Eventos

Public Event UHF
Public Event Valter Lobo Trio
Valter Lobo é um cantautor e advogado nortenho que se deu a conhecer apresentando ao mundo um conjunto de cinco canções que perfizeram o “Inverno Ep” em 2012, trabalho muito bem recebido pelos media e público da nova música portuguesa.
Public Event Vitorino - Alentejanas e Amorosas
Preço: 12,50€. Para grupos superiores a 10 pessoas: 10.00€ Local para aquisição do bilhete: Bilheteira do Cine-Teatro Constantino Nery. As reservas devem ser efectuadas pelo telefone 22 939 23 20. Horário da bilheteira: Terça a Domingo: 10h00 – 13h00, 14h00 -18h00 Vésperas e dias de espectáculo: 10h00 – 13h00, 14h00 – 19h30, 20h30 – 23h00
Public Event Concerto Vocal - Warwickshire Choir
Fundado em 2008, o Warwickshire County Boys Choir é composto por crianças e jovens cantores do sexo masculino com idades entre os 8 e os 14 anos. Galardoado em 2010 com o prémio máximo do Festival Nacional de Música para a Juventude, o Warwickshire County Boys Choir tem-se destacado pela excelência e particularidade vocal dos seus ainda jovens, mas experientes, elementos. Público em geral - Entrada gratuita.
Public Event Vocare Gospel Choir
Public Event Concerto «Volta a Portugal em Bicicleta»: Paulo Flores
A caravana da 77.ª Volta a Portugal em Bicicleta parte de Alvarenga, Arouca, na mítica 4.ª etapa (2 de agosto), com destino à Senhora da Graça (Mondim de Basto). Mas a festa da Volta começa antes. Sábado, dia 1 de agosto, Paulo Flores, uma das grandes referências da música angolana, dá um concerto em Alvarenga, a partir das 22:30.
Public Event Concerto "Vozes de Natal"
Arouca abre as portas ao Natal com a inauguração oficial da iluminação natalícia que tornará mágico o centro histórico da vila. Depois ouvem-se as mais belas melodias de Natal pelas vozes singelas dos alunos do ensino articulado dos agrupamentos de escolas de Arouca e de Escariz e da Academia de Música de Arouca, na Praça Brandão de Vasconcelos. Tempo ainda para conhecer o Celeiro Encantado e a magia que paira no Parque Municipal.
Public Event Concerto «Vozes de Natal»
Arouca abre as portas ao Natal com a inauguração da iluminação natalícia que tornará mágico o centro histórico da vila. Depois ouvem-se as mais belas melodias de Natal pelas vozes singelas dos alunos do ensino articulado dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz e da Academia de Música de Arouca, na Praça Brandão de Vasconcelos. Tempo ainda para conhecer o Celeiro Encantado e a magia que paira no Parque Municipal.
Public Event Concerto Vozes de Natal
Arouca abre as portas ao Natal com a inauguração da iluminação natalícia que tornará mágico o centro histórico da vila. Depois ouvem-se as mais belas melodias de Natal pelas vozes singelas dos alunos do ensino articulado dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz e da Academia de Música de Arouca, na Praça Brandão de Vasconcelos. Tempo ainda para conhecer o Celeiro Encantado e a magia que paira no Parque Municipal.
Public Event William Tyler
O norte-americano William Tyler tem vindo a construir uma das mais belas bandas-sonoras sem filme dos nossos tempos.
Public Event Wim Mertens
Wim Mertens é uma das principais “vozes” do piano contemporâneo. Um compositor que sempre soube explorar a melodia e o silêncio. That Which is Not — oferece uma chave para a sua obra. O “no” e o “not” têm sido constantes nos seus títulos — como, por exemplo, a Casting no Shadow, Essence of the (k)not, No plans, no projects, No testament, Not at home, Not me, The paths not taken — que devem ser entendidos não como alguma expressão de negatividade, mas como a abertura de possibilidades, de novas perspetivas.
Public Event Concertos Abertos da Antena 2
Concertos integrados nas Comemorações do nascimento de Henrique Pousão, com temas evocativos da personalidade e época deste pintor.
Public Event Concertos Brandeburgueses
O Concerto para cravo e orquestra de Carlos Seixas permanece como a mais emblemática obra concertante do Barroco português. Num programa onde se destacam os mais célebres exemplos do concerto grosso da autoria de Johann Sebastian Bach, o maestro e cravista britânico Lawrence Cummings é solista nesta obra marcada pelo estilo apelativo do período Galante e um marco incontornável da nossa história da música.
Public Event Concertos com Orquestra
Orquestra de Sopros ARTAVE; Orquestra Infantil e Juvenil CCM e Coro Infantil e Juvenil CCM
Public Event Orquestra Jazz de Matosinhos
Public Event Concertos de Ano Novo
O segundo concerto acontece no dia 5 de fevereiro, pelas 18 horas, pela Banda Sinfónica Portuguesa, sob a direção do maestro Francisco Ferreira.
