Multiusos de Gondomar
Acções do Documento

Multiusos de Gondomar

Av. Multiusos
4420-230
224664620
224660538
geral@cm-gondomar.pt
Gondomar

O Multiusos de Gondomar é um equipamento que se adequa às exigências de alta competição desportiva de salão e com condições propícias à realização de grandes manifestações sócio-culturais e artísticas, bem como de feiras promocionais

Projecto: Professor Arquitecto Siza Vieira

O Multiusos de Gondomar situa-se no centro de Gondomar e está servido de boas e fáceis vias de acesso, em especial a Via Rápida (IC.29). No futuro, que desejamos próximo, será servido pelo Metro do Porto.

É, por enquanto, o maior equipamento do género na Grande Área Metropolitana do Porto. Está preparado para grandes eventos nacionais e mesmo internacionais, diurnos e nocturnos, não apenas na área do Desporto mas, também, para grandes Concertos e Espectáculos Culturais e para Actividades de Carácter Económico e Social.

O Multiusos de Gondomar insere-se numa área de 53.000m2, dos quais 9.483 m2 de área coberta e 43.517 m2 de área descoberta, tendo uma área total de construção de 12.483 m2. O edifício é totalmente climatizado, isolado térmica e acusticamente, respeitando todas as normas de segurança. Tem dez entradas, sete das quais para público, uma para VIPs e duas para atletas, dirigentes e imprensa. Dispõe de vários pisos acessíveis por escadas e elevadores.

Uma grande pala em betão, com 520 m2, proporciona uma área coberta para o público.

O Multiusos é constituído, basicamente, por três sectores: o Pavilhão Elíptico; o Corpo de Serviços de Apoio, que inclui um Pavilhão de Apoio e Áreas Técnicas e de Armazenamento.

O Pavilhão Elíptico, com 6.500 m2, tem capacidade para 4.216 espectadores sentados. A área central permite desenvolver todas as modalidades desportivas de salão, nomeadamente: Andebol, Basquetebol, Futsal, Hóquei em Patins, Voleibol, para além de Ginástica.

O edifício foi concebido com 4 bancadas rectas. Uma destas bancadas é desmontável, a fim de permitir a montagem de palcos para a realização de concertos e espectáculos. Neste tipo de eventos a capacidade aumenta para cerca de 6.500 pessoas sentadas.

Permite, igualmente, a realização de feiras, congressos, exposições e encontros.

O espaço sob as bancadas fixas é parcialmente utilizável, permitindo a realização de actividades, designadamente feiras, mostras e exposições, que poderão decorrer em simultâneo com a utilização do Pavilhão principal.

O Corpo de Serviços de Apoio desenvolve-se em dois pisos a partir do eixo maior da Elipse. No primeiro piso situam-se seis balneários para atletas, salas de massagens, balneários para treinadores e árbitros, sanitários, sala de musculação, departamento médico, sala de controlo anti-doping e depósitos para vestuário e equipamento. Possui, ainda, um segundo Pavilhão Desportivo de Apoio (aquecimento e treino) com uma pequena bancada.

No segundo piso situa-se um conjunto de espaços: sala vip, salas polivalentes para conferências, salas de imprensa, salas de reuniões, zonas de secretariado e de administração, e diversos sanitários. Tem, ainda, uma zona de lazer constituída por Bar e Restaurante.

O Multiusos tem dois Parques de Estacionamento com capacidade para cerca de 1.000 viaturas.

Resumindo, o Multiusos de Gondomar é um equipamento que se adequa às exigências de alta competição desportiva de salão e com condições propícias à realização de grandes manifestações sócio-culturais e artísticas, bem como de feiras promocionais.

 
Localização no Mapa
 
Agenda
Março
Do
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31
« Março 2019 »
Newsletter