os dias 5 e 8 maio, em Cesar.
Public Event Projeto Nuvem
NUVEM é um projeto de exploração “climatérica” e sensorial, de descoberta de materiais visuais e sonoros, e de criação artística para bebés; “climatérica” porque as emoções flutuam pelo ar e e variam com o sol e a chuva... um choro, um riso, um espanto... em muito dependem do tempo que faz e das condições do espaço onde acontecem; sensorial porque passam pelo corpo, e porque por ele se expressam pois!
Public Event Projeto Only Try
Colecione momentos, coisas não.
Public Event Projeto Only Try
Collect Moments, Not Thyngs - Cozinhar Relíquias ... Alheira em Folhado.
Public Event Projeto Only Try - Ateliê de Gastronomia
O “Projeto Only Try” privilegia o saudável convívio e a aprendizagem através do método “fazer para aprender”. E para este mês propõe uma nova experiência. Um convidado especial irá orientar o grupo para a grande aventura: aprender a confecionar o Pudim Condessa Aldara.
Public Event Projeto Only Try - Collect Moments, Not Things
O Papel da escrita… A função da palavra… Experimentar a escrita informativa…
Public Event Projeto Only Try - "Collect Moments, Not Things"
Public Event Projeto Only Try - "Collect Moments, Not Things"
Public Event Projeto Only Try - Collect Moments, Not Things
O Stand Up Paddle, vulgarmente conhecido por Paddle ou SUP, é uma modalidade fácil de aprender e acessível a qualquer idade, sendo que, além de proporcionar um treino saudável, físico e psicológico, o seu sucesso será garantido. É um desporto de origem Havaiana que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos em todo o mundo. Permite a prática de exercício físico, de forma divertida e eficiente, pois trabalha todos os membros musculares, o equilíbrio e a concentração.
Public Event Projeto only Try - Collect Moments, not Things
A produção de mirtilos está localizada na Quinta Carneiro Pacheco, uma das mais belas quintas do concelho. A Casa Senhorial possui um grandioso jardim, estando do outro lado da estrada, os campos agrícolas, a cavalariça, a casa do lagar, a vacaria, a eira e a adega. Atualmente abriga um projeto de jovens empreendedores com ambição no cultivo de frutos vermelhos (dois hectares com cerca de quatro mil plantas, organizadas por camalhões). Os primeiros arbustos foram plantados no final de 2016, cerca de 1 hectare (a primeira colheita, em 2018, forneceu três toneladas de mirtilos – exportados para a europa).
Public Event Projeto Only Try - Collect Moments, Not Things - Experimentar o Batismo Equestre
A Coudelaria Vila Nova está perfeitamente integrada na paisagem. A montanha cria o ambiente ideal para criar e praticar uma modalidade desportiva/lazer, de elevada qualidade. O contato direto com os animais gera bem-estar e proporciona experiências únicas. A proposta Only Try oferece uma visita guiada às instalações, um fórum sobre os cavalos estabulados e sobre as éguas de criação e uma visita guiada a todos os espaços de apoio (exteriores). Haverá formação inicial sobre o maneio de equídeos. A voltinha a cavalo, de forma segura, está garantida.
Public Event Projeto (Re)Viver a Ler!
O projeto (Re) Viver a ler!, tem como finalidade contribuir para a inclusão sociocultural de pessoas de idade adulta avançada utentes de instituições sociais do município de Vila Nova de Gaia. Este projeto pretende impulsionar um dos objetivos centrais da Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia ao promover o acesso à leitura e à cultura a todos sem exceção. Através deste projeto a biblioteca pretende uma aproximação à população de idade adulta avançada, sustentada em meios facilitadores que permitam a este público o acesso ao livro e à leitura.
Public Event Projeto salve a Língua de Camões
Intercâmbio de textos para teatro em língua portuguesa (Brasil, Moçambique, Cabo Verde, Portugal), fomenta a defesa e difusão da Língua Portuguesa, a sensibilização e o fomento do gosto pelo teatro.
Public Event Projeto Salve a Língua de Camões - Leitura Encenada
Muita chuva e um bolero conta a história de Sophia, uma renomada artista plástica que só enxerga o mundo através da sua arte. Após o término inesperado de sua relação amorosa com Ania - uma jovem aspirante à atriz que lhe servia de fonte inspiradora - ela desatina e perde o eixo de encarar desafios futuros e sofre com as lembranças de um passado familiar que se perdeu no tempo junto às canções de bolero ouvidas em dias de chuva com seu pai.