Public Event Concertos de Bandas Filarmónicas
06.out - 15:00h-01:00h - Banda Musical de Melres e Banda Musical de Gondomar | 07.out - 09:00h - Banda Marcial de S. Cristóvão de Rio Tinto | 08.out - 09:00h - Banda Musical de S. Pedro da Cova
Public Event Concertos de Jardim
Public Event Concertos de Natal
Public Event Concertos de Natal
A Escola de Música da Póvoa de Varzim vai promover dois concertos de natal, o primeiro no dia 21 de dezembro, às 21h30, na Igreja de S. José de Ribamar. E, o segundo tem data marcada para o dia 22 de dezembro, às 16h30, na Igreja Românica de S. Pedro de Rates.
Public Event Concertos de Natal/Reis
O Município de Valongo vai realizar cinco concertos de Natal/Reis em todas as paróquias do concelho. Com um repertório dedicado a esta época do ano, a Associação Académica e Cultural de Ermesinde através da vertente do seu Orfeão e com o acompanhamento da Banda Musical de S. Martinho de Campo, levará a todo o concelho o verdadeiro espírito natalício.
Public Event Concertos de órgão, nos domingos de verão
Durante os meses de julho e agosto, os domingos vão ser mais musicais, com concertos de órgão, no Mosteiro de Arouca. O organista titular do Mosteiro, Nicolas Roger, dá vida aos 1352 tubos do órgão ibérico construído em 1743, dando a conhecer as vozes únicas dos seus registos, com obras emblemáticas deste período da história da música. Os concertos têm entrada livre, e decorrem no Cadeiral do Mosteiro de Arouca, nos dias 5, 12 e 26 de julho e em todos os domingos do mês de agosto, sempre com início às 17:00. Estes Concertos de Verão têm o apoio da Câmara Municipal.
Public Event Concertos de órgão, nos domingos de verão
Durante os meses de agosto e setembro, os domingos vão ser mais musicais, com concertos de órgão, no Mosteiro de Arouca. O organista titular do Mosteiro, Nicolas Roger, dá vida aos 1352 tubos do órgão ibérico construído em 1743, dando a conhecer as vozes únicas dos seus registos, com obras emblemáticas deste período da história da música. Os concertos têm entrada livre, e decorrem no Cadeiral do Mosteiro de Arouca, nos dias 7, 14, 21 e 28 de agosto e 4, 11, 18 e 25 de setembro, sempre com início às 17:00. Estes Concertos de Verão têm o apoio da Câmara Municipal.
Public Event Concertos de Outono
Os Concertos de Outono 2020 e que nos dias 2, 3 e 4 de outubro poderão ser vistos onde você quiser, online, a partir do Jardim da Biblioteca e da Igreja de S. Pedro de Castelões. Connosco, nesta reentré da oferta cultural, com todos os cuidados mas muita vontade.
Public Event Concertos de Outono
Para abrir os “Concertos de Outono”, o município promove - em parceria com a Associação “Música no Vale” – o Ciclo Clássico a partir do dia 30 de setembro. Este ciclo divide-se em três dias (sexta, sábado e domingo) com uma agenda que vai desde palestras a masterclasses ou concertos.
Public Event Concertos de Páscoa
A Escola de Música da Póvoa de Varzim irá apresentar dois concertos na época Pascal. O primeiro terá lugar na Igreja da Lapa, no dia 27 de Março, e o segundo na Igreja Matriz, no dia 30.
Public Event Concertos de Piano e Canto
Classical Music Fest arranca esta segunda edição com destaque para o Piano e para o Canto. Nurry Lee (Reino Unido/Coreia do Sul) e Dominic Doutney (Reino Unido) farão o "Duo de Piano a 4 Mãos" e, já na segunda parte sobem ao palco para o Concerto de Piano, João Pontes Araújo ao piano (Portugal) e Julieth Lozano, a soprano vinda da Colômbia.
Public Event Concertos de Tony Carreira e David Carreira
Public Event Concertos de Verão da Serra do Pilar - Manfred Mann
Os britânicos Manfred Mann são uma banda de rhythm and blues, fundada em 1962. "Do Wah Diddy Diddy" (um original dos Exciters) e "Pretty Flamingo" foram os temas que catapultaram esta banda para o sucesso mundial. Os Manfred Mann participaram no mítico Festival de Vilar de Mouros em 1971.
