Exhibitions
27 Nov 2020 - 29 Jan 2021
Espinho
Life in Espinho during the “Estado Novo” period
Life in Espinho during the “Estado Novo” period
Espinho Municipal Museum - Espinho
Mon-Fri 10:00-17:00 | Sat 10:00-13:30 / 14:30-18:00
Exhibitions
27 Nov 2020 - 29 Jan 2021
Espinho
Life in Espinho during the “Estado Novo” period
Esta exposição já esteve patente ao público em 2008 no Centro Multimeios de Espinho e reflete a dinâmica do trabalho do Museu Municipal de Espinho sobre fotografia antiga do concelho de Espinho. A pertinência de a exibir novamente prende-se com o facto de, na linha de ação do Museu Municipal de Espinho para 2020, ter havido um enfoque na interligação entre as narrativas das diversas exposições, que nos levaram numa viagem por momentos marcantes do trabalho artístico em Portugal.
More info
"Quando fomos confrontados com a oferta do fotógrafo, Luiz do Sacramento Martins, para adquirimos um espólio de fotografias, relativo às décadas de 1930 a 1950, vimo-nos perante uma oportunidade única de dispor de instantâneos que ilustram, com saboroso detalhe, o Verão em Espinho durante o Estado Novo. Ligado a uma família de fotógrafos, lembra-se, desde miúdo, de vir por cá , até à Foto Alegre - Rósiter, Ampliações, Trabalhos Amadores, Artigos Fotográficos, Reportagens e Esmaltes", localizada na Rua 2, n.º 1279, chamando-se o proprietário Américo Augusto Ferreira da Silva. A designação da firma ocupava, igualmente, o letreiro, em caracteres horizontais, estava sujeita ao pagamento de taxa, baseando-se no parecer do técnico da Câmara Municipal de Espinho, Eng. António Alla. Em adulto, Luiz Martins centrou a actividade no Porto, especializado em trabalhos para periódicos nortenhos, reportagens particulares e instantâneos, tendo Espinho como um dos cenários. Aí, estão os templos do lazer (Palácio Hotel, Piscina Solário Atlântico, Grande Casino), os espaços de lazer, onde se cruzam o "glamour" da Miss Espinho, o penetrante odor que solta dos cafés, o fascínio das gincanas ou o vigor dos novos ases do desporto. São imagens que ajudam a perceber como se passava o espaço de lazer, num Espinho marcado pelo Estado Novo. Existem outras facetas menos agradáveis, que este espólio não comportaria. Mas este acervo, representado por esta pequena amostra, ajuda a alargar o nosso entendimento da História!" Carlos Morais Gaio “The photographer Luiz do Sacramento Martins’s offer to sell a collection of photographs covering the decades of 1930 to 1950 stood for us as a unique opportunity to keep snapshots illustrating summer, in Espinho, during the ‘Estado Novo’ period, in delightful detail. […] Luiz Martins centered his activity in Porto and specialized in works for the North newspapers, as well as in private stories and snapshots, using Espinho as one of his settings. This is where one will find the leisure temples (Palácio Hotel, Atlântico Solarium Swimming Pool, Grand Casino), blending Miss Espinho’s glamour, the cafes’ strong scent, the fascination of scavenger hunts and the energy of the new sports aces. Such pictures help us understand what leisure times were like in Espinho, in the Estado Novo period. There are other less pleasant aspects of those times that this collection would not include, but this small selection will certainly widen our History awareness.” Carlos Morais Gaio “La oferta del fotógrafo Luiz do Sacramento Martins para vender una colección de fotografías relativas a las décadas de 1930 a 1950 fue para nosotros una oportunidad única para disponer de instantáneas que ilustran el verano en Espinho durante el ‘Estado Novo’ con un detalle precioso.[…] Luiz Martins ha centrado su actividad en Porto, especializado en trabajos para los periódicos del Norte, en reportajes particulares e instantáneas, teniendo a Espinho como uno de sus escenarios. Allí se encuentran los templos del ocio (Palácio Hotel, Piscina Solárium Atlântico, Gran Casino), donde se mezclan el ‘glamour’ de Miss Espinho, el penetrante olor de los cafés, la fascinación de las yincanas o el vigor de los nuevos ases del deporte. Son imágenes que nos ayudan a comprender lo que era el espacio de ocio en Espinho en el tiempo del ‘Estado Novo’. Hay otras facetas menos agradables, que esta colección no comportaría, pero esta selección nos permite ampliar nuestro conocimiento de la Historia.” Carlos Morais Gaio