Public Event Projeto Salve a Língua de Camões - Leitura Encenada
Histórias da cidade que se sucedem: narradores contam uma história, seus personagens contam outra, os personagens desta contam mais uma e assim sucessivamente. Diferentes lugares da cidade, diferentes classes sociais, diferentes narradores. O que é real? O que é imaginação?
Public Event Projeto Salve a Língua de Camões
Duas mulheres de idades distintas- Tula e Anete - encontram-se em um improvisado jantar para resgatar memórias de um fato mal resolvido no passado. A presença de um homem une as suas memórias. Ambas desejam fazer a pazes com o destino e provocar sabores de descobertas mesmo que isto acarrete a indigestão de novas feridas. Que seja posta a mesa. Um bom apetite para todos."
Public Event Projeto Salve a Língua de Camões - Leitura Encenada
Public Event Projeto Salve a Língua de Camões
O texto debruça-se sobre ossos sem nome, mas que falam: e que insistem em existir nos corpos daqueles que ficaram, os corpos dos filhos de uma geração marcada por um embrutecimento político que ecoa, até hoje, na maneira como nos relacionamos com o país e com nossas memórias. Câmara Escura é sobre alguém que desapareceu e a partir dessa ausência, sobre quem fica. Sobre as lacunas de uma história marcada por desaparecimentos – e esquecimentos. Sobre a falta que nos move.
Public Event Projeto Salve a Língua de Camões
Cisão/ a partir de Woyzeck, peça de teatro inacabada considerada a obra-prima de Büchner (1813-1837) cujos elementos apareceram na dramaturgia mundial apenas na primeira vanguarda do século XX.
Public Event Projeto Salve a Língua de Camões - Leitura Encenada
Dois homens desconhecidos se encontram à noite em uma praça deserta e iniciam um diálogo que culmina com o inesperado pedido de um beijo. Um beijo urgente e necessário para um deles. Este pedido suscita antigas memórias e revelações que podem mudar o rumo do cotidiano de ambos.
Public Event Projeto Salve a Língua de Camões - Leitura Encenada
“Parte do Show” conta a história de um ex-galã de tv que seduz uma jovem e a induz à prostituição, com o argumento de que, com o dinheiro arrecadado, irão para a Europa, onde ele será ator de sucesso e ela modelo internacional.
Public Event Projeto Salve a Língua de Camões - Leitura Encenada
A rotina de um escritório é quebrada por uma série de incidentes trágicos, como o suicídio de um colega de trabalho e um malsucedido treinamento de sobrevivência na selva, obrigando os funcionários a se adaptarem a uma nova realidade.
Public Event Projeto Salve a Língua de Camões - Leitura Encenada
A peça mostra um estudante preso pela ditadura militar brasileira que se defronta com seu carrasco. Sua mãe busca o filho desaparecido. O enredo sombrio é desvendado por uma jornalista.
Public Event Leitura à la carte Pela Companhia Teatro Reator de Matosinhos
Excertos de textos lidos ao longo do ano, vários autores. Objetivos: fomentar a defesa e difusão da Língua Portuguesa, sensibilização e o fomento do gosto pelo teatro.
Public Event "Nos Países de Nomes Impronunciáveis", de Paula Chagas Autran (BR)
Public Event "O maravilhoso Circo Vicioso RELOADED” de Drika Nery
“O indecifrável instinto animal do homem de matar ou deixar viver. Sua impotência diante da morte e a eterna busca do outro. Duas situações: Num cemitério, dois seguranças discutem se devem matar o assassino do patrão. Num velório, uma mulher exuberante cruza a vida de um pacato cidadão e suas solidões viram protagonistas. Numa linguagem que flerta o HQ recheada de respiros cômicos, o ciclo se fecha, as personagens se encontram revelando a inclinação do homem em transformar o hábito em vício.”
Public Event Projeto SCULP - Sonhos. Joaquim Pavão
Objeto fílmico de 7 verbos: nascer, comer, brincar, construir, contemplar, procriar, morrer. Representam sonhos, liberdades, pensamentos de uma personagem que habita um mundo, onde todas as escolhas são facilitadas por algoritmos. Há uma voz (GOD, Global Order Device), em todas as situações da vida que nos "aconselha" a tomar opções para contribuir para uma sociedade. É uma realidade facilitada, confortável, que responde a todas as necessidades no imediato. É neste mundo que surge, a dúvida, a necessidade de sentir a liberdade dos verbos sonhados, mas tal decisão acarreta uma existência proscrita e sem hipótese de retorno.
Public Event PROJETO SONAE//SERRALVES 2014: Nairy Baghramian
Nairy Baghramian, artista residente em Berlim, foi convidada a conceber uma nova peça escultórica de exterior para o Museu de Serralves no quadro da nova série bianual de encomendas patrocinada pela Sonae.
Public Event Projeto SONAE//Serralves
O Projeto Sonae//Serralves, o único do seu género em Portugal, dará a conhecer pela primeira vez ao público nacional a obra da artista internacionalmente reconhecida Haegue Yang, para cuja prática artística a encomenda constituirá um marco importante. Ao público, a instalação da peça no Parque de Serralves oferecerá uma experiência nova da forma como os artistas podem intervir nos nossos ambientes quotidianos.
Public Event PROJETO SONAE//SERRALVES: PATRICIA DAUDER E CARLOS BUNGA
Patricia Dauder (Barcelona, 1973) e Carlos Bunga (Porto, 1975) foram os artistas selecionados para a segunda edição do “Projeto Sonae//Serralves”, que convida anualmente um artista estrangeiro e um artista português para viverem e trabalharem na cidade – correspondendo a uma das poucas residências artísticas que trazem artistas internacionais ao nosso país, oferecendo-lhes condições de produção de novas obras e a possibilidade de as apresentarem numa exposição patrocinada pela Sonae e coordenada pela Fundação de Serralves.
Public Event Ao Vivo
Public Event Projetos Contemporâneos - Ana Manso: YO-YO
"Yo-yo” é a primeira exposição individual numa instituição museológica da jovem pintora portuguesa Ana Manso. A mostra apresenta pinturas recentes e dois murais executados diretamente nas paredes da Galeria Contemporânea do Museu de Arte Contemporânea de Serralves – espaço que a artista observou meticulosamente e que durante algum tempo se transformou num seu ateliê temporário.
Public Event Projetos Contemporâneos - Daniel Steegmann Mangrané
DANIEL STEEGMANN MANGRANÉ nasceu em Barcelona em 1977 e vive no Rio de Janeiro desde 2004. Em 2015 foi indicado pela Artnet News como um dos "50 Most Exciting Artists in Europe Today”. É o oitavo artista da série "Projetos Contemporâneos”, uma plataforma dinâmica para a apresentação de obras de artistas, emergentes ou estabelecidos, que desenvolvem em diferentes disciplinas novas formas de arte relevantes para uma geração mais jovem.
Public Event Projetos Contemporâneos: Dayana Lucas - Espírito Manual
Para a Galeria Contemporânea de Serralves, Dayana Lucas propõe fazer o desenho sair do papel, ganhar corpo. Através de esculturas que o materializam, a artista faz o desenho interagir com o espaço e com a perceção dos visitantes, tirando partido da sua deslocação no espaço para a criação de movimento. A exposição inclui ainda um vídeo feito em colaboração com Mónica Baptista, e som de Jonathan Uliel Saldanha.
Public Event Projetos Contemporâneos - Mariana Caló e Francisco Queimadela
A prática artística de Mariana Caló (1984, Viana do Castelo) e Francisco Queimadela (1985, Coimbra) abrange vídeo, filme de 8 e 16 mm, diaporamas, desenho e pintura, geralmente na forma de instalações que criam ambientes visuais rigorosamente organizados. Esta exposição está integrada no eixo de programação Projetos Contemporâneos do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.
Public Event A Leitura Não Tem Idade
Public Event Prolongar o olhar/Especializar o saber
Visita orientada ao espólio médico-cirúrgico do Hospital de Santo António. Saiba mais sobre as Ciências da Saúde.
Public Event Prolongar o olhar/Especializar o saber
Visita orientada ao espólio médico-cirúrgico do Hospital de Santo António. Saiba mais sobre as Ciências da Saúde.
Public Event Prolongar o olhar/Especializar o saber
Visita orientada ao espólio médico-cirúrgico do Hospital de Santo António. Saiba mais sobre as Ciências da Saúde.
Public Event Prolongar o olhar/ especializar o saber
Visita orientada ao espólio médico-cirúrgico do Hospital de Santo António. Venha descobrir o longo e complexo caminho para superar as limitações humanas, para passar da fase de olhar o corpo à de salvar a vida.
Public Event Prometeu
Escrito numa fase crucial da carreira de Beethoven, As Criaturas de Prometeu é uma obra baseada no mito grego de Prometeu — o rebelde que roubou o fogo a Zeus para o entregar à humanidade e a libertar da ignorância, abrindo-lhe as portas da ciência e da arte. A narrativa era cara ao compositor, conhecido apoiante dos ideais iluministas, que fez dela o seu único bailado. A mesma lenda serviu a Liszt para um dos seus poemas sinfónicos, explorando magistralmente as emoções associadas à coragem do protagonista e à crueza do seu destino.
Public Event Prometheus fecit: terra, água, mão e fogo
Public Event PROMKA
PROMKA: Trata-se de uma série de fotografias a preto e branco do fotógrafo Lesko Kromplitz, que retratam a destruição provocada pelo conflito bélico na área industrial de Avdiivka, próximo de Donetsk, na Ucrânia, e os soldados ucranianos que defendem a zona.
Public Event " Pronto a Habitar "
Resultado da sua tese de mestrado, Helder Sousa apresenta uma série de fotografias de edifícios habitacionais inacabados decorrentes da falência das construtoras civis e empresas promotoras por falta de financiamento das instituições bancárias. Estes “esqueletos de betão” constituem a nova paisagem urbana. "Existem e coabitam no mesmo espaço edifícios habitados e inacabados, conferindo às cidades um cenário digno de um espaço que outrora tenha sido palco de confrontos bélicos, uma metáfora da sociedade contemporânea e dos seus ideais.” O problema não é um caso isolado, mas um fenómeno à escala global.
Public Event Propagasom
O Hard Club recebe o próximo grande evento de hip hop nacional – o festival PropagaSOM. A noite conta com a presença de peso de Sam the Kid, acompanhado por DJ Big, assim como nomes emergentes do panorama atual como ProfJam, Puro L, Cálculo, Vácuo e Mashdavila.
Public Event Proposition 1
Proposition 1 começou como uma tentativa de fazer uma instalação sem vida. Com cadeiras e roupas, ossos e pele. A tensão tornou-se numa ligação entre o juntar e o desmantelar. Juntando estes elementos, devagar começaram a surgir histórias de acordo com as imagens que surgiam… (…) é um exercício de olhar e da capacidade da nossa abstracção.
Public Event Propriedade Privada
“Estreada em 1996 em homenagem aos 100 Anos do Cinema, politicamente incorreta, agressiva, violenta, holocáustica, ‘Propriedade Privada’ há muito que é uma peça à espera de ser revisitada. A falta dos seus intérpretes originais sempre me desacreditou da sua funcionalidade. Dezanove anos passados e tudo se transforma, se justifica, se deseja. Nada me dará mais prazer neste ano em festa do que revisitar com um elenco renovado esta peça icónica.” —Olga Roriz (Janeiro 2015)
Public Event Prova Pública da Formação em Teatro 2010
Cumprindo a tradição das Acções de Formação em Teatro, no Concelho de Valongo, coordenadas pelo ENTREtanto TEATRO, os formandos sobem ao palco para a apresentação do espectáculo que encerra a formação. No âmbito do Protocolo de Cooperação estabelecido com a Autarquia, o ENTREtanto TEATRO firma a sua intenção de formar novos agentes culturais para o teatro, uma intenção concretizada, anualmente, com acções de formação vocacionadas para os interessados na arte da representação.
Public Event Providence (FR) | Push | Ground & Pound | Miscarriage | Aimless
Senhoras e senhores, preparem-se para a matiné mais hardcore do ano! Diretamente de França, recebemos os parisienses Providence; de Lisboa, os Push; da cidade Invicta, Ground & Pound e Miscarriage; e de Paços de Ferreira, os Aimless. Tudo isto para o que se espera ser um concerto recheado de rifs pesados e baterias contundentes para gáudio dos que se atreverem a comparecer!
Public Event Provisional Figures: Great Yarmouth / Marco Martins
“Provisonal Figures” é uma designação usada em estudos estáticos para denominar os migrantes com uma situação não definida no país de emigração. Não deixa de ser curioso observar que em inglês a palavra “figure” se possa referir simultaneamente a um número ou a uma pessoa importante que neste caso ocupa um lugar provisório. É a partir de Great Yarmouth que se ergue este projeto multidisciplinar que tem como centro narrativo o grande surto migratório português para esta vila do Northfolk inglês.
Public Event Proximidades
Agenda
Setembro
Do
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
Setembro 2020 »
Newsletter