Public Event Concertos de Verão da Serra do Pilar - Rui Veloso
Rui Veloso: “Quem vem e atravessa o rio/Junto à serra do Pilar…” Esta pode muito bem ser a abertura do concerto de Rui Veloso na Serra do Pilar. Reza a sua biografia que se iniciou nas lides musicais aos seis anos de idade, com uma harmónica. Aos quinze, influenciado por Dylan, Clapton e B.B. King decide aprender guitarra. Depois de conhecer o Carlos Tê… é o que se sabe… Rui Veloso dispensa apresentações. É um dos nomes maiores da música portuguesa.
Public Event Concertos de Verão Serra do Pilar -João Pedro Pais
Public Event Concertos de Verão Serra do Pilar - Mafalda Veiga
Public Event Concertos de Vivaldi
A violinista inglesa Rachel Podger é uma das intérpretes mais aclamadas e com mais prémios da crítica internacional no domínio da música antiga e acaba de ganhar o prestigiado galardão da Gramophone para melhor disco do ano 2016. Senhora de uma extensa discografia, estreia-se na Casa da Música à frente da Orquestra Barroca Casa da Música num programa dedicado ao Ano Britânico, onde figuram obras de Händel e música de cena de Purcell. Muito esperadas serão as suas actuações na qualidade de solista interpretando concertos favoritos de Vivaldi e Bach.
Public Event Concertos do Dia ECHO
Em tempos de isolamento redobra-se a importância da música, que, porventura como nenhuma outra arte, nos permite viajar sem sair do sítio. Consciente disso, a European Concert Hall Organization (ECHO) disponibiliza a partir de hoje, todos os dias, pelas 19:00, um concerto gravado numa das salas que a integram – as melhores da Europa. Membro da ECHO, a Casa da Música transmite, na sua página de Facebook, este magnífico programa,
Public Event Concertos Favoritos
Andreas Staier é um dos cravistas mais premiados da actualidade, com uma discografia de referência a nível internacional. No seu regresso à Casa da Música, onde já actuou no Ciclo de Piano e com a Orquestra Barroca, apresenta concertos para cravo de Bach.
Public Event CONCERTOS ITALIANOS
Public Event CONCERTOS MONOGRÁFICOS
Public Event Concertos na Alameda
O Município de Espinho regressa em 2014 como já vem sendo hábito, com os Concertos na Alameda. Durante os fins-de-semana de 09 de Agosto a 06 de Setembro, a Alameda 8 será uma vez mais, palco de um cartaz de animação variado e representativo do melhor do panorama musical nacional. Concertos com Entrada Gratuita (Alameda 8) Marta Ren - 09 de agosto •Gisela João - 16 de Agosto •A Naifa - 23 de Agosto •Maria João e Mário Laginha - 30 de Agosto •Blind Zero - 06 de Setembro
Public Event Concertos na Avenida II
O tradicional concerto da Orquestra Sinfónica na Avenida dos Aliados representa uma das noites mais festivas da programação. Como não poderia deixar de ser, a música de dança é a principal convidada e chega até nós nas mais variadas formas e proveniências geográficas.
Public Event Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins
Fundada em 2010, a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins tem dinamizado e difundido a música para plectro, apresentando repertório original e tendo já estreado inúmeras obras de compositores nacionais e internacionais. Além de duas estreias mundiais que estendem e diversificam o repertório escrito para este tipo de formação, a orquestra revisita composições de figuras contemporâneas que têm desenvolvido já um sólido percurso.
Public Event Concertos na Avenida | Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música
A Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música regressa à Av. dos Aliados para um concerto festivo e feito de grandes sucessos do cinema e do repertório sinfónico. As mil e uma noites figuram como pano de fundo num programa pleno de exotismo e com muitas histórias para contar.
Public Event Concertos na Avenida | Stopestra!
Parceria entre o Serviço Educativo da Casa da Música e o Movimento de Músicos do STOP, reúne cerca de 100 músicos do Porto, entre amadores e profissionais. Em palco, a diferença das estéticas individuais converge numa única linguagem original nascida destas múltiplas influências.
Public Event Concertos na Esplanada – Academia de Música Costa Cabral
A Academia de Música de Costa Cabral traz ao Verão da Casa alguns dos grupos de música de câmara que se destacaram ao longo do ano lectivo, propondo um programa que atravessa diversos estilos musicais. Sob o lema “uma escola a tempo inteiro”, a Academia consolidou-se como uma das escolas de referência do ensino artístico em Portugal, com uma proposta educativa do 5.º ao 12.º ano. Prova dessa excelência são os galardões arrecadados pelos alunos ao longo dos anos em concursos nacionais e internacionais.
Public Event Concertos na Esplanada – Ensemble per Fisarmónica
O projecto educativo da Escola de Música de Perosinho assume a música em conjunto como estratégia estruturante para a promoção de motivação e desenvolvimento técnico e musical dos seus estudantes. O Ensemble Per Fisarmónica, formado em 2011 e constituído por alunos e ex-alunos de acordeão da escola, tem como principais objectivos o trabalho em grupo, a divulgação e a valorização do acordeão. Com a orientação do professor Vítor Monteiro, o ensemble tem-se apresentado em inúmeras actividades de âmbito escolar e local.
Public Event Concertos na Esplanada – Julia Vargas
Cantora, percussionista e bailarina de Cabo Frio, Júlia Vargas foi apadrinhada por figuras como Milton Nascimento, Ivan Lins e Ney Matogrosso. Elogiada pela sua voz quente e poderosa, a cantora lançou em 2017 o seu 2.º disco, Pop Banana, consolidando-se na cena musical carioca. Traz à Casa da Música um espectáculo marcado pela reconexão entre o popular e a poesia, a simplicidade e o regional mesclado com um estilo urbano, no qual várias dramaturgias interagem – da performance da cantora ao figurino, passando pela luz, pelo cenário e pelo repertório.
Public Event Concertos na Esplanada – PZ
PZ é Paulo Pimenta. Começou a fazer música no quarto com um computador, um sampler e um ou dois sintetizadores quando tinha 16 anos. À medida que foi aprendendo a mexer em máquinas e a tocar vários instrumentos, como autodidacta, foi desenvolvendo uma sonoridade própria que tomou outra dimensão com o modo como expõe as suas ideias através da sua voz singular. Além dos 6 álbuns editados até à data como PZ, o músico viaja por sonoridades e estados de espírito alternativos noutros projectos como Pplectro, Paco Hunter e Zany Dislexic Band.
Public Event Concertos na Esplanada - Alice Caymmi
A melhor versão de Alice Caymmi está em Imaculada, quinto álbum que a cantora e compositora lançou no final de 2021. Um trabalho onde Alice desfila, flutua, seduz e impacta, revelando-se à frente do tempo e simultaneamente num eixo de continuidade do legado de Dorival Caymmi. Com um estilo bem centrado na pop, o disco e o concerto que a premiada cantora apresenta na Casa da Música convidam a dançar e a celebrar o Verão que se aproxima.
Public Event Concertos na Esplanada - Benjamim
"Vias de Extinção", o terceiro álbum de originais de Benjamim, foi editado no final de 2020 e alcançou amplo reconhecimento junto do público e da crítica, tendo marcado presença em mais de uma dezena de listas dos melhores do ano. O disco, que se segue aos aclamados "Auto Rádio" e "1986", este último fruto de uma parceria com o britânico Barnaby Keen, foi considerado em 2021 o Melhor Trabalho de Música Popular pela Sociedade Portuguesa de Autores. “Estrada da Luz”, lançado no passado mês de Maio, é o novo single de Benjamim. O músico apresenta-se a solo na Casa da Música para um concerto de voz, piano e guitarra.
Public Event Concertos na Esplanada - Combo de Jazz
A Escola Profissional de Música de Espinho proporciona uma oferta transversal que abrange não só a chamada música clássica, mas também outras áreas como o jazz. Sob a direcção de Eduardo Cardinho, o Combo de Jazz que se apresenta no palco da Esplanada percorre os variados caminhos da história do jazz, passando pelo bebop, o blues, o swing e o jazz tradicional.
Public Event Concertos na Esplanada - Saulo Duarte
Saulo Duarte apresenta “Baile Quente”, espectáculo que revisita canções dos seus 5 discos e onde podemos escutar os mais diversos ritmos brasileiros, entre as suas músicas originais e releituras de alguns clássicos da música brasileira. Ao longo dos mais de 10 anos de carreira, Saulo tem aprofundado a sua pesquisa musical nos ritmos do carimbó, da guitarrada, do zouk, da cumbia, da lambada, do reggae, do samba-reggae e outros ritmos latino-americanos. “Baile quente” remete para o ambiente de festa e de celebração dos bailes de lambada que aconteciam nos anos 80 e 90 em Belém do Pará, onde o cantor e compositor nasceu.
Public Event Concertos no Estaleiro - Rodrigo Leão em Vila do Conde
Rodrigo Leão é um dos mais conceituados músicos e compositores portugueses. Os seus álbuns "Alma Mater" e "Cinema" foram um sucesso crítico e de público, pela qualidade e diversidade musical. Neste concerto, integrado na digressão "Instrumental", o compositor actuará com um Ensemble de dimensões mais reduzidas e apresentará temas novos.
Public Event Concertos no Estaleiro - Tinariwen em Vila do Conde
Os Tinariwen são uma banda de músicos Tuareg do deserto do Sahra, região norte do Mali. A banda existe desde 1979, mas foi na década de 2000 que começou a ser criticamente aplaudida no mundo inteiro, causando sensação no género da World Music. A banda actuará em Vila do Conde a 4 de Outubro de 2011. Discografia: The Radio Tisdas Sessions (2001) Amassakoul (2004) Aman Iman (2007) Imidiwan (2009)
Public Event Concertos no Sítio Certo
Os «Concertos no Sítio Certo», são um conjunto de momentos musicais, protagonizados por artistas com linguagens estéticas diversas em locais alternativos às salas de espetáculos, e transmitidos online durante o verão. Este ciclo resulta de um desafio do Município de Gaia a músicos e técnicos para repensarem os seus espetáculos, a fim de se adaptarem à grande e repentina mudança nos hábitos sociais imposta pela covid-19, e que se fez sentir particularmente no setor cultural.
Public Event Concertos no Sítio Certo
Os «Concertos no Sítio Certo», que têm início já este fim de semana, são um conjunto de momentos musicais, protagonizados por artistas com linguagens estéticas diversas em locais alternativos às salas de espetáculos, e transmitidos online durante o verão. Este ciclo resulta de um desafio do Município de Gaia a músicos e técnicos para repensarem os seus espetáculos, a fim de se adaptarem à grande e repentina mudança nos hábitos sociais imposta pela covid-19, e que se fez sentir particularmente no setor cultural.
Public Event Concertos no Sítio Certo
Os «Concertos no Sítio Certo», são um conjunto de momentos musicais, protagonizados por artistas com linguagens estéticas diversas em locais alternativos às salas de espetáculos, e transmitidos online durante o verão. Este ciclo resulta de um desafio do Município de Gaia a músicos e técnicos para repensarem os seus espetáculos, a fim de se adaptarem à grande e repentina mudança nos hábitos sociais imposta pela covid-19, e que se fez sentir particularmente no setor cultural.
Public Event CONCERTOS PARA BEBÉS E FAMÍLIAS
Entre brincadeiras apelativas, pantomimas e mimos os pequenos ouvintes absorvem elementos de um universo musical que se desdobra em ritmos, harmonias, timbres e melodias de vozes e instrumentos tradicionais, clássicos ou inovadores. Transformados em festas de família, estes concertos assentam no terreno das emoções, proporcionando a bebés e adultos (pais, avós ou outros educadores) viagens em que a música gera cumplicidade de sons e afectos.
Public Event Concertos para Todos
Quem anda a roubar canções? Envolvendo peripécias e personagens irrequietas, este concerto encenado promove, com humor, uma abordagem didáctica ao universo da canção...
Public Event Concertos para violoncelo
O violoncelista brasileiro António Meneses venceu o Concurso Internacional Tchaikovski de Moscovo com 24 anos de idade e o seu nome ficou internacionalmente conhecido após a gravação do Duplo Concerto de Brahms na companhia de Anne-Sophie Mutter sob a direcção de Karajan.
Public Event Concertos Porta Jazz - Nuno Ferreira Trio
Public Event Concertos Porta Jazz - Bruno Santos Quarteto
Public Event Concertos Porta Jazz - Miguel Moreira Sexteto
Public Event Concertos Promenade 2.0
Nestas sessões descontraídas para miúdos e graúdos o musicólogo Jorge Castro Ribeiro vai contar ao público todas as curiosidades sobre as obras musicais apresentadas, abrilhantadas pelo design multimédia de Sara Botelho. Há ainda um quizz musical imediatamente antes do concerto para os espectadores. Os Concertos Promenade destinam-se a todos, a partir dos 0 anos de idade.
Public Event Concertos Promenade - Abertura de Tannhäuser de Wagner
Tannhäuser é uma ópera em três actos de Richard Wagner, baseada em duas lendas alemãs: Tannhäuser e o concurso de canto de Wartburg. A história centra-se na luta entre o amor sagrado e o amor profano e a redenção através do amor.
Public Event Concertos Promenade - Adagietto da 5ª Sinfonia de Mahler
Gustav Mahler foi um maestro austríaco e compositor lembrado por ligar a música do século XIX com o período moderno, e pelas suas grandes sinfonias e ciclo de canções. Uma característica marcante das obras de Mahler é um certo carácter sombrio, algumas vezes ligado ao funesto. O famoso adagietto para cordas e harpas, constituindo o Quarto movimento, é um remanso de paz entre a força do scherzo e do último movimento, estando impregnado de um desejo de distanciar-se das tensões e lutas para refugiar-se da solidão interior.
Public Event Concertos Promenade
Natural do Porto, João Arroio foi um intelectual, professor universitário e político português, ligado ao meio artístico. Das suas brilhantes composições, destacamos neste Concerto Promenade o drama lírico Amor de Perdição que o compositor escreveu inspirado no romance homónimo de Camilo Castelo Branco e com libreto escrito em italiano por Francisco Bernardo Braga.
Public Event Concertos Promenade - Carmina Burana de Carl Orff
Baseada em 24 dos poemas encontrados na colecção medieval dos séculos XI e XII, “Carmina Burana” é uma cantata cénica composta por Carl Orff em 1935 e 1936. O título completo em latim é “Carmina Burana: Cantiones profanæ cantoribus et choris cantandæ comitantibus instrumentis atque imaginibus magicis” ("Canções de Beuern: canções seculares para os cantores e coros, a serem cantada em conjunto com instrumentos e imagens mágicas").
Public Event CONCERTOS PROMENADE Concerto Aranjuez para Guitarra e Orquestra de Rodrigo
O Concerto de Aranjuez representa, na verdade, a vitória do espírito sobre o corpo. Interpretado pela primeira vez em 1940, em Madrid, pelo violonista Regino Sains de La Manza, o Concerto fora composto no ano anterior, após a Guerra Civil, quando Rodrigo retornara de Paris. O título confirma o afinco do compositor às ideias de um nacionalismo espanhol.
Public Event Concertos Promenade
O Concerto para Piano em Lá menor de Grieg é uma das suas obras mais conhecidas e um dos mais populares do repertório de concertos para piano, onde podem descobertas muitas reminiscências à música popular norueguesa.
Public Event Concertos Promenade - Concerto para Piano nº 1 de Tchaikovsky
O Concerto para piano e orquestra Nº 1 em Si bemol menor, op. 23, foi escrito pelo compositor Piotr I. Tchaikovsky entre Novembro de 1874 e Fevereiro de 1875, e revisto duas vezes em 1879 e 1888. Tchaikovsky dedicou seu primeiro concerto para piano a Hans von Bülow, e é considerado uma das mais belas obras já compostas.
Public Event Concertos Promenade - Concerto para violino de Max Bruch
Max Bruch foi um compositor e regente alemão do período romântico da Música Erudita. Escreveu mais de 200 obras musicais, incluindo este concerto para violino, considerado uma das "pièce de résistance" do repertório para violino.
Public Event Concertos Promenade - Concerto para violoncelo e orquestra de Saint-Saëns
Neste Concerto para violoncelo, estreado a 19 de Janeiro de 1873 no Conservatório de Paris, Saint-Saëns mostra através dos três andamentos todo o registo do instrumento, sem a mínima dificuldade de penetrar no acompanhamento da orquestra.
Public Event Concertos Promenade - Concerto para violoncelo e orquestra de Saint-Saëns
Neste Concerto para violoncelo, estreado a 19 de Janeiro de 1873 no Conservatório de Paris, Saint-Saëns mostra através dos três andamentos todo o registo do instrumento, sem a mínima dificuldade de penetrar no acompanhamento da orquestra.
Public Event CONCERTOS PROMENADE DO COLISEU DO PORTO - As Danças do Príncipe Igor de Borodin
AS DANÇAS DO PRÍNCIPE IGOR DE BORODIN O Príncipe Igor é uma ópera em 4 actos e 1 prólogo de Borodin. A acção começa no mercado de Poultivle onde vive Igor, o príncipe de Seversk. As Danças Polovstianas acontecem no final do segundo acto, durante a festa que o Khan Kontchak dá em honra dos seus prisioneiros.
Public Event CONCERTOS PROMENADE DO COLISEU DO PORTO - As Danças Húngaras de Brahms
AS DANÇAS HÚNGARAS DE BRAHMS As Danças Húngaras de Johannes Brahms formam um conjunto de 21 danças enérgicas e animadas baseadas na sua maioria em temas populares húngaros (apenas as nº 11, 14 e 16 são composições inteiramente originais), com 1 a 4 minutos de duração. Entre as mais populares obras de Brahms, cada dança foi adaptada para uma série de instrumentos e emsembles, sendo que o compositor as escreveu para piano a 4 mãos.
Public Event CONCERTOS PROMENADE DO COLISEU DO PORTO - As Quatro Estações de Piazzola
AS QUATRO ESTAÇÕES DE PIAZZOLA O tango de Astor Piazzolla “As quatro estações de Buenos Aires” (“Cuatro estaciones poteñas”), foi escrito como quatro trabalhos distintos entre 1965 e 1970 e não tinha qualquer intenção original de ser uma homenagem a Vivaldi ou ser executado como uma suite. Piazzolla, inventor do novo do tango, escreveu as suas Quatro Estações com elementos reconhecíveis das Quatro Estações de Vivaldi, adicionando contudo toques bem-humorados do tango.
Public Event CONCERTOS PROMENADE DO COLISEU DO PORTO - Concerto para Flauta e Orquestra de Nielsen
Carl Nielsen nasceu em 9 de junho de 1865, em Sortelung, uma pequena vila da ilha de Funen, na Dinamarca e uma das figuras mais importantes da história da arte de seu país e seu maior compositor. Carl Nielsen não foi apenas um grande sinfonista, mas também um excelente compositor de concertos. Escreveu três: o glorioso Concerto para violino e os concertos para flauta e clarinete. O Concerto para flauta é mais desafiador dos três, uma obra interessantíssima, rica e cheia de contrastes.
Public Event CONCERTOS PROMENADE DO COLISEU DO PORTO - Concerto para Violino e Orquestra de Mendelssohn
O Concerto para Violino e Orquestra de Mendelssohn é a sua maior obra orquestra, constituindo uma parte importante do repertório para violino e um dos mais populares e frequentemente interpretados concertos para este instrumento. Originalmente, Mendelssohn propôs o concerto para violino a Ferdinand David, amigo próximo e concertmaster da orquestra de Leipzig Gewandhaus. Embora concebido em 1838, o trabalho demorou outros seis anos para terminar, tendo sido estreado só em 1845.
Public Event CONCERTOS PROMENADE DO COLISEU DO PORTO - Concertos Camaleónicos para Contrabaixo
Drumming - Grupo de Percussão" emergiu no Porto em 1999. O Grupo tem vindo a sintetizar a evolução da percussão erudita em Portugal e na própria cultura ocidental. Ganhou rapidamente a simpatia do público e das críticas, constituindo na actualidade uma referência na vida musical de Portugal, obtendo no seu currículo dezenas de actuações em todas as principais salas do país e também no estrangeiro.
Public Event CONCERTOS PROMENADE DO COLISEU DO PORTO - Música com Lata
Dotados de um potencial sonoro extraordinário, muito rico e comunicativo, os tambores de lata unem uma vertente popular, mais explorada na música ao ar livre com grandes bandas, a uma vertente erudita, a partir das inúmeras obras que compositores contemporâneos têm dedicado a estes instrumentos.
Public Event CONCERTOS PROMENADE DO COLISEU DO PORTO - O Aprendiz de Feiticeiro de Dukas
O APRENDIZ DE FEITICEIRO DE DUKAS Baseado no poema Der Zauberlehrling (1797) de Goethe, este conto começa quando um feiticeiro parte da sua oficina deixando o seu aprendiz com algumas tarefas para executar. Cansado de carregar baldes de água, o aprendiz enfeitiça uma vassoura para fazer o trabalho por ele... Embora a obra de Dukas fosse já bastante conhecida e popular, tornou-se particularmente famosa na cena do filme Fantasia, de Walt Disney, em que Mickey interpreta o papel de aprendiz.
Public Event CONCERTOS PROMENADE DO COLISEU DO PORTO - Orquestra Nacional do Porto
Programa a indicar
Public Event CONCERTOS PROMENADE DO COLISEU DO PORTO - V Ciclo
Public Event CONCERTOS PROMENADE DO COLISEU DO PORTO - V Ciclo
Public Event CONCERTOS PROMENADE DO COLISEU DO PORTO - V Ciclo
Public Event Concertos Promenade - Eine Kleine Nachtmusik de Mozart
Eine Kleine Nachtmusik, pequena serenata nocturna, foi escrita em 1787, ano fecundo na vida de Mozart. A maioria dessas obras eram de cinco movimentos, mas esta é composta por quatro movimentos.
Public Event CONCERTOS PROMENADE Fantasia Coral de Beethoven
A carreira de Beethoven como pianista acaba em 1808, por causa do seu problema auditivo e é neste mesmo ano que é composta a “Fantasia Coral” op.80, uma obra heterogénea em termos de sua instrumentação, reunindo orquestra, coro, e uma parte de piano solo. O Texto é uma Ode à Arte em geral, onde são proclamados os dons que ela oferece a todos nós através de Deus: a beleza, o amor e a força.
Public Event Concertos Promenade - In C de Terry Riley
“In C” é uma peça musical semi-aleatória composta por Terry Riley em 1964 para um número indefinido de pessoas. É uma resposta às técnicas académicas abstractas utilizadas pelos compositores nos meados do século XX e frequentemente citada como a primeira composição minimalista.
Public Event Concertos Promenade - O Gato das Botas de Vasco Negreiros
O Gato das Botas é um conto musical sobre o texto dos irmãos Grimm para narrador, orquestra e coro infantil (ad libitum). A sua característica muito especial é o facto de poder ser apresentado em qualquer língua, uma vez que o texto do narrador não obriga a uma determinada execução rítmica e que o coro infantil, do qual inclusive se pode prescindir, canta somente onomatopeias, sílabas inventadas e alguns trechos em latim, língua universal da música coral.
Public Event CONCERTOS PROMENADE O Mestre de Música de Cimarosa
Um dos mais famosos operistas da segunda metade do século XVIII, Cimarosa chegou a ser comparado por Stendhal a Mozart. Domenico Cimarosa nasceu em Aversas, reino de Nápoles, em 17 de dezembro de 1749. A sua obra-prima, “Il matrimonio segreto” (1792; O matrimônio secreto), é base da reputação que manteve durante o século XX.
Public Event Concertos Promenade - O regresso do Super Barbeiro: As Bodas de Fígaro
Depois de “O Super-Barbeiro”, os Concertos Promenade do Coliseu do Porto apresentam a segunda parte desta divertida saga da obra de Beaumarchais sobre o triângulo amoroso Conde Almaviva, Suzanna e Fígaro, desta vez numa obra-prima de Wolfgang Amadeus Mozart.
Public Event Concertos Promenade - O Veado Florido de Sérgio Azevedo
Sérgio Azevedo é um compositor português de música clássica e contemporânea, considerado um dos mais importantes da sua geração em Portugal. Para além de uma vasta quantidade de obras de concerto em todos os géneros, do concerto à ópera, passando por obras de câmara e para solistas, Sérgio Azevedo trabalha frequentemente com escolas e estudantes de música, compondo uma grande quantidade de peças didácticas. O Veado Florido é um conto musical para crianças sobre conto de António Torrado, para narrador e orquestra.
Public Event Concertos Promenade - O Vôo do Moscardo de Rimsky-Korsakov
Esta peça orquestral encerra o 3.º acto da ópera A Lenda do Czar Saltan. Ouve-se após o filho do Czar conseguir transformar-se num insecto e assim poder sobrevoar o mar e reencontrar seu pai. É uma peça que coloca à prova o virtuosismo dos intérpretes e, também por isso, de grande efeito teatral. Por vezes, a música ilustra melhor uma acção cénica do que quaisquer palavras.
Public Event Concertos Promenade - Os Planetas (excertos) de Holst
Os Planetas, de Gustav Holst, procura juntar, numa sinfonia, os significados de sete planetas do nosso sistema solar. As obras de Holst são marcadas pela presença de canções folclóricas inglesas e de influência da literatura hindu. A junção dessas duas características deixa as composições de Holst com um ar místico e sobrenatural.
Public Event Concertos Promenade - Pedro e o Lobo de Prokofiev
Pedro e o Lobo é uma história infantil contada através da música. Composta por Prokofiev em 1936, mostra as sonoridades dos diversos instrumentos através das diferentes personagens da história: o Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, o pato, o gato e os caçadores.
Public Event Concertos Promenade - Prelúdio à sesta de um Fauno de Debussy
Este prelúdio conta a história de um fauno que toca a sua flauta nos bosques, persegue em vão as ninfas e náiades e, cansado, cai num sono profundo onde os seus sonhos são inundados por visões inalcançáveis.
Public Event Concertos Promenade - Quadros de uma Exposição de Mussorgsky
Mussorgsky terminou a suíte para piano “Quadros de uma exposição” em 1874, tendo sido orquestrada pelo compositor francês Maurice Ravel em 1922. Para compor a obra, Mussorgsky inspirou-se numa exposição do seu amigo pessoal, o arquitecto e pintor Viktor Hartmann, da qual escolheu dez quadros entre as obras expostas e compôs uma música para cada uma deles.
Public Event Concertos Promenade
"Drumming - Grupo de Percussão" emergiu no Porto em 1999. O Grupo tem vindo a sintetizar a evolução da percussão erudita em Portugal e na própria cultura ocidental. Ganhou rapidamente a simpatia do público e das críticas, constituindo na actualidade uma referência na vida musical de Portugal, obtendo no seu currículo dezenas de actuações em todas as principais salas do país.
Public Event Concertos Promenade - Semper Fidelis de J. Philip de Sousa
"Semper Fidelis", que foi escrita em 1888 por John Philip Sousa e é considerada como a marcha oficial da Marinha dos Estados Unidos. Esta obra foi uma das duas composições encomendadas pelo Presidente Chester Arthur para uma nova peça a ser associada à presidência dos Estados Unidos.
Public Event Concertos Promenade - Semper Fidelis de J. Philip de Sousa
"Semper Fidelis", que foi escrita em 1888 por John Philip Sousa e é considerada como a marcha oficial da Marinha dos Estados Unidos. Esta obra foi uma das duas composições encomendadas pelo Presidente Chester Arthur para uma nova peça a ser associada à presidência dos Estados Unidos.
Public Event Concertos Promenade
Sheherazade é uma suíte sinfónica do compositor Nikolai Rimsky-Korsakov, interpretada uma única vez pelo compositor em 1890, no Teatro Moeda em Bruxelas. Korsakov não gostou do enorme sucesso da obra e proibiu que a mesma fosse interpretada ou utilizada como bailado. Ainda assim, os seus esforços não foram suficientes para conter o enorme sucesso da obra que, para além da enorme quantidade de interpretações, se tornou num dos bailados russo mais famosos.
Agenda
Setembro
Do
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30
« Setembro 2022 »
Newsletter