Saltar para o conteúdo

A Área Metropolitana do Porto e os seus habitantes (aproximadamente, um milhão e oitocentos mil) têm todo o interesse num documento comum que revele a diversidade e a ambição da sua programação cultural, que dinamize e capte novos públicos ao mesmo tempo que afirma o seu poder territorial.


Pretendemos, continuamente, mostrar as potencialidades envolventes, as iniciativas culturais e outras, incitando à criação e participação, demonstrando que na polivalência e na diferença pode nascer a união dos 17 concelhos da AMP (Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia) nas vertentes da identidade patrimonial, turística, gastronómica e antropológica, aproximando-as dos cidadãos.


A filosofia que nos levou a criar a agenda é um exemplo pragmático, na busca de soluções de âmbito metropolitano, no quadro de uma estratégia de desenvolvimento territorial, bem como um instrumento que surge como resposta de cooperação e que continuamos a seguir como meta, tendo em conta rápidas mutações desta grande área metropolitana e o seu contínuo crescimento populacional, assim como as novas exigências dos diferentes públicos-alvo.


No fundo, a “iPorto” é uma agenda utilitária que é, simultaneamente, um objeto de aproximação entre pessoas que vivem tão perto/tão longe, seduzindo-as à mobilidade e à viagem numa zona territorial tão próxima, mas, muitas vezes, esquecida, apesar da proximidade e vizinhança de cada município da AMP. Vamos continuar a trabalhar no sentido de um projeto plural e reflexo de todos. Participe neste projeto, partilhando-o e tornando-o real e ativo!

CONSELHO METROPOLITANO DO PORTO

Presidente

Eduardo Vítor de Almeida Rodrigues (Vila Nova de Gaia)

Vice-Presidentes

Jorge Manuel Rodrigues Vultos Sequeira (S. João da Madeira)

Sérgio Humberto Pereira da Silva (Trofa)

COMISSÃO EXECUTIVA METROPOLITANA

Primeira-Secretária

Ariana Maria Cachina Pinho

Secretários Metropolitanos

Ana Margarida de Castro e Sousa Amorim

António Miguel Dias Alves de Oliveira

Suzana Maria Peres Menezes

Tiago Gregório de Sá Carneiro