Prometeu
Music
18 Mar 2022
Porto
Prometeu
Prometeu
Música e Mito
Porto
21:00
Music
18 Mar 2022
Porto
Prometeu
Escrito numa fase crucial da carreira de Beethoven, As Criaturas de Prometeu é uma obra baseada no mito grego de Prometeu — o rebelde que roubou o fogo a Zeus para o entregar à humanidade e a libertar da ignorância, abrindo-lhe as portas da ciência e da arte. A narrativa era cara ao compositor, conhecido apoiante dos ideais iluministas, que fez dela o seu único bailado. A mesma lenda serviu a Liszt para um dos seus poemas sinfónicos, explorando magistralmente as emoções associadas à coragem do protagonista e à crueza do seu destino.
More info
Já o Anel de Wagner, baseado na mitologia do norte da Europa, retrata outro tipo de sede: a do poder desmesurado, gerando toda a magnífica saga que termina com a ópera O Crepúsculo dos Deuses. O exemplo de Liszt inspirou o francês Saint-Saëns, que se dedicou também aos poemas sinfónicos. Estabelecendo uma ligação com a primeira obra deste programa, a Dança Macabra tem origem no poema “Égalité, fraternité…” de Henri Cazalis, recuperando a lenda medieval da Dança da Morte, em que todos são iguais e igualmente conduzidos, dançando, para a sepultura. “Com um domínio excepcional de tempos e dinâmicas, Sanderling evita o uso de peso excessivo e texturas densas e abrasivas, salvo quando estritamente necessário.” LUDWIG VAN BEETHOVEN Abertura de As Criaturas de Prometeu CAMILLE SAINT-SAËNS Dança Macabra, op. 40 FRANZ LISZT Prometeu — RICHARD WAGNER Suite de O Crepúsculo dos Deuses Written at a crucial stage in Beethoven's career, The Creatures of Prometheus is based on the Greek myth of Prometheus - the rebel who stole fire from Zeus to deliver it to humanity and free it from ignorance, opening the doors to science and art. The narrative was dear to the composer, a known supporter of the ideals of the Enlightenment, who made it his only ballet. The same legend inspired Liszt for one of his symphonic poems, which masterfully explores the emotions associated with the protagonist's courage and the rawness of his fate. Wagner's Ring, based on the mythology of northern Europe, portrays another type of thirst: that of immeasurable power, generating the entire magnificent saga that ends with the opera The Twilight of the Gods. Liszt's example inspired the French Saint-Saëns, who also devoted his ingenuity to symphonic poems. Establishing a link with the first work of this program, Danse Macabre has its origins in the poem “Égalité, fraternité…” by Henri Cazalis, revisiting the medieval legend of the Dance of Death, in which everyone is equal and equally led – while dancing – to the grave. Source and +Info: http://www.casadamusica.com Escrita en una etapa crucial de la carrera de Beethoven, Las criaturas de Prometeo es una obra basada en el mito griego de Prometeo, el rebelde que robó el fuego a Zeus para entregarlo a la humanidad y liberarla de la ignorancia, abriendo las puertas de la ciencia y del arte. La narración era muy apreciada por el compositor, conocido partidario de los ideales de la Ilustración, que la convirtió en su único ballet. La misma leyenda sirvió a Liszt para uno de sus poemas sinfónicos, explorando magistralmente las emociones asociadas al valor del protagonista y la crudeza de su destino. El Anillo de Wagner, en cambio, basado en la mitología del norte de Europa, retrata otro tipo de sed: la del poder desenfrenado, generando toda la magnífica saga que termina con la ópera El Crepúsculo de los Dioses. El ejemplo de Liszt inspiró al francés Saint-Saëns, que también se dedicó a los poemas sinfónicos. Estableciendo una conexión con la primera obra de este programa, la Danza Macabra tiene su origen en el poema "Égalité, fraternité..." de Henri Cazalis, recuperando la leyenda medieval de la Danza de la Muerte, en la que todos son iguales e igualmente conducidos, bailando, a la tumba. +Info: http://www.casadamusica.